TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Intraempreendedorismo

Por:   •  29/8/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.031 Palavras (5 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 5

Intraempreendedorismo

O mercado, cada vez mais acirrado, necessita de reestruturação dos processos internos das organizações. Tal influência é decorrente de variáveis do seu macroambiente. Com isso, as empresas procuram estimular a competitividade de seus próprios funcionários, para que acompanhem o ritmo acelerado do mercado, desenvolvendo suas habilidades pessoais e organizacionais e, ao mesmo tempo, otimizem resultados internos das organizações através do intraempreendedorismo.

Desenvolver um clima de trabalho que aumente a satisfação dos funcionários é uma das condições necessárias para se atingir desempenho superior, no entanto, dadas as condições adequadas, é necessário também que os funcionários conheçam o negócio e identifiquem oportunidades, conduzam projetos inovadores, implementem melhorias, assumam desafios e concentrem suas competências no atendimento de metas voltadas ao cumprimento da estratégia, melhoria da eficácia e busca de valor percebido por clientes e acionistas.

O intraempreendedorismo, segundo Dornelas (DORNELAS, 2008, apud Festa, 2015, p. 44), resume-se no empreendedorismo aplicado dentro da organização, com gerentes agindo como se fossem donos do negócio, rearranjo da cadeia de valores, realocação dos atuais recursos e de novas competências.

JUSTIFICATIVA        

O motivo pelo qual o intraempreendedorismo é tão importante é o fato de ser desafiador, gratificante pessoalmente e profissionalmente e ser urgentemente requisitado pelas corporações, grandes ou pequenas, mundo afora, para que possam ter sucesso nos tempos de hoje.

Para enfrentar o novo mercado, as empresas precisam ser ágeis, flexíveis, competitivas e globalizadas, as organizações necessitam cada vez mais de colaboradores responsáveis e comprometidos que agreguem valor não apenas econômicos, mas também socialmente.

Este comportamento empreendedor garante o sucesso do profissional e consequentemente da empresa em que estão atuando. Funcionário intraempreendedor usa de sua imaginação e capacidade para ajudar a empresa a chegarem a seu objetivo.

O conceito de intraempreendedorismo, tem se mostrado muito importante para as empresas que objetivam ser lideres de mercado, devendo ser cada vez mais estudado e praticado.

OBJETIVOS GERAIS 

O presente estudo tem como objetivo verificar como a existência do empreendedorismo corporativo contribui para os resultados finais apresentados pela empresa.

 ESPECIFICOS

  • Analisar a importância do intraempreendedorismo;
  • Pesquisar resultados de empresas que usam o intraempreendedorismo;
  • Comparar resultados de empresas que utilizam o intraempreendedorismo e empresas que não a utilizam;
  • Estudar maneiras de incentivar ao intraempreendedorismo, através da gestão empreendedora e da gestão de pessoas.

HIPOTESES

Neste estudo pretende-se saber se as empresas que usam do intraempreendedorismo e estimulam seus funcionários possuem resultados financeiros melhores do que empresas do mesmo porte e que atuam no mesmo setor. E para responder essa questão existem duas hipóteses possíveis:

  • Comprovar que empresas intraempreendedoras tem melhor resultado financeiro das empresas que não são intraempreendedoras.
  • Pode-se concluir também que o empreendedorismo corporativo não tem relação com os resultados da empresa, e não fazem diferença na organização.

METODOLOGIA

Para a realização deste estudo será necessário o uso de pesquisa bibliográfica que dará todo o embasamento teórico necessário para continuação da pesquisa.  Pesquisa bibliográfica, é elaborada a partir  de material já publicado, constituído principalmente de livros e artigos, material que atualmente é disponibilizado na internet (KAUARK, 2010).

O estudo será realizado também as partir de pesquisa de campo que segundo FONSECA (2002) apud Engel (2009), onde é realizada a coleta de dados, junto a pessoas com recursos de diferentes tipos de pesquisa.

E será utilizado também o estudo de caso, onde é realizado um estudo profundo e com poucos objetivos de maneira que se permita seu amplo e detalhado conhecimento (KAUARK, 2010).

CRONOGRAMA

Atividades

JAN

FEV

MAR

ABR

MAI

JUN

JUL

AGO

SET

OUT

NOV

Leitura

Pesq. Bibliográfica

Coleta de dados

Apresentação  dados

Conclusão

Entrega do TCC

REFERENCIAL TEÓRICO

Clima Organizacional

Empreendedorismo

O termo “empreendedor” é derivado do francês entrepreneur este termo ficou conhecido após a palestra em 1725 de Richard Cantillon, economista irlandês que definiu entrepreneur como um indivíduo que assume riscos.        

 Segundo Chiavenato (2012) empreendedor é a pessoa que inicia e/ou revitaliza um negócio já existente, assumindo riscos e responsabilidades e inovando continuamente. Ainda segundo o autor empreendedor introduzem inovações e incentivam o crescimento econômico da região. Schumpeter (1950) apud Chiavenato (2012) afirma que o empreendedor é uma pessoa que deseja e é capaz uma nova ideia ou invenção em uma inovação, ainda segundo o autor empreendedorismo força a destruição criativa nos mercados e indústrias, criando, simultaneamente, novos produtos e modelos de negócios. A destruição criativa pode ser sintetizada na prática de criar novas organizações em resposta a oportunidades identificadas e revitalizar organizações maduras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (102.5 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com