TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução da APS

Por:   •  30/5/2016  •  Seminário  •  3.162 Palavras (13 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 13

1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A fundamentação teórica é a base para qualquer estudo científico, pois utiliza-se da obra de alguns autores para dar suporte a determinado assunto, no caso deste trabalho, a disciplina-âncora ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS.

Segundo Maximiano (1992), uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Ou seja, pode-se definir organização como um conjunto de duas ou mais pessoas que realizam tarefas, em grupo ou individualmente, de forma coordenada e controlada, atuando num determinado contexto ou ambiente, visando atingir um objetivo pré-determinado utilizando os recursos disponíveis, liderados ou não por alguém com as funções Administrativas. Seja pública ou privada, a organização é a forma que melhor atenda às necessidades e objetivos previamente elaborados. A partir disso, a organização (enquanto instituição) é flexível de acordo com os ambientes e situações específicas. Para que isso aconteça, as estruturas são desenhadas de modo a atender suas especificidades.

A Estrutura Organizacional refere-se, ao modo como as atividades de uma organização são ordenadas para alcançar seus objetivos. Para isso é necessário saber o Processo de Organização. Organização consiste no produto da decisão da divisão, coordenação e integração do trabalho nas organizações, visando aproveitar os recursos disponíveis (eficiência) - fazer mais com menos - e obtendo resultados esperados (eficácia). “Maximizar os resultados (OUTPUT) Utilizando Recursos Limitados (INPUT)”

“Organização da empresa é a ordenação e o agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance de objetivos e resultados estabelecidos” Djalma, 2002, p.84.

Ter um administrador é essencial para que a empresa consiga se organizar de modo a fazer com que cada colaborador desempenhe corretamente seu papel na organização e todos consigam conquistar os resultados esperados. O executivo tem a função de organizar toda a empresa para seu perfeito funcionamento. Entre suas funções básicas:

Planejamento – objetivos esperados;

Direção da empresa – orientação, coordenação, motivação e liderança das atividades;

Controle da empresa – acompanhamento, controle e avaliação dos resultados.

Organização – ordem nas coisas.

Dentro dos atuais contextos organizacionais da administração, os níveis hierárquicos se configuram como uma importante forma de definir o objetivo administrativo, sendo responsáveis pelas estratégias administrativas da empresa. Para atingir os objetivos organizacionais de forma estratégica, cada membro da empresa vai atuar em um nível hierárquico, os quais são divididos em nível estratégico, nível tático e nível operacional. Os três níveis são igualmente importantes e contam com seus objetivos e agentes envolvidos para que a organização alcance seus resultados e representam os níveis de influencia da estrutura organizacional.

Nível estratégico

É o nível de habilidade conceitual da empresa e possui visão holística, ou seja, a visão global de uma empresa. Neste nível são tomadas decisões estratégicas onde são criados fundamentos da empresa como missão, valores, visão, dentre outras. É a administração de topo da empresa. É neste nível também que são traçados os objetivos estratégicos da organização a curto, médio e longo prazo.

Os ocupantes deste nível de planejamento são os sócios, diretores, CEO’s e proprietários. Eles tomam as decisões estratégicas e sua principal função é empreender para que a organização obtenha resultados.

Cabe também ao nível estratégico prover os recursos para que os níveis tático e operacional cumpram suas atribuições com eficiência e eficácia, além de criar condições para que as pessoas envolvidas desenvolvam corretamente suas funções.

Nível Tático

É o nível de habilidade conceitual da empresa. A palavra mais importante deste nível de decisão é administrar. No nível tático os envolvidos têm o objetivo do desdobramento da estratégia, ou seja, criar metas e condições para que a mesma seja realizada. É o nível intermediário dos outros dois (estratégico e operacional) sendo o nível de gerência intermediária.

São os ocupantes deste nível os gerentes, coordenadores, supervisores, líderes de projetos, dentre outros. Eles têm o objetivo de cuidar para que as pessoas, os processos e os recursos estejam em ação e alinhados às decisões estratégicas.

Nível Operacional

É o nível de habilidade técnica da empresa. No nível operacional estão as pessoas que executam as ações e metas traçadas pelo nível tático para atingir os objetivos das decisões estratégicas. São os que estão em contato com a “ponta”.

Os ocupantes deste nível são os técnicos e operadores. São os que “colocam a mão na massa” para que a estratégia traçada e os objetivos sejam alcançados de forma eficiente e eficaz.

“A estrutura organizacional é o produto das decisões de divisão e coordenação do trabalho, e define não apenas as atribuições específicas, mas também o modo como devem estar interligados os diversos grupos especializados, chamados departamentos” (MAXIMIANO, 1986).

​A estrutura organizacional funciona como a espinha dorsal da organização, o esqueleto que sustenta e articula todas as suas partes integrantes. Refere-se à configuração dos órgãos e equipes da organização. Constitui uma ferramenta que o administrador pode utilizar com a finalidade de harmonizar os recursos para que as coisas sejam feitas através das estratégias estabelecidas.

Uma Estrutura Organizacional adequada proporciona a organização: a identificação das tarefas necessárias; a organização das funções e responsabilidades; informações, recursos e feedback aos empregados; medidas de desempenho compatíveis com os objetivos; condições motivadoras.

Toda empresa possui dois tipos básicos e fundamentais de estrutura: a Formal e Informal.

A estrutura formal é a estrutura que toda empresas possui, é a estrutura deliberadamente planejada, e formalmente representada em organogramas. Tem uma ênfase maior em posições em termos das autoridades e responsabilidades nas unidades organizacionais estabelecidas na empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (128.3 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com