TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança Disciplina: Liderança de Equipe

Por:   •  17/2/2022  •  Dissertação  •  1.671 Palavras (7 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

Atividade individual        

Matriz de atividade individual

Disciplina:Gestão de Pessoas 

Módulo:1

Aluno: Andreia Jacinto de Alcântara 

Turma: Liderança e Inovação 

Tarefa:Atividade Individual 

Plano de desenvolvimento da equipe

Introdução

Antes nossa economia era totalmente agrícola e passou para uma economia industrial, podemos hoje entender que há um novo tipo de economia, que poderá dominar os setores ou desenvolvê-los, e este passa a ser também um dos grandes desafios da sociedade do conhecimento, que será a formação de líderes para a gestão de pessoas, que deverão ter a capacidade de criar, motivar, manter o trabalho em equipe, visando sempre aos objetivos das empresas.

Segundo Garvin (1993), "uma organização de aprendizagem é aquela que tem a habilidade de criar, adquirir e transferir conhecimento

e de modificar seu comportamento para refletir sobre novos conhecimentos e insights."

Estamos em um momento de grande instabilidade e marcado também por transformações o que nos obriga a conviver e lidar om novas descobertas e um porcesso de adaptação, o mercado muitas vezes esfgotados já e buscando diferenciais, o que torna o consumidor mais exigente, e ainda temos a transformação digital, uma mudança até mesmo do ser humano: de analógico para digital.   A tecnologia nos trouxe desafios e oportunidades, agora é a do conhecimento, do capital humano e do capital intellectual, as pessoas de forma geral precisarão ter competências necessárias para o desenvolvimento de planos organizacionais o que nos leva a vantagens competitivas e também o conhecimento gerará aprendizagem.

Análise de cenário - apresentação do contexto e desafios

Cenário atual da empresa/área e desafios

Tratarei aqui sobre a Seguradora Porto Seguro, atuo na área de Sustentabilidade e Pessoas:  

A Empresa passa por um processo de transformação digital, ou seja, alemja atuar em plataformas, e o seguro por si só tem uma regulamentação que enrijece os processos da empresa, e isso dificulta a mudança para o digital.  

A Porto Seguro tem buscado crescimento em outros ramos de negócios, além dos seguros, preservando a posição competitiva no seguro Auto, linhas de seguros Patrimoniais e Vida, além de Negócios Financeiros, tem obtido também um crescimento de market share nas principais linhas de negócio, especialmente nos produtos de maior margem e com maior potencial, tem buscado ofertar o maior número de produtos e serviços para um mesmo cliente. Ainda há oportunidades a serem exploradas, como a melhora da operação, expansão geográfica, diversificação de negócios para os mesmos clientes e para novos também   e acesso a novos canais de vendas, em especial digital.

Há um grande investimento na transformação digital, em especial devido a pandemia, com o objetivo de melhorar a experiência do cliente e apoiar o corretor foi criado uma diretoria digital visando aperfeiçoar processos e também lançar novos produtos.

Tem ainda grandes oportunidade de consolidar e desenvolver os novos negócios (start-ups), como locação de veículos, seguros para pets, entre outros.  

Cenário atual de desenvolvimento de pessoas

Grande parte dos funcionários  e das lideranças tem muitos anos de empresa, por ter uma cultura familiar foca em   reter talentos e as pessaos acabam ficando por longos anos na empresa, isso tem sido um desafio, pois para o processo de mudança de gestão de pessoas há uma forte linha de resistência à mudança, ou seja, os líderes tradicionais muitas vezes não querem sair de seu “status quo”, as competências que prevalecem hoje são: intuição, sensibildiade humana, centralização de responsabilidades, medo de ousar, resistência ao novo, pessoas analógicas  e falta de comunicação fluida (competências atuais).  Para que a empresa atinja seus objetivos estratégicos de ser “mais digital” precisará de competências de empreendedorismo, criativiade, iniciativa, originalidade, visão sistêmica, inovação, realização, influência social, ideação, análise e avaliação de sistemas (proposta).  

