TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à teoria geral da administração, princípios de gestão e administração da abordagem clássica

Tese: Introdução à teoria geral da administração, princípios de gestão e administração da abordagem clássica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  Tese  •  2.880 Palavras (12 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 12

CENTRO DE FORMAÇÃO A DISTÂNCIA

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

RA 341929 Vanderleia Pereira de Oliveira

RA 336893 Silvana Felipetto

RA 339146 Ana Cristina da C. Balbuena

RA 343184 Josivaldo Amarila de Souza

RA 343182 Silvia Danielly de A. Menacho

RA 348832 Muriel Mariotti Farias

ADMINISTRAÇÃO

Introdução a Teoria Geral da Administração, os Princípios da Administração e Abordagem Clássica da Administração.

SIDROLÂNDIA - MS

2011

RA 341929 Vanderleia Pereira de Oliveira

RA 336893 Silvana Felipetto

RA 339146 Ana Cristina da C. Balbuena

RA 343184 Josivaldo Amarila de Souza

RA 343182 Silvia Danielly de A. Menacho

RA 348832 Muriel Mariotti Farias

ADMINISTRAÇÃO

Introdução a Teoria Geral da Administração, os Princípios da Administração e Abordagem Clássica da Administração.

Trabalho Desafio de Administração apresentado

Para obtenção parcial de nota

no curso de administração de Sidrolândia-MS do centro de

Educação a distância da Universidade Anhanguera-Uniderp Interativa.

SIDROLÂNDIA - MS

2011

INTRODUÇÃO

Teoria Geral da Administração, os primórdios da Administração e Abordagem Clássica da Administração.

O aprofundamento da Revolução Industrial a partir da segunda metade do século XIX gerou inúmeras conseqüências para a sociedade, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento e aumento da complexidade das organizações empresariais. O aparecimento exponencial de novas tecnologias, invenções, inovações técnicas e sociais, e a tendência de concentração do capital, ocasionaram o surgimento de grandes fábricas responsáveis por empregar - em um só local – centenas e às vezes milhares de seres humanos que só tinham a força de trabalho a oferecer aos detentores dos meios de produção.

Dentro desse contexto de grandes mudanças econômicas, sociais e demográficas, muitos estudiosos e profissionais começaram a perceber o quão difícil se tornava a organização e o controle dessas grandes empresas, as quais precisavam lidar com diversas variáveis, ao mesmo tempo em que buscavam garantir o lucro necessário à manutenção do empreendimento e a remuneração do capital investido. Como esclarece Beynon, no início do século XX, grandes empresários, como Ford, Rockefeller dentre outros, estavam com bastantes problemas em seus conglomerados, principalmente no que tange à gestão dos empregados. Dessa forma, foram nas duas primeiras décadas do século passado que apareceram os acadêmicos e “peritos da indústria”, os quais se apresentaram oferecendo ajuda aos empresários americanos e europeus. Como havia a necessidade de produção em massa, devido à demanda sempre crescente e a exploração de novos mercados, a relação empregada x empregador parecia ser a mais complexa. Os principais problemas podem ser assim enumerados: altíssimas taxas de rotatividade da mão-de-obra, pressão por produtividade por meio de atitudes muitas vezes agressivas e injustas, baixa qualificação dos empregados, necessidade de adaptação às novas tecnologias, como a linha de montagem, modelos de remuneração capazes de gerar motivação e produtividade.

Então, neste momento, por volta do século XX, os primeiros trabalhos de cunho científico da administração, os expoentes dessa fase científica foram dois engenheiros: Frederick Winslow Taylor, responsável pelo desenvolvimento da Escola da Administração Científica, e Henri Fayol, criador da Teoria Clássica. Dessa forma, a chamada Abordagem Clássica da Administração é formada pelas duas abordagens construídas por esses dois engenheiros pesquisadores.

Os trabalhos de Taylor podem ser considerados como a primeira tentativa de fundar uma ciência da administração. O pesquisador era engenheiro, e teve a possibilidade de atuar em vários cargos dentro uma fábrica, desde operário até engenheiro-chefe. Após alguns anos como empregados, Taylor passou a trabalhar como consultor, aperfeiçoando suas pesquisas e idéias sobre gestão, para solucionar a questão do relacionamento empregado x empregador, Taylor propõe quatro princípios, o desenvolvimento de uma verdadeira ciência do trabalho, em que seria necessária uma investigação científica para se chegar a uma jornada de trabalho justa. Neste caso, o empregador saberia qual a quantidade de trabalho ideal a ser realizada pelo trabalhador, e este receberia uma alta taxa de pagamento, já que este busca a maximização de seus ganhos, A seleção científica e o desenvolvimento progressivo do trabalhador. Aqui caberia à administração da organização desenvolver os trabalhadores, buscando garantir que estes se tornem altamente produtivos, ou seja, de “primeira linha. A conexão da ciência do trabalho e trabalhadores cientificamente selecionados e treinados, a constante e íntima cooperação de gestores e trabalhadores. Esta cooperação eliminaria os conflitos, já que os gestores e operários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com