TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA

Por:   •  17/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.409 Palavras (18 Páginas)  •  7.012 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        5

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        7

3        ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA        9

4        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        11

5        METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        13

6        PLANOS DE AULA        15

CONSIDERAÇÕES FINAIS        20

REFERÊNCIAS        21

INTRODUÇÃO

Este relatório reúne conhecimentos característicos ao estágio que teve como objetivo explorar a formação e a prática do professor que atua na educação infantil. Foi analisada a importância que ele atribui a essa formação para melhoria de sua profissão e o papel da formação na prática educativa do professor.

Foi analisado o contexto da educação infantil, e a forma como os alunos relacionam-se entre si e com os demais presentes em seu dia a dia. Ao analisar a atuação do professor em sala de aula, podemos compreender melhor como atuar em nossa profissão, em geral podemos aprender na pratica aquilo que muitas vezes até o presente momento só havíamos visto na teoria.

Infelizmente, o contexto mundial em que nos encontramos relacionadas a covid-19, impossibilitou que os estudantes pudessem ter um contato melhor com sua profissão, mas ainda assim a Unopar, dedicada aos seus alunos tem proporcionado aulas que venham fazê-los desfrutar do conhecimento na atuação dos profissionais.

Conforme os temas estudados, a intencionalidade da metodologia educacional deve oferecer a exploração da estrutura corporal, a organização do espaço e as primeiras noções geométricas. A Educação Infantil na fase inicial da educação formal tem o poder de despertar na criança o interesse pela leitura, escrita, matemática, entre muitos outros. Isso vai decorrer da forma como essa criança é estimulada e incentivada. Nessa perspectiva, essa fase em que as crianças começam a frequentar a escola deve ser marcada com muita alegria. Através do lúdico as crianças com certeza serão mais alegres, felizes e motivadas.



  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

O desenvolvimento infantil tem sido objeto de diversas análises e pensamentos nas diferentes abordagens da psicologia ao longo da história dessa ciência. A elaboração do dilema dos estágios ou períodos do desenvolvimento infantil, na análise de Elkonin (1987), tem fundamental importância teórico-prática, na medida em que elucida a questão da sensibilidade de determinados períodos do desenvolvimento a determinados tipos de influência educativa, bem como envolve compreender as leis de transição de um período a outro do desenvolvimento da criança e, portanto, as forças motrizes do desenvolvimento psíquico.

Ademais, Elkonin (1987) considera que a correta solução do problema da periodização do desenvolvimento tem como significado prático embasar o planejamento ou replanejamento dos sistemas de educação e ensino das futuras gerações, desafio que se colocava para a sociedade soviética com o advento da Revolução Socialista de 1917 e que não deixa de estar posto em nossa sociedade.

Vygotski considerava inteiramente equivocado o ponto de vista dos diversos aspectos da psicologia vigentes em sua época, que julgava como equivalentes e idênticos o funcionamento psíquico e a concepção de mundo de uma criança européia de família instruída dos dias de hoje e uma criança de alguma tribo primitiva, da criança da Idade da Pedra, da Idade Média ou do século XX.

Elkonin chama a atenção para a importância de um enfoque histórico do processo de desenvolvimento, revelando que certos estágios do desenvolvimento infantil delineiam-se no curso da história da humanidade, com a alteração do lugar ocupado pela criança nas sociedades.

De acordo com ele, a reconstituição da atividade dos adultos em condições lúdicas especiais carece de todo o sentido, em virtude da identidade das ferramentas que utilizam as crianças e os mais velhos, bem como da gradual aproximação das condições de seu emprego às situações concretas de trabalho. Assim, Elkonin evidencia que o desafio protagonizado surge historicamente em função da complexificação das forças produtivas, que vão tornando o trabalho dos adultos inexeqüível para a criança, afastando-a do ambiente produtivo e das atividades dos adultos e exigindo um período de preparação especial para o trabalho e para a vida adulta.

É possível afirmar que os jogos de papéis surgem como um modo peculiar de penetração na esfera da vida e relações adultas interditas para as crianças, determinando o delineamento de um novo período no desenvolvimento infantil, que recebeu, na psicologia infantil, o nome de período do desenvolvimento pré-escolar.

Nesse sentido, vemos que Vigotski, Leontiev e Elkonin compreendiam o desenvolvimento infantil como fenômeno histórico não determinado por leis naturais universais, mas diretamente ligado às condições objetivas da organização social, sendo fundamental considerar o lugar ocupado pela criança nas relações sociais e as condições históricas concretas em que seu desenvolvimento se desenrola.

Ao contrário, Vygotski (1995) explicita a subordinação dos processos biológicos ao desenvolvimento cultural, demonstrando que a cultura resulta formas especiais de conduta, modifica a atividade das funções psíquicas, edifica novos níveis no sistema do comportamento humano em desenvolvimento. Vygotski almejava uma periodização baseada na essência ou nas particularidades essenciais do processo de desenvolvimento psicológico, ele defendia que devemos renunciar a todas as tentativas de classificar as idades por sintomas e passar, como fizeram a seu tempo outras ciências, a uma periodização baseada na essência interna do processo estudado.A dinâmica do desenvolvimento refere-se ao conjunto de todas as leis que ajustam a formação e as mudanças das novas estruturas em cada idade, e sua compreensão implica a análise das relações entre a personalidade da criança e seu meio social naquela etapa do desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)   pdf (649.8 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com