TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à Ciências Politicas

Por:   •  28/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

A ESTRUTURA DO ESTADO MODERNO

 Acadêmica: Marta Xavier Alves

 Orientador: Luana da Mata

VILHENA-RO

2015

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA-UNIR

A Estrutura do Estado Moderno

Acadêmica: Marta Xavier Alves

Trabalho de Introdução as Ciências Politicas apresentado pela professora Luana da Mata.

VILHENA-RO

2015


A ESTRUTURA DO ESTADO MODERNO

O Estado moderno é representado pelo Estado democrático, que começa a surgir com a Revolução Francesa e consolida-se com a fixação dos direitos do homem e do cidadão. 

Na organização do Estado o homem concentra seu poder em um único cargo oficial. O monopólio da força física que goza esse cargo é absoluta.

Em mãos do Estado o poder adota diversas formas, e no uso de suas atribuições pode proibir, encarcerar e multar. O Estado apoia-se nas forças integradas da sociedade como o amor, fé religiosa, a tradição e a força do costume.

O Estado é uma autoridade central (presidente) com poder sobre uma população que vive dentro de um território determinado. O poder politico central transforma a unidade nacional, a representação, a defesa e o controle dessa unidade em uma ideologia. A invasão do território de um Estado constitui em dupla ameaça: de um lado diminui a área geográfica do Estado e de outro, diminui o âmbito da autoridade central. Quando esta em perigo a extensão geográfica do Estado, a ideologia da unidade do Estado, o povo e o território do Estado também o esta.

A institucionalização do Estado baseia-se em características básicas do homem, fazendo dele membro efetivo de uma comunidade, de tal maneira que venha defender não apenas as realidades que o Estado representa (território, riqueza ou população), mas também na própria potencia de todos, centralizada em um único aparato politico, o Estado.

O Estado constitui-se de um grupo de indivíduos unidos e organizados permanentemente para realizar um objetivo comum, o qual podemos chama-lo de sociedade e se denomina sociedade politica, porque, tendo sua organização determinada por normas de Direito positivo, é hierarquizada na forma de governantes e governados e tem uma finalidade própria, o bem publico.

Há no Estado três elementos essenciais:

Uma população, um território e um governo independente dos demais Estados. Esses elementos são essenciais e suficientes porque, em faltando um deles, não pode existir o Estado: onde ocorre os três, surge o Estado.

O território é a parte física, a porção do globo por ele ocupada, que serve de limite à sua jurisdição e lhe fornece recursos materiais. O território é o pais propriamente dito, e, portanto não se confunde com povo ou nação, e não é sinônimo de Estado, do qual constitui apenas um elemento.

A forma politica da sociedade, o Estado, mais do que qualquer outra, é essencialmente ordem e hierarquia, porque, englobando inúmeras sociedades, tem de conciliar-lhes a atividade e disciplinar os indivíduos que a compõem.

Bibliografia:

Teoria Geral Do Estado

Azambuja, Darcy

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (119.4 Kb)   docx (94 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com