TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liberalismo Karl Marx e Friedrich von Wieser

Por:   •  25/3/2019  •  Artigo  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 2

A escola austríaca é a mais antiga escola de pensamento econômico, tendo seu surgimento em 1871 com Carl Menger. Suas bases estão no individualismo, descartando ideias coletivistas, como as defendidas por Karl Marx. A abordagem subjetiva, tendo em vista a análise do comportamento do indivíduo como algo impossível de se se equacionar e ação propositada, levando em conta as ações baseadas em custo de oportunidade e risco. Tendo em vista esses princípios básicos a escola austríaca tem suas bases fortemente ligada as ciências humanas diferente de outras vertentes que estudam economia exclusivamente por modelos matemáticos.

Para compreender melhor a formação da escola austríaca é preciso conhecer seu fundador Carl Menger, que quebrou o padrão de economistas com conhecimentos técnicos e específicos e que ignoravam as ciências socias e seus alunos, Eugen von Böhm-Bawerk, crítico da teoria da exploração de Karl Marx e Friedrich von Wieser, desenvolvedor da teoria austríaca de custos

Carl Menger publicou em 1871 a pioneira obra Princípios da Economia Política. Com a publicação dessa obra Menger retomou o pensamento da economia como ciência humana, baseada na logica dedutiva, pensamento que havia sido perdido ao longo dos anos, pela tradição de economistas que baseavam suas analises em modelos e passavam cada vez mais a ignorar a parte humana da economia.

                                                  [pic 1]

Menger apontou como funcionava as ações de pessoas reais no mundo real, baseando sua teoria na relação de causa e efeito, base para as ações humanas, diferente dos economistas contemporâneos a ele, que faziam analises por equações e variáveis que não explicam a realidade. Explicou o sistema de preços, resultado da relação entre comprador e vendedor, considerando as escolhas e analises subjetivas sobre o serviço e o bem.

Mernger percebeu que os economistas clássicos definiam o preço pela relação de oferta e demanda, mas não explicavam de maneira satisfatória como se dava a alteração nesses valores, dessa forma, pode chegar a explicação de que a utilidade, subjetivamente, percebida por compradores e vendedores nos bens, definia o preço.

Criou o conceito de utilidade margina, definindo que quanto maior o numero de unidades de um bem que um indivíduo possui menor será o valor dado para cada unidade.

Mengel rompeu com a tradição vigente em sua época, vendo a economia como a ciência da escolha individual. Considerado fundador da escola austríaca, sua obra foi continuada por seus alunos, dentre eles Bohm-bawerk e Wieser.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (163.7 Kb)   docx (410 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com