TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lei de responsabilidade fiscal

Por:   •  21/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.110 Palavras (9 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP[pic 2][pic 3]

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA

PÓLO DE APOIO PRESENCIAL ICARO

TUTOR: KÁTIA CESAR VIANA

[pic 4]

ALDILENE SILVA FERREIRA RA- 362770

VALDECI COSTA PEREIRA RA- 365660

PAULA FARIAS DA COSTA RA-380065

EDNEIDE LEMES DUARTE DE OLIVEIRA RA-388034

JOÃO BATISTA COSTA SANTOS RA-403073

MICHAEL JOSE POVOAS DE SA -        RA 370814

LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL E ORÇAMENTÁRIA E ORÇAMENTO MUNICIPAL.

São Luís

2013


ALDILENE SILVA FERREIRA RA- 362770[pic 5]

VALDECI COSTA PEREIRA RA- 365660

PAULA FARIAS DA COSTA RA-380065

EDNEIDE LEMES DUARTE DE OLIVEIRA RA-388034

JOÃO BATISTA COSTA SANTOS RA-403073

MICHAEL JOSE POVOAS DE SA        -RA 370814

        

LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL E ORÇAMENTÁRIA E ORÇAMENTO MUNICIPAL.

Trabalho apresentado à disciplina de Responsabilidade fiscal e Orçamento Municipal Curso de Gestão Publica da Universidade Anhanguera-Uniderp do Maranhão –  como requisito para obtenção da nota.

São Luís

2013

[pic 6]

[pic 7]

“O Ser humano não apenas vive, ele convive’

SUMARIO[pic 8]

1 INTRODUÇÃO...............................................................................................................05

2.QUAL A IMPORTÂNCIA DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL?...........06

3.-A EFICÁCIA  DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL................................ 06

4. COMO SE APLICA A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL ?......................06

5.RESENHA ......................................................................................................................08.

6.ORÇAMENTO PÚBLICO............................................................................................10

7. PRINCIPAIS LIMITADORES DA AÇÃO DISCRICIONÁRIA NA EXECUÇÃO       DO ORÇAMENTO MUNICIPAL...................................................................................11

8.CONCLUSÃO.................................................................................................................12

9.REFERÊNCIAS..............................................................................................................13

INTRODUÇÃO

A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) é uma lei integrante que, regulamentando o artigo 163 da Constituição Federal, estabelece as normas conselheiras das finanças públicas no País. Ela objetiva aprimorar a responsabilidade na gestão fiscal dos recursos públicos, por meio de ação planejada e clara que libere prevenir riscos e corrigir desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas.

Estão sujeitos à Lei de Responsabilidade Fiscal os Poderes Executivo, Legislativo, inclusive Tribunais de Contas, e Judiciário, bem como o Ministério Público e os órgãos da administração direta, fundos, autarquias, fundações e empresas estatais pendentes.

A Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101, de 04/05/2000) estabelece, em regime nacional, parâmetros a serem seguidos relativos ao gasto público de cada ente federativo (estados e municípios) brasileiro.

As advertências orçamentárias visam conservar a situação fiscal dos indivíduos federativos, de acordo com seus balanços anuais, com o objetivo de garantir a saúde financeira de estados e municípios, a aplicação de recursos nas esferas adequadas e uma boa herança administrativa para os futuros gestores.

Entre seus itens está previsto que cada aumento de gasto precisa vir de uma fonte de financiamento correspondente e os gestores precisam respeitar questões relativas ao fim de cada mandato, não excedendo o limite permitido e entregando contas saudáveis para seus sucessores.

Um dos mais fortes instrumentos de transparência em relação aos gastos públicos, indicando os parâmetros para uma administração eficiente, a LRF brasileira se inspirou em outros exemplos bem sucedidos ao redor do mundo, como Estados Unidos e Nova Zelândia.

  1. QUAL A IMPORTÂNCIA DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL?

A importância da Lei de Responsabilidade Fiscal está no enorme avanço da forma de administrar os recursos que os contribuintes põem a disposição dos governantes.

O setor público ao se ver fadado a dívidas só pode utilizar duas linhas de ação: permitir a volta da inflação imprimindo papel-moeda e colocando mais dinheiro em circulação, causando com isso sua desvalorização, ou simplesmente pegando dinheiro emprestado no mercado financeiro, pagando juros escorchantes.

  1. A EFICÁCIA  DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL.

 A eficácia da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) está determinando a mudança de comportamento dos Administradores Públicos para planejar e executar as ações públicas em face de maior transparência nas prestações de contas e de um controle social e público mais efetivo. A gestão fiscal está evoluindo para um cenário de concretização das metas delineadas, com ampla participação da sociedade. Um novo perfil desse profissional está sendo construído voltado para o comprometimento com o resultado e com o foco na missão da administração pública: atender aos interesses dos cidadãos com eficiência, impessoalidade, moralidade, publicidade e legalidade.

3- COMO SE APLICA A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL ?

A Lei de Responsabilidade Fiscal trabalha em conjunto com a Lei Federal 4320/64 que normatiza as finanças públicas no país. Enquanto esta estabelece as normas gerais para a elaboração e o controle dos orçamentos e balanços, aquela estabelece normas de finanças públicas voltadas para a gestão fiscal, atribui à contabilidade pública novas funções no controle orçamentário e financeiro, garantindo-lhe um caráter mais gerencial.

Um conceito importante e necessário para entender como funciona a lei é a Receita Corrente Líquida (RCL), uma vez que ela é a base para todos os cálculos. Ela é o somatório das receitas tributárias, de contribuições patrimoniais, industriais, agropecuárias, de serviços, transferências correntes e outras receitas também correntes. Dela são deduzidos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (146.6 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com