TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

João das Neves - Vida e Obra

Por:   •  24/5/2018  •  Bibliografia  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 2

João das Neves - Vida e obra

        Cenógrafo, figurinista, autor , Iluminador, autor, diretor de teatro, radialista e ator  acumula ainda muitas experiências. Desde início da década de 1960, vem deixando sua marca na cultura brasileira.

        Dirigiu o Teatro de Rua do Centro Popular de Cultura (CPC) da UNE até o golpe de 1964 e foi um dos fundadores do Grupo Opinião, marco da resistência contra a Ditadura. Fez um curso de Práticas em Ciências Teatrais, na Alemanha, estagiando no setor de peças radiofônicas da Westdeutscher Rundfunk. Dirigiu óperas contemporâneas como Continente Zero Hora, de Rufo Herrera e Corpo Santo, de Jorge Antunes. Roteirizou e dirigiu inúmeros shows com os nomes mais significativos da MPB. Escreveu e dirigiu O último carro, ganhador de mais de 20 prêmios, entre eles, o Golfinho de Ouro, três Molière, Bienal Internacional de São Paulo, etc. É autor ainda de Mural mulher; Café da manhã; O quintal, e A pandorga e a Lei.

        Em 1986 fundou, no Acre, o Grupo Poronga, para o qual escreveu e dirigiu Tributo a Chico Mendes e Cadernos de acontecimentos, frutos de suas experiências com seringueiros e ribeirinhos. Em 1991, concorre a uma das Bolsas Vitae, dedicando-se então às pesquisas junto à Nação Kaxinawá, das quais resultou Yuraiá, o rio do nosso corpo. Como diretor, ator, professor, tradutor, escritor, iluminador teatral e radialista acumula ainda muitas experiências.

        João das Neves, carioca, nascido em 1934 e casado com Titane, foi fundador do Grupo Opinião e diretor do CPC. Sua obra contribui profundamente para a história do teatro brasileiro. Sua trajetória é singular, tanto pela duração, quanto pela qualidade de suas obras.  Ainda ativo, ele voltou aos palcos com a peça "Lazarillo de tormes", João das Neves produziu para um amigo uma versão da história para o teatro, incorporando inclusive a história de como ela foi achada. Como o projeto não foi para a frente, decidiu ele mesmo encenar a obra, assumindo inclusive o papel-título. A volta aos palcos, depois de quase duas décadas trabalhando somente como diretor, deu-se, portanto, por seu encanto com o texto e o trabalho. Como ele afirma: "'Estar no palco é uma experiência fascinante. Tem a adrenalina dos esportes radicais, como escalar uma montanha, mesmo sabendo do risco de cair''.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (42 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com