TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA

Por:   •  19/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução.

O presente trabalho aborda o tema Fato Gerador do Tributo e tem por objetivo trazer ao leitor uma melhor compreensão a cerca do tema abordado. Está dividido em cinco partes. Na primeira delas, que é fato gerador, procuramos apresentar uma definição clara e objetiva sobre o tema. Em seguida, exemplificamos o que é fato gerador e apresentamos os elementos básicos que o constituem e, por fim, abordamos os temas elisão e evasão fiscal. O presente trabalho é de cunho bibliográfico.

Fato Gerador.

Fato, que ocorrendo no mundo real, é capaz de gerar obrigação tributária. É o fato gerador que gera a obrigação tributária e, para que tal obrigação tributária possa ser imposta ao contribuinte, é obrigatório que o fato ocorrido se enquadre nos termos da lei e que o mesmo esteja previsto como hipótese de incidência tributária.

De acordo com o CTN (Código Tributário Nacional), o fato gerador decorre da obrigação principal e acessória. 

CTN - Art. 114. “Fato gerador da obrigação principal é a situação definida em lei como necessária e suficiente à sua ocorrência.” CTN - Art. 115. “Fato gerador da obrigação acessória é qualquer situação que, na forma da legislação aplicável, impõe a prática ou a abstenção de ato que não configure obrigação principal.”

Exemplificando o Fato Gerador.

Os direitos têm seus fatos geradores, que são os fatos jurídicos. Como exemplo disso, podemos falar do direito que um empregado tem de receber o seu salário, que é proveniente do cumprimento do contrato de trabalho. A partir do momento que o empregado presta seus serviços ao empregador, em acordo com o estabelecido nos termos do contrato de trabalho, a prestação de serviços do empregado é o fato gerador do direito ao seu salário.

O contrato de compra  e venda, por exemplo, também configura um fato gerador. Nasce para o comprador o dereito de receber o que foi comprado e para o vendedor o direito de receber monetariamente pelo que foi vendido. A compra e a venda são os fatos geradores desses direitos.

Outro exemplo de quando ocorre fato gerador é quando acontece circulação de mercadoria e mudança de titularidade, pois permite a incidência de ICMS ( Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços).

Elementos Básicos do Fato Gerador.

O fato garador possui três elementos básicos:

  1. O primeiro deles é a legalidade, que é a exigibilidade do cumprimento do princípio constutucional da legalidade;
  2. A economicidade, que se relaciona ao aspecto econômico do fato tributável e à capacidade de pagar o tributo por parte do contribuinte;
  3. Por fim,  a causalidade, que é o nascimento da obrigação tributária, em decorrência do efeito causado pelo fato gerador.

Elisão Fiscal.

A elisão nada mais é do que o planejamento tributário, no sentido de evitar a incidência do tributo e tem por finalidade obter o máximo de economia fiscal possível, reduzindo a carga tributária para o valor realmente devido por lei. Nesse contexto, o fato gerador do tributo ainda não acorreu, pois não houve mudança da titularidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (87.4 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com