TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIVROS DE ESCRITURAÇÃO OBRIGATÓRIA E OUTRAS DETERMINAÇÕES LEGAIS

Por:   •  13/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.914 Palavras (8 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 8

LIVROS CONTÁBEIS

LIVROS DE ESCRITURAÇÃO OBRIGATÓRIA E OUTRAS DETERMINAÇÕES LEGAIS:

        A escrituração ou o registro dos fatos por partidas dobradas nos livros contábeis é feito basicamente nos livros Diário e Razão.

        É importante ressaltar que a escrituração em livros contábeis não se traduz como atividade precípua no aprendizado da Contabilidade e a tarefa de escrituração está gradativamente sendo incorporada pelo computador.

        O livro diário pode ser substituído por fichas quando a escrituração foi mecanizada  (nesse caso é possível escriturar diário e razão simultaneamente). As fichas podem ser soltas ou contínuas.

        As fichas soltas ou avulsas devem ser numeradas tipograficamente e do seu conjunto devem constar os termos de abertura e fechamento, lançados na sua primeira e última ficha.

        As fichas contínuas podem ser em forma de sanfona, em blocos, com subdivisão, numeradas mecânica ou tipograficamente, e devem ser individualizadas por meio de dobraduras, sendo vedado o destaque das mesmas.

        O Formulário Contínuo foi introduzido com o advento do computador e apesar de equiparado ás fichas contínuas, não é autenticado previamente em virtude de sua grande extensão. Assim, depois de processado eletronicamente, será destacado e encadernado em forma de livro e submetido á autenticação. A autenticação a Posteriori é possível, portanto, somente para os formulários contínuos processados eletronicamente.

        Quando a escrituração é realizada por fichas a empresa deve adotar livro próprio para a inscrição do Balanço Patrimonial e DRE e mandá-lo autenticar por órgão competente. Salvo disposição especial de lei, os livros obrigatórios, assim como as fichas, antes de sua utilização, devem ser autenticados no Registro Público de Empresas Mercantis.

LIVRO RAZÃO

        Durante muito tempo o Razão era um livro facultativo, mas tornou-se obrigatório a partir da Lei 8.218/91, combinada com a Lei 8.383/91. Em virtude de sua eficiência, é indispensável em qualquer tipo de empresa, sendo o instrumento mais valioso para o desempenho da contabilidade.

        No Razão agrupam-se os valores de forma racional, acolhendo os de mesma natureza nas Contas Individualizadas. Por exemplo: ao abrir a Conta Caixa, nesta são registradas todas as operações monetizadas; no Caixa os valores são debitados ou creditados, e a qualquer momento deve-se poder verificar seu saldo.

        Nos dias de hoje O Razão Eletrônico ocupa as telas dos computadores de última geração. De acordo com as necessidades e dos interesses do usuário da Contabilidade, o Razão poderá ser impresso ou num formulário ou em papel sulfite.

        Pelas descrições mencionadas, conclui-se que o Razão e o Razonete são a mesma coisa. Na verdade o Razonete deriva do Razão; o Razonete é uma forma simplificada, uma forma didática do Razão.

Modelo Simplificado de Livro Razão:

Livro Razão

Empresa Exemplo Ltda.
CNPJ:01.234.567/0001-89                                                                                    Página 1

Conta - Caixa

Data

Histórico da Operação

Débito

Crédito

Saldo

Saldo Inicial

0,00 DV

12/05/2005

Integralização do capital referente ao sócio 1.

 5.000.00

5.000,00 DV

15/05/2005

Integralização de parte do capital social em dinheiro, do sócio 2

1.000,00

 

6.000,00 DV

Livro Razão

Empresa Exemplo Ltda.
CNPJ:01.234.567/0001-89                                                                                    Página 2

Conta - Capital Social

Data

Histórico da Operação

Débito

Crédito

Saldo

Saldo Inicial

0,00 CR

12/05/2005

Integralização do capital referente ao sócio 1.

 5.000.00

5.000,00 CR

15/05/2005

Integralização de parte do capital social em dinheiro, do sócio 2

1.000,00 

6.000,00 CR

Fonte: www.juliobattisti.com.br

RAZÃO ANALÍTICO E RAZÃO SINTÉTICO

        Antigamente, era comum o uso de fichas de diversas cores no Razão, para diferenciar as contas integrais (contas do balanço) das diferenciais (contas do Ativo, Passivo, Receitas, Despesas, etc.). Essas cores, identificadas por uma tarja colorida na parte superior da ficha, permitiam uma melhor visualização do grupo a que pertencia a ficha, favorecendo, assim, o sistema de arquivamento.

        Razão Sintético: também conhecido com Razão Geral, sintetiza, resume, agrupa várias contas semelhantes, para facilitar a obtenção do total dos valores das contas da mesma natureza sem a necessidade de, a todo instante, ter que somá-las.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (291.8 Kb)   docx (80.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com