TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Disciplina: Liderança de Equipe

Por:   •  17/2/2022  •  Dissertação  •  1.819 Palavras (8 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

Atividade individual
Matriz Plano de Liderança

Disciplina: Liderança de Equipe

Módulo: 1

Aluno:  Andreia J. de Alcântara  -  A55063365

Turma: MBA - Liderança e Inovação

Tarefa: Atividade Individual 

Introdução

Para gerar valor, aumentar a produtividade,  ter execelentes entregas  e resultados, e ainda manter as pessoas engajadas  e comprometidas, as empresas  precisam investir no desenvolvimento das equips, que é uma estratégia chave se bem sucedida, que depende inteiramente da liderança, que tem ainda muitos desafios e ainda mais agora devido a pandemia e com trabalho remoto, os desafios passam por questões ligados a  gestão, agilidade, felxibilidade, humanização, engajamento da equipe, reinvenção, gestão do conhecimento, liderança inspiracional, transformadora, acolhedora, entre outros.      

Por isso para desenvolver equipe imbatíveis e de alta performance, o líder deve focar alumas premíssas, como: transparência, ter metas e objetivos, responsabilidades e plano de crescimento.  

Quando tratamos de desenvolvimento de equipes e transformação de grupos, está totalmente ligado a liderança, a seu papel, suas atitudes, ainda mais que envolvem necessidades e questões psicossociais, que passam por questões psicológicas e sociais das pessoas, equipe e da própria liderança.  A atuação da liderança frente a formação de equipes é o componente de ordem máxima, pois ainda que com todo desenvolvimento tecnológico, complexidade dos processos das empresas, do mundo como um todo, ainda assim a liderança é fundamental, essencial e prioritária quando se trata de gestão de pessoas.

Desenvolvimento

Desenvolvimento de grupos em equipes de alta performance e o papel da comunicação:  

Para o desenvolvimento de um grupo em uma equipe de alta performance é preciso também desenvolver a comunicação  que facilita o entendimento da equipe, a fluidez das informações, sendo mais fácil inclusive para transmitir ideias para equipe, e vice versa, com certeza o líder precisará de uma bo estrtura emocional, autoconhecimento, pois só assim poderá ter uam escuta ativa com a equipe, além disso, precisará de bons meios de comunicação, ferramentas, mídias, métodos eficazes,  pois teremos a comunicação escrita e  oral, todo este conjunto com certeza contribuirá para uma boa comunicação dentro da empresa, a endocomunicação/endomarketing.  

A comunicação é importante para o desenvolvimento de equipes porque comunicar é um  processo de transmitir determinadas  informações  e  gera uma compreensão sendo de uma pessoa para outra, se não tiver compreensão , não terá também a comunicação, ou seja, a comunicação não se efetivou.  As pessoas tendem a confiar mais umas nas outras quando a comunicação é fluída, e isso acontece  entre líder e equipe também.

Segundo CHIAVENATO  a comunicação é importante no relacionamento entre as pessoas. A comunicação organizacional em duas vias (descendente e ascendente) é importante porque todos trabalham melhor quando conhecem os padrões  esperados por seu desempenho no trabalho e  a empresa atua de forma eficiente  quando a equipe e líder têm um entendimento comum de suas responsabilidades,  cada pessoa poderá  ser auxiliada a dar a máxima contribuição à empresa e a utilizar ao máximo as suas habilidades e capacidades (CHIAVENATO).

A importância da comunicação corporativa para a implantação e manutenção

de equipes produtivas:

Hoje em dia é muito comum organizações que apenas informam, não se comunicam, sendo que para  ger uma  comunicação eficaz  é preciso respostas que viabilizem a troca de conhecimento, que  possibilite o crescimento  das pessoas e da empresa,  mesmo para equipes remotas, no caso da atuação em teletrabalho, home office e    ferramentas tecnológicas, ainda assim  a comunicação precisa ser alimentada e  cultivada,   não diminuem a importância e a necessidade de encontros presenciais, que promovem  integração, afinidade e maior compreensão entre  as pessoas da equipe e liderança.

As pessoas precisam encontrar sentido  e propósito em seu trabalho,  assim ter consciência da sua importância para a empresa, desta forma  tendem a desempenhar  atividades com mais eficiência e a comunicação garantirá isso.  Diante deste  novo momento de novas tecnologias,mundo globalizado  e mercado competitivo, a comunicação se torna  fundamental para veicular informações novas, posicionamento, estimular diálogo, interação  e ainda capacitar os funcionários para os novos desafios e  inovações alinhados as estratégias da empresa,  através da comunicação os relacionamentos podem ser estreitados o que possibilita  o comprometimento  e responsabilidade da equipe no alcance  e obtenção dos resultados.

Perfil desejado do líder que conduzirá a equipe:

Segundo Bergamini “a liderança está ligada a um fenômeno grupal, ou seja, precisa envolver duas ou mais pessoas, sendo um processo de influência”. O líder geralmente inicia as ações mas os funcionários  devem estar dispostos a colaborar  também, uma vez que a liderança exerce alguns efeitos sobre o comportamento o grupo, traz benefícios para a equipe, pois está totalmente envolvido nestes relacionamentos, e também o líder é capaz de asministrar o propósito e sentido que as pessoas dão ao trabalho,  e isso porque com certeza tem conhecimento sobre a cultura, valores , propósitos, filosofia e estratégia  da empresa.  

Segundo Bergamini (1994)  “os dois primeiros tipos de investigação mais simples a respeito da eficácia do líder estão contidos nas teorias dos traços e dos estilos, que enfatiza especialmente as qualidades pessoais do líder”.

