TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A liderança, o Poder e o Intraempreendedorismo

Por:   •  28/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Recursos Humanos

Jenifer Cristina dos Santos RA: 8830403333 –3º Período

 

EMPREENDEDORISMO

Intraempreendedorismo

Belo Horizonte / MG

01/2016

A LIDERANÇA, O PODER E O INTRAEMPREENDEDORISMO

Sabemos hoje que para uma melhor oportunidade de sucesso dentro de uma organização, é necessário o equilíbrio emocional e racional dentro das esquipes que atuam dentro dela. Esse equilíbrio traz um forte relacionamento influenciável entra os lideres e os intraempreendedores, forma essa de liderança que é necessário saber até onde vão os limites da liberdade criativa e lidar com a diversidade de gêneros e culturais existentes dentro das equipes de trabalho. É através do poder do líder de capacitar e influenciar, que traz a empresa inovações e também diversos reflexos dependendo do estilo que ele segue.

Sabemos que existem os modelos de liderança autocrático e democrático, um visando tarefas e outro, relacionamento. Existe também aquele que abre mão de uma única liderança e assim ela fica inoperante.

A ideia de um modelo de liderança que traga as tarefas e o relacionamento juntos é o de Hersey e Blanchard que acreditam que a liderança, o poder e a motivação estão constantemente interligados e por esse motivo não se deve abrir mão da cobrança devida, mas também oferecer-lhes certo apoio emocional no que necessitam.

Cada líder escolhe o tipo de liderança a se seguir, entre os modelos de Coercitivo, Controlador, Orientador ou Integrador, mas independente da escolha, uma vez que nos comportamos de forma que desmotivem ou que seja agressivo ao funcionário torna seu modelo não saudável para e empresa, por outro lado é claro que não há um modelo mundial de liderança, sendo assim tão necessário saber balancear todos eles.

O poder influencia indivíduos, independente do seu nível hierárquico, e através da administração desse poder é que podemos trazer bons resultados a empresa, a busca pelo espirito empreendedor cresce cada vez mais, e o que se destaca nessas pessoas não é o seu poder, mas sim suas melhores características e os intraempreendedores, além de possui-las ainda acredita que o melhor é ter os membros de seu grupo opinando, questionando e assim melhorando.

Esses intraempreendedores, não só sabem liderar, mas também sabem ser liderados, não possui como objetivo obter o poder sobre seus colegas, eles atraem a liderança a si de forma natural e saudável. Ele também costuma a se engajar sozinho em sua ideia inicial, convocando e compartilhando só mais a frente de seus projetos, assim o ideal é que sua equipe seja formada por outros intraempreendedores, para que possam discutir melhor e chegar a soluções cabíveis.

Conhecer o estilo de liderança escolhido pelo seu líder, é fundamental para entender o que se passar dentro da empresa, o nível de relações estabelecidas traz a organização valores e ideologias que podem ajudar no crescimento dela, e trazer ao seu líder a forma de lidar com cada uma delas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (108 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com