TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIDERANÇA: Não Existe Sem Objetivos a Atingir

Por:   •  8/3/2016  •  Seminário  •  1.233 Palavras (5 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 5
  • LIDERANÇA: não existe sem objetivos a atingir

LIDERANÇA: É comunicar o valor e o potencial das pessoas com tanta clareza que elas passam a ver isso em si mesmas.

LIDERES: transformam o futuro organizacional. É preciso ter um caráter forte para fazer a coisa certa, maturidade moral e compromisso de agir corretamente com as pessoas.

LIDERAR: É conduzir de acordo com uma visão de futuro um grupo de pessoas, influenciando seus comportamento e suas ações para atingir objetivos de interesse comum. Inspiram confiança e apoio.

ADMINISTRAR: é assumir responsabilidades, é fazer acontecer. Age sobe os recursos físicos da organização. LIDERAR é influenciar, guiar em direção a um objetivo. Age sobre os recursos emocionais e espirituais da organização com base nos valores, comprometimentos e as aspirações da instituição.

VARIAVEIS DA LIDERANÇA: características do líder; atitudes e necessidades dos seguidores; características da organização (ex: estrutura).

INFLUENCIAR: muda comportamentos de forma sutil. PODER habilidade de afetar os resultados com mais facilidade, é mais direto.

  • ESTILO DE LIDERANÇA

AUTORITÁRIA: Com base no poder de coerção e imposição, depende alta quantidade de energia, procurando o maior controle possível sobe as ações e reações das pessoas. Gera pessoas passivas e alienadas.

DEMOCRATICA: é mais comunicativo e seu objetivo é tornar o grupo mais participativos para atender os objetivos organizacionais.

LIBERAL / LAISSEZ-FAIRE: Descomprometido, as tomadas de decisão são feitas pelos funcionários. Baixa influencia e não se envolve atitudes diárias.

  • FACES DO PODER

FACE NEGATIVA: domínio/submissão. Vê as pessoas como pouco mais que peões de xadrez a serem usados ou sacrificados de acordo com a necessidade.

FACE POSITIVA: A face positiva do poder é caracterizada por uma preocupação com os objetivos do grupo, isso implica em exercer a influência em favor de e não sobre os outros. 

  • FONTES DE PODER

O PODER LEGITIMO: relação de chefes x suborninado.

BASES DE AUTORIDADE: tradição, carisma, autoridade formal, competência técnica, politico.

O PODER DA COERÇÃO: consiste nas ameaças.

O PODER DE RECOMPENSAS: atribui recompensas.

O PODER DE REFERENCIA: as pessoas tornam-se modelos.

O PODER DE CONHECIMENTO: influencia do especialista, que os outos respetiam oela facilitação dos processos de aprendizagem.

O PODER DE INFORMAÇÃO: alguns têm diante dos outros por obter informações não acessíveis a todos.

  • COMPETENCIAS: Ser competente resulta em um desempenho superior.

[pic 1]

COMPETENCIA EM SI: preparação teórica, técnica e moral que constitui o perfil profissional de cada pessoa.

COMPETENCIA DIANTE DOS OUTROS: A minha competência enfrenta outras competências em disputa por um mesmo beneficio.

COMPETITIVIDADE: condições ótimas, derivadas da competência em sie da experiência entre os outros, para ter êxito na conservação dos objetivos.

  • CONHECIMENTO

TACÍTO: pessoal, e difícil de formalizar o que dificulta a sua transmissão e compartilhamento com os outros. É enraizado na ação e experiência do individuo, emoções, valores ou ideias.

EXPLICITO: formal e sistemático, expresso por números e palavras, facilmente comunicado e compartilhado em dados, informações e modelos. Baseado na racionalidade.

  • TEORIA COGNITIVA

A mente é o objetivo do estudo. Os processos mentais influenciam o comportamento de cada indivíduo e o desenvolvimento cognitivo (intelectual) ex: crença, valores, conhecimento influenciam a forma de percepção, atenção e seleção, interpretação e avaliação.

  • MODELOS DE COMPETENCIA GERAIS : integra e orienta esforços relacionados a gestão de pessoas. Visa desenvolver e sustentar competências consideradas fundamentais do objetivo organizacional.

METAS RACIONAIS: darwinismo social. Lei da sobrevivência : + habilidade + apto= garantia o trabalho.O último valor é a realização e a maximização do lucro e produtividade. A função do gerente é ser um diretor decisivo e um produtor pragmático. Este modelo enfatiza que as metas, a análise racional e a tomada de iniciativas sejam explícitas.

MODELOS DOS PROCESSOS INTERNOS: “burocracia profissional”. É o complemento ao modelo das metas racionais. Os critérios de eficácia baseiam-se na estabilidade, e a continuidade e eficiência no fluxo do trabalho. Este modelo mostra a definição de responsabilidade, mensuração e documentação. Onde a função do gerente consiste em ser um monitor competente e um coordenador confiável.

MODELO DAS RELAÇÕES HUMANAS: no período entre 1926 à 1950, devido alguns fatos ocorridos tais como a queda da bolsa de valores (1929) e a segunda guerra mundial, pôde-se perceber que os modelos das metas racionais e dos processos internos já não eram totalmente apropriados para a demanda daquela época. Foram ocorrendo fatos que trouxeram retornos significativos para as pessoas, fazendo com que os modelos citados anteriormente perdessem a eficácia de antes para os gerentes. Os critérios de eficácia são o compromisso, coesão e a moral. Tem como ênfase a participação, resolução de conflitos e criação do consenso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (152.9 Kb)   docx (63.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com