TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a atual rivalidade na Industria de transporte aéreo

Por:   •  28/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Para compreender como as empresas conseguem se estabelecer numa indústria é necessário fazer uma análise da intensidade da rivalidade entre as concorrentes do seguimento abordado. Atualmente a dinamicidade da rivalidade entre organizações aumentou muito, devido ao desenvolvimento tecnológico, à facilidade de acesso a informação e ao rompimento de fronteiras geográficas, tudo desencadeado pela globalização.  

A indústria de transporte aéreo não fica fora desse contexto, diariamente as companhias de transporte aéreo lançam novos produtos, processos e serviços com o objetivo de manter mercado ou conquistar mercado, desencadeando um ambiente de hipercompetição. Partido desse princípio as organizações que conseguem perceber as constantes mudanças ambientais e respondê-las de forma mais eficiente que seus concorrentes terão sempre uma vantagem competitiva (D’Aveni,1995).

Com isso, as empresas que pertencem à indústria aeronáutica precisam adotar um posicionamento estratégico para minimizar a vantagem competitiva dos concorrentes. No entanto, no estado que se encontra a intensidade da rivalidade entre as organizações de transporte aéreo são poucas as que conseguem conquistar efetivas vantagens competitivas, resultando num mercado dominado por poucas empresas, tendo em vista que estas conseguem agir de acordo com a atual dinamicidade do mercado.

Objetivando uma melhor elucidação do estado atual da intensidade da rivalidade competitiva entre a indústria de transporte aéreo, será atualizado o diagnóstico feito no texto: “Guerras Aéreas: Rivalidade Competitiva entre Empresas Aéreas”.

Para isso é feito um levantamento sobre as estratégias competitivas genéricas das empresas em questão e o seu posicionamento perante as ações de seus concorrentes. Sempre com intuito de gerar uma relação de causa e efeito para explicar o movimento atual da indústria. Também, como forma de deixar mais didático o trabalho, são abordados alguns conceitos de autores da área de estratégia, buscando fundamentar a teoria na prática.

 Assim, o objetivo central desse trabalho é agregar valor para o leitor, atualizando dados sobre a recente intensidade da rivalidade entre as companhias aéreas abordadas no texto fornecido para análise.

Bibliografia:

D’AVENI, Richard A. Hipercompetição: Estratégias para dominar a dinâmica do mercado. Rio de Janeiro: Campus, 1995.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (62.9 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com