Plano de desenvolvimento da liderança

perfil atual da liderança da área

perfil desejado para o novo cenário

competências a desenvolver

justificativa

Centralizador

Resistente a mudança

Intuitivo

Humanização

Conservador

Analógico

Liderança diretiva

Inteligência Emocional

Flexibildiade

Visão Sistêmia

Empreendedorismo

Inovação

Resiliência

Capacidade de mudança  

Valorizar a diversidade e inclusão  

Liderança situacional e transformadora

Autoconhecimento

Abordagem inclusiva

Adotar postura voltada orientada para o lucro e propósito

Flexibildiade

Visão Sistêmia

Empreendedorismo

Inovação

Resiliência

             Capacidade de mudança  

Comunicação

                    Assumir riscos

              Autenticidade e empatia

              Integrativo e explorador                      

Para que a emrpesa cumpr seus objetivos estratégicos precisará mai do que nunca de novas competências, em especial ligadas a transformação digital, a mudança de na forma de pensar, focar a gilidade, entregas rápidas e consistentes, por isso, será necessário transformar líderes analógicos em “digitais”, no sentido técnico e comportamental.Além dos desafios ligados a mudança da sociedade como um todo, que se faz mais do que necessários a valorização da diversidade.  A liderança precisará atuar de forma situacional e transformadora.

Plano de desenvolvimento da equipe

perfil atual da equipe

Realizador

Falta de Planejamento  

Inteligência Emocional 

Sensibilidade Humana

Foco em resultados

Realização

Visão orientada ao lucro  

perfil desejado para o novo cenário

Aprendizado

Trabalho remoto                   Digital

Inovação

Versatilidade

Autoconhecimento

Adotar postura voltada orientada para o lucro e propósito

Abordagem inclusiva

competências a desenvolver

     Aprendizado

                         Trabalho remoto                        

                         Digital

                         Inovação

                         Agilidade

                          Comunicação

                         Humildade para  

                         aprender coisas novas

                        Explorador                      

Justificativa

O grande diferencial das empresas para atingirem seus objetivos estratégicos estão ans pessaos, e estas precisam de bons lideres para apoiarem e facilitarem o processo de desenvolvimento, as competências de status quo, não podem prevalecer em mundo em mudança, um novo mundo , pede também novos caminhos, as pessaos precisam ser mais digitais, rápidas , inovadoras e realizadoras.  

Considerações finais

O grande desafio das empresas será de certa forma estarem preparadas para as mudanças de comportamento do mercado e inovar de acordo com as tendências.  Como as  transformações  estão muito rápidas, é necessário ter uma equipe que trabalha em conjunto e consegue se dedicar ao que realmente importa.  Decisões rápidas, certeiras e a mentalidade de transformar ameaças e oportunidades é o que vai ditar os negócios que terão espaço no futuro próximo.

Cada vez mais, o fator relacionado a pessoas será vital e  o que realmente fará a diferença nas empresassão as equipes. Sem estas competências, a liderança não conseguirá construir de forma rápida e eficiente uma sinergia entre a força de trabalho e as novas tendências. A liderança transformadora e situacional com certeza combinarão com este novo momento de transformações, em um mundo hiperconectado, será fundamental que  líderes desenvolvam o mindset integrativo,, onde foquem os relacionamentos, parcerias e redes. Isso permitirá com  que o líder adote uma postura colaborativa e seja capaz de conectar pessoas dentro e fora das organizações.

Uma das principais habilidades será a de reunir pessoas de diferentes culturas, profissões e perfis ao redor de objetivos em comum, alinhando  interesses para viabilizar  e efetivar o trabalho em equipe., desta forma com Certeza saberá liderar frentes que valorizem  diversidade e inclusão.   

E por fim, a mudança de mindset   permitirá aos  líderes para  se abrirem  ao novo e  se tornarem  flexíveis, assim poderão se adaptar a qualquer situação, pois  todas as organizações passarão por inúmeros processos  de transformação e a liderança deve estar pronta para inovar continuamente.  O líder será um explorador,  curioso, criativo e defensor da experimentação, além de ter uma postura de  aprendiz e praticar a escuta ativa. As empresas lideradas por pessoas assim terão uma forte cultura de aprendizagem  além de fortalecerem a  inovação, mesmo que corram riscos e tenham que lidar com os próprios erros para crescer. 

Referências bibliográficas

BORGES, Andrade J. E. Aprendizagem Humana em Organizações de Trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2014.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas; o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 2005.

FERREIRA, André. Fatores de motivação no trabalho: o que pensam os liíderes. São Paulo:Atlas,  2016.

PESTANA, M. C., Pires, Desafios da sociedade do conhecimento e gestão de pessoas, São Paulo: USP, 2010.  

http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1008 - acesso em 06/11/2021 

https://administradores.com.br/artigos/desafios-da-sociedade-do-conhecimento - acesso em 06/11/2021 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (188.1 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com