TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL E ORÇAMENTO PÚBLICO

Por:   •  15/4/2015  •  Monografia  •  2.717 Palavras (11 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 11

BRUNA VIEIRA KELLER

CREIDIANE SANTOS SILVA

PATRÍCIA RACK DE OLIVEIRA

SUZANNE WANESSA OLIVEIRA MOURA

LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL E ORÇAMENTO PÚBLICO

ROLIM DE MOURA

2015


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

2. REFERENCIAL TEÓRICO...................................................................................        5

2.1 Lei Complementar 101/00 - A Lei de Responsabilidade Fiscal        5

2.2 A Importância da Lei de Responsabilidade Fiscal        6

3 ORÇAMENTO PÚBLICO _        7

CONCLUSÃO        9

REFERÊNCIAS        9


LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL E ORÇAMENTO PÚBLICO¹

Bruna Vieira KELLER²

Creidiane Santos SILVA³

                                                                                       Patrícia Rack de OLIVEIRA4

                                                                   Suzanne Wanessa Oliveira MOURA5

RESUMO: O Orçamento é um instrumento utilizado na gestão dos negócios públicos. Exerce o papel de veículo da programação de trabalho do governo, que liga funções decisórias executivas, de gestão financeira e de controle.  O seu estudo tem como objetivo ressaltar a sua importância econômica, haja vista o peso que as despesas públicas têm na formação de renda de praticamente todos os países. Assim este trabalho, resulta de estudos preliminares, exploratórios e bibliográficos, onde se coletou dados sobre a Lei dos Orçamentos destacando formas de elaboração, objetivos e formas de execução para definição da pesquisa.

Palavras chave: Orçamento, Gestão e Lei de Responsabilidade Fiscal.

INTRODUÇÃO

Em se tratando da Lei Complementar 101 de 04 de Maio de 2000, denominada a Lei de Responsabilidade Fiscal, entende-se que a mesma veio com o intuito de mudar os paradigmas da gestão pública nacional, visando uma maior transparência e controle social e faz-se necessária evidenciação dos instrumentos a serem utilizados pela administração pública.

A Lei de Responsabilidade Fiscal criou um conjunto de medidas para o programa de estabilidade fiscal, o principal objetivo é reduzir o déficit público e a estabilização do montante da dívida pública, é cedido à intenção da LRF não é outra se não a de proibir os entes da Federação, principalmente os Estados e _____________________

¹ Artigo Científico elaborado a partir do Manual de Artigo Científico do Grupo Educacional Athenas e das Normas da ABNT solicitado no curso de Bacharelado em Administração de Empresa, ano de 2015.

² ³ 4 5 Acadêmicas do 7° Período do Curso de Bacharelado em Administração de Empresas. Faculdade São Paulo, Grupo Athenas.

Municípios de gastarem mais do que arrecadam.

De origem Italiana, o verbo orçar é um verbo, deriva das palavras calcular estimar, computar. Quando uma pessoa física ou o empresário se refere ao orçamento, estão pensando num cálculo ou estimativa de custo de preço de um determinado produto, bem ou serviço, no entanto discutir orçamento público é ingressar no polêmico debate acerca da intervenção do governo no processo econômico alternando-lhe o rumo e o ritmo.

Bruno (2011, p. 16) descreve que o regime democrático orçamentário, é o ato em que o Poder Legislativo autoriza a execução do planejamento feito pelo Poder Executivo, onde constam as despesas necessárias para o funcionamento dos serviços públicos (despesas de custeios) e também ao cumprimento de políticas públicas estabelecidas, bem como a arrecadação das receitas legalmente instituídas.

Na visão de Kohoma (1998, p.61) o orçamento público visto como instrumento econômico proporciona através do uso das informações sobre a situação socioeconômica ele sabe quais as áreas necessitam de maiores investimentos, em quais se devem ser implantados projetos de crescimento econômico e desenvolvimento social, especialmente nos países subdesenvolvidos ou em base de desenvolvimento.

            Já sobre a ótica de Silva (1996, p. 25) o orçamento-programa constituiu para o planejamento governamental, pois é capaz de expressar com maior veracidade as responsabilidades do governo para com a sociedade, visto que o orçamento público deve indicar com clareza os objetivos perseguidos pela nação da qual o governo é intérprete.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Lei Complementar 101/00 - A Lei de Responsabilidade Fiscal 

O autor Heraclito (2001, p. 36) trata de maneira simplória a função da Lei Complementar 101/00, a Lei de Responsabilidade Fiscal e descreve sua função como sendo de regular o que dispõe sobre os princípios fundamentais e normas gerais de finanças públicas e estabelecer o regime de gestão fiscal responsável. A Lei Complementar 101/00, também chamada de Lei de Responsabilidade Fiscal, teve sua origem de proposta, no Executivo, tornando possível a aplicabilidade de algumas das normas constitucionais, uma vez que é condicionada a lei integrativa para que tenha efeito alguns dos textos da Constituição Federal de 1988.

2.2 A Importância da Lei de Responsabilidade Fiscal

Alguns autores observam a importância da Lei de Responsabilidade Fiscal em diversos aspectos, alguns de ordem prática, no que toca aos atos administrativos e aos atos da administração pública, outros de ordem moralizante, sendo a aplicação da mesma um limitador de “ações” obscuras dos gestores públicos. A sua importância pode ser observada já na motivação inicial apresentada por parte do Executivo da União em atender as obrigações dadas pelo Fundo Monetário Internacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (297.1 Kb)   docx (598.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com