TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Levando em consideração a Responsabilidade Social

Por:   •  5/7/2016  •  Exam  •  1.355 Palavras (6 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 6

1 - Levando em consideração a Responsabilidade Social, defina:

Crise ambiental: A crise é, na verdade, consequência de ações antrópicas, as quais foram realizadas sem qualquer preocupação com a continuidade e/ou manutenção dos recursos naturais, sem qualquer preocupação com os efeitos na natureza e no homem.

Crise de paradigmas:Paradigmas são convenções que somos acostumados a vivenciar. Uma crise de paradigma seria uma ruptura com o convencional. Crise de Paradigmas é uma interpretação. Algo que se fez “verdade” por quanto duraram as evidências que sustentavam tal afirmação. Uma “convenção” insustentável pelo advento das novas ciências e tecnologias. Seria um acontecimento que não sobreviveu como forma única de explicar um microcosmo de interpretação.

Crise Social e ética:É quando um pais passa por uma queda em relaçãoao capital, ou seja, o setor comercial acaba caindo. E assim acaba afetando a população que sofre relação altos custo de alimentos roupas eletrodomésticos e etc. As principais causas são a desvalorização da moeda entre outros. É quando um país, cidade, bairro ou estado sofre com uma sociedade que não se entende. Isso vale desde diferentes tipos de religiões à até guerras civis e divisão política ou racismo.

Crise Financeira:O termo Crise financeira é usado para definir uma situação de desvalorização repentina de um ativo ou de uma instituição. Ela pode ser ocasionada por período de recessão econômica, por estouro de bolhas financeiras, quebras de instituições ou outras situações de desequilíbrios monetários.

2 – Enumere e descreva as seis grandes crises ambientais.

1° - A desertificação e a perda da qualidade do solo, são gravíssimas, pois comprometes as plantações agrícolas. Se haverá tanta gente no mundo daqui a 30 anos, uma crise alimentar será inevitável, o problema já é tão sério que no Brasil, por exemplo, o semiárido será totalmente árido em cerca de 50 anos.

2° - Buraco na camada de ozônio, A existência de buracos na camada de ozônio é preocupante, pois a radiação não é absorvida chega ao solo, podendo provocar câncer de pele nas pessoas, pois os raios ultravioletas alteram o DNA das células.O buraco na camada de ozônio também tem uma leve relação com o aumento do aquecimento global.

Mas não é tão grave porque já está estabilizado, (exceto na China) e possui solução tecnológica.

3° - Escassez de água doce, ainda causará muitos conflitos por todo o mundo e o mais irônico é que o recurso ainda estará no planeta, só que de forma inacessível, por conta das mudanças climáticas, está cada vez mais difícil prever onde acontecem as chuvas, o que dificulta o processo de captura de água doce.

4° - Degradação dos oceanos , o fato dos mares ficarem mais ácidos compromete todo o ecossistema marítimo. A população de fito plânctons, por exemplo, diminuiu 40% em 120 anos e há muitas outras mudanças negativas, causadas pela alteração de ph da água, que já são irreversíveis. Essa aniquilação da vida marinha, inclusive, constitui parte da quinta crise ambiental citada a extinção da biodiversidade do planeta.

5° - Extinção da biodiversidadedo planeta, estamos acabando com a fauna e flora na mesma velocidade que a era Cretáceo – que teve a extinção em massa dos dinossauros e demais animais da Terra. Hoje, a previsão ambiental mais otimista diz que 30 a 40% das espécies vivas do planeta já estão extintas. Mesmo que sejam extintas pelo homem, a fauna e a flora reaparecerão no planeta, em cerca de 5 milhões de anos, ainda mais diversas. Já a vida humana não terá a mesma sorte. Não temos ideia do quanto dependemos da biodiversidade para existir, mas é muito. Com certeza a humanidade estará sob sérios riscos.

6° - Mudanças climáticas, é a mais grave porque intensifica todas as outras crises ambientais. É a mais urgente porque é histórica, ou seja, começou há muito tempo e já provocou muitos estragos, o que significa que não basta parar de emitir em grande quantidade para resolver a situação. E é a mais profunda porque não existe solução tecnológica para as mudanças climáticas, enquanto vivermos na era da energia fóssil. É preciso uma mudança radical no pensamento de toda a sociedade.

3- Existem 6 fatores que evidenciam a problemática sociambiental contemporânea. Cite-os

Desemprego, violência e criminalidade, poluição, educação, saúde e desigualdade social.

4- Conceitue o Desenvolvimento Sustentável.

Desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades dos presentes sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras satisfazerem suas próprias necessidades.

5- Quais são os itens que compõe o tripé da sustentabilidade?

O Ambiental, o social e o econômico. O Meio Ambiente equilibrado, mais do que um conceito é Lei, mantê-lo conservado é obrigação de todos, inclusive e/ou "com certeza" das empresas.

6- Cite, levando em consideração a sustentabilidade, 5 pontos importantes que as empresas devem analisar para consolidar o termo sustentabilidade.

- Exploração dos recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessário.

- Preservação total de áreas verdes não destinadas a exploração econômica.

- Ações que visem o incentivo a produção e consumo de alimentos orgânicos, pois estes não agridem a natureza além de serem benéficos à saúde dos seres humanos;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (81.9 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com