TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LOGISTICA REVERSA

Por:   •  10/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.635 Palavras (15 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 15

Introdução

A pesquisa tem como objetivo, mostrar a importância da Logística Reversa dentro das organizações. Com o foco no processo logístico de retirar produtos novos ou usados de seu ponto inicial na cadeia de suprimento, como devoluções de clientes, inventário excedente ou mercadoria obsoleta, e redistribuí-los.

Uma operação de logística reversa é consideravelmente diferente das operações normais. Devem-se estabelecer pontos de recolocação para receber os bens usados do usuário final, ou remover ativos da cadeia de suprimento para que se possa atingir um uso mais eficiente do inventário / material.

A pesquisa foi desenvolvida na empresa WV Indústria Metalúrgica LTDA localizada na cidade de Cafelândia São Paulo, onde foram analisados os procedimentos da Logística Reversa em suas diferentes fases.

Para realização da pesquisa de campo foram utilizados os seguintes métodos: Estudo de Caso, Revisão bibliográfica, observação sistemática e histórica.

Capítulo I: Aborda sobre a Logística e sua evolução.

Capítulo II: Descreve a Logística Reversa

Capítulo III: Demonstra a pesquisa de campo realizada na Empresa em estudo.

Finalizando, apresentam-se a proposta de intervenção e a conclusão.

1. Logística

A logística em todo o planeta, 24horas por dia, 7 dias por semana, durante 52 semanas por ano, a logística se preocupa em levar os produtos aonde eles são necessários no momento exato desejado. Um bom exemplo a ser citado, é quando você compra alguma mercadoria, no varejo, ou na internet, ou pelo telefone, esperamos que o produto seja entregue no dia combinado.

O objetivo da logística é apoiar as necessidades operacionais de compras, produção e atendimento às expectativas do cliente. E também a responsabilidade administrar e projetar o sistema de transporte e a localização dos estoques de materiais, produtos inacabados e produtos acabados pelo menor custo total.

1.1 -Valores Logísticos

A logística depende de vários elementos, inicialmente podemos estudar a questão do Beneficio do Serviço, nesse ambiente o que importa não é o valor tecnológico, mas sim o valor econômico. Esse ambiente tem como objetivo fazer com que o cliente receba em poucos dias o produto pedido. Para isso acontecer o fornecedor tem que ter um estoque exclusivo e caminhões em prontidão. Esses métodos de entrega podem chamá-lo de desempenho operacional, ou seja, desempenho que envolve velocidade e consistência da entrega; Esse procedimento também existem falhas, que podem ser medidas em termos do tempo de recuperação. A incapacidade de atender os serviços pode causar um relacionamento ruim com cliente.

Outro foco da logística é minimização de custos, toda e qualquer empresa, o objetivo é minimização de custos, onde que produção reduzindo custo, os produtos prontos podem chegar com o preço mais acessível ao cliente final.

1.2- Funcionamento da Logística

O processamento de pedidos tem uma grande importância na logística, nos dias atuais a maioria dos pedidos são feitos pela internet, que por sua vez acaba sendo mais rápido do qualquer outro método. O processamento desses pedidos envolve aspectos de administrar as solicitações dos clientes, incluindo o recebimento inicial do pedido, a entrega, o faturamento e a cobrança. As habilidades logísticas de uma empresa são tão boas quanto sua competência no processamento de pedido.

Os estoques de uma empresa estão ligados à rede de instalações e ao nível desejado de serviço ao cliente. O objetivo de uma estratégia de estoques é conseguir o desejado serviço ao cliente com mínimo de investimentos, porque com excesso de estoque pode causar um custo mais alto que o necessário. Atualmente os controles de estoques estão muito mais eficaz e eficiente, normalmente clientes como exemplo os supermercados, usam banco de dados integrados, onde que os fornecedores sabem a hora do reabastecimento. Portanto não há nenhum custo a mais em relação ao estoque.

O Transporte é a área operacional que geograficamente movimenta e posiciona os estoques, todas grandes e pequenas empresas têm administradores responsáveis pelo transporte. Esses transportes podem ser feito pela própria frota de caminhões da empresa ou contratar transportadoras, onde são capazes de oferecer um serviço mais rápido, normalmente cobram tarifas mais altas, que por sua vez o produto fica menos tempo no trânsito.

A parte do armazenamento, manuseio de matérias e embalagem, representa uma parte integrante da solução operacional logística, porém não tem um status independente das discutidas até agora. Eles representam outra parte da logística, por exemplo, os estoques normalmente precisam ser armazenados em momentos específicos do processo, que por sua vez precisam de veículos de transporte que faça o manuseio de materiais para uma carga e descarga eficiente e por fim os produtos individuais são manuseados com mais eficiência quando embalados juntos com caixas para transporte, até o cliente.

Um dos métodos da administração que se preocupa em determinar a quantidade, a localização de todos os tipos de instalações necessárias à realização do trabalho logístico, e o que determina o que vai ser estocado e qual a quantidade em cada instalação é o projeto de redes de instalação. A importância de se modificar constantemente a rede de instalação para se ajustar às alterações nas infra-estruturas de demanda e oferta não pode ser enfatizada em excesso. A escolha de uma rede de localização superior pode proporcionar um passo significativo em direção à conquista de vantagem competitiva.

1.3- Operação da Logística

A gestão operacional da logística preocupa-se com a movimentação e o armazenamento de estoques na forma de materiais, produtos inacabados e produtos acabados. O custo de cada componente e de sua movimentação torna-se parte do processo de valor agregado, é interessante dividir as operações logísticas em três: (1) atendimento ao cliente, (2) apoio à manufatura, e (3) suprimento.

A movimentação de produtos acabados até os clientes é o atendimento ao cliente. No atendimento ao cliente, a localização do endereço de entrega representa o destino final. A disponibilidade de produtos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (74.7 Kb)   docx (22.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com