O líder é um facilitador, influenciador e precisa mostar apoio a sua equipe , ser capaz de estruturar  situações, mostrar caminhos, possibilidades, para qu assim atinjam os objetivos, há diversos tipos e estilos de lideranças, mas ao meu ver para formar times de alta alta performance , o melho perfil seria a liderança situacional, onde se adequará de acordo com os perfis da equipe. A cada momento podemos mudar a interação com a  equipe, há momentos de ser diretivo, participativo, delagativo e até mesmo coach. Enquanto líder temos que estar a serviço do outro, possibilitar o crescimento e progresso de sua equipe,  deverá também, saber se comunicar , pois para orientar há um tipo de comunicação diferente do que para ensinar, delegar, interpretar.      

Estilo de liderança apropriado para o desenvolvimento da equipe de alta performance:

A maioria dos times não melhora e não mudam  naturalmente, sem uma liderança  há grandes chances de não ter nenhum desenvolvimento, como um time de futebol que para vencer precisará de um técnico.    Oestilo correto de liderança formará equipes de alta performance.  Líderes humanizados beneficiam o outro, seus sonhos incluem  o sucesso da equipe, é como convidar a equipe para conquistar o sonho juntos,  consegue ainda compartilhar visão, objetivos estratégicos, metas compartilhadas, a equipe é motivada a trabalha me conjunto, o líder precisa se comunicar bem, ouvir, ter escuta ativa, não deve agrdir as pessoas com atitudes arrogantes, quando ouve a equipe estimula que todos se comuniquem também,  deverá se autogerencias, ter capacidade de antecipar cenários, ser proativo, ter uma comunicação eficiente, direta e clara, propiciar um ambiente colaborativo de cooperação, ter habilidade de resolver conflitos,  adaptação, ter inteligência emocional, são agentes de mudança e de desenvolvimento, e ter um modelo de gestão que vise o bem estar das pessoas, e ao mesmo tempo tenha relação com os objetivos estratégicos da empresa.

líder situacional é capaz de alternar diferentes tipos de liderança, dependendo da situação, da tarefa e, principalmente, do perfil da equipe com que deverá trabalhar. Consegue lider com novs situações, imprevistos, é flexivível, ouve e ajuda a equipe a se organziar.

Também Podemos noe embasar no perfil da liderança transformacional que corresponde a uma relação entre líderes e liderados em que a qualidade da comunicação atinge níveis muito altos,  apostas no  compromisso e incentiva as pessoas a examinarem a missão, visão, valores  da organização de forma a garantir o máximo de engajamento.

Está sempre atenta aos detalhes do cotidiano da equipe e que busca empoderar todos, segundo seus talentos e suas aptidõess.

Podemos ainda ter um estilo por hora de líder coach,  

Os papéis fundamentais a serem desenvovidos nas equips de alto desempenho:

-Incentive feedbacks: o ideal seria qeu fosse uma via de mão dupla, e ajuda a estabelecer relações de confiança.

-Segurança psicológica: para que uma equipe seja bem-sucedida, precisa de um ambiente em que exista confiança e valorização, onde a equipe possa se expresser sme medo, sem julgamentos.

-Priorize a transparência nas relações: a transparência está diretamente ligada à clareza  isso gera responsabiliadade e compromisso, é possível  aumentar a confiança entre a equipe, que é uma  característica fundamental para se formar equipes de sucesso.

-Compartilhe os valores da empresa: os funcionários devem conhecer os valores, missão e visão   da empresa.

-Desenvolva metas e desafios: a clareza nas metas e nos desafios é importante para que todos saibam onde devem chegar e qual será o caminho a ser percorrido.

-Eleve a empresa: acredite e confie nas estratégias de suas empresa, admire, conheça e repasse para a equipe.

Considerações finais

Para formar equipes de alta performance é preciso valoriza  e a comunicação,  a empresa organização que permite o colaborador expressar suas ideias  será desenvolvida e criará um time de alto desempenho, quando  a  comunicação entre o líder e o liderado se estabelece, todas as reações dos  subordinados serão conhecidas pelo líder e   reconhecerá a importância da comunicação no exercício da liderança, um  líder deve  ter a capacidade de agregar pessoas e conduzi-las na mesma direção, lidando com emoções, valores e crescimento. É fundamental saber  se comunicar de forma cara e objetiva, liderança autoritária  não tem mais espaço,  pois é necessária a participação de todos, para  o diálogo, a colaboração e cocriação, é preciso que a equipe  contribua para o desenvolvimento da empresa e o líder estando  ligado  a sua equipe, poderá proporcionar as ferramentas necessárias para o atingimento do objetivo.

Equipes de alto desempenho trazem vantagens competitivas e agregaam valor  para todos os negócios da empresa, o  desempenho é conseqüência do potencial de cada integrante da equipe e o papel do líder é fundamental para que a equipe se desenvolva e alcance uma alta performance, contribui para que a equipe seja eficaz  e se torne  um diferencial competitivo para a organização.

As empresas precisam adotar um modelo de equipes com foco em  alto desempenho e um líder capaz de guiar estas equipes rumo a alta performance, vlorizando a comunicação e alcançar  maior produtividade e lucratividade.

Referências bibliográficas

  • BRUCE, Anne.  Como motivar sua equipe. Rio de Janeiro: Sextante, 2009
  • CHANDLER, Steve e Richardson, SCOTT. 100 maneiras de motivar as pessoas. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.
  • CHIAVENATO, Idalberto. Gerenciando pessoas. São Paulo: Prentice Hall, 2003 - 4ª ed.
  • VERGARA, Sylvia. Gestão de Pessoas. São Paulo: Atlas, 2006
  • https://www.qrpoint.com.br/blog/como-fazer-o-desenvolvimento-de-equipes-em-sua-empresa - acesso 15/02/22 às 19h40

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (182.1 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com