TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança e Motivação

Por:   •  30/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  8.437 Palavras (34 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 34

Visão geral

[pic 1]

Apresentação do curso:

Prezados alunos,

O meu nome é Luis Miguel Luzio dos Santos, sou de nacionalidade portuguesa, mas moro no Brasil há 26 anos. Sou formado em Economia e Administração, fiz Mestrado em Administração e Doutorado em Ciências Sociais, leciono no ensino superior há 14 anos e, além da disciplina de Economia, trabalho com Socioeconomia e Sustentabilidade, tanto na graduação quanto na pós-graduação e no mestrado em Gestão e Sustentabilidade.

É com enorme satisfação que tenho a oportunidade de trabalhar com vocês no curso de Liderança e Motivação. Este curso é de grande importância para a formação do gestor, já que se propõe a compreender o contexto da influência humana, a qual invade os relacionamentos pessoais internos à organização. Inicia-se a primeira unidade da disciplina por apresentar os conceitos introdutórios que garantem os fundamentos necessários à compreensão do campo estudado, enfocando os propósitos da compreensão das teorias da motivação, seus problemas fundamentais e áreas de atuação específicas. Finaliza-se a primeira unidade expondo e interpretando os principais conceitos de QVT – qualidade de vida no trabalho, com uma atenção especial para o debate acerca deste tema.

A segunda webaula do curso trabalha em torno de outro conceito importantíssimo para a compreensão do comportamento humano e organizações. Inseridos nesta instigante temática, discute-se o conceito de liderança, quais as suas implicações, se é possível aprender a ser líder. Por último, trabalhamos os conceitos de liderança visionária.

Toda a abordagem do curso tem a finalidade de contextualizar os diferentes conceitos, ressaltando os impactos no cotidiano social e suas interfaces, que visam construir uma organização no sentido amplo da palavra, muito mais humana e mais sustentável, considerando as dimensões econômica, social e ambiental, lembrando que só o equilíbrio entre elas poderá trazer um desenvolvimento consistente e desejável.

Acompanhe-nos nesta busca pelo conhecimento e pela construção de um mundo melhor.

[pic 2]

 

Objetivos:

O presente curso objetiva proporcionar ao aluno uma visão sistêmica acerca da compreensão do comportamento humano e de seus impactos, servindo-se da análise de importantes conceitos, como motivação e liderança, o que possibilita a tomada de decisão de forma mais consistente e assertiva, ainda mais diante de um contexto complexo e conturbado como o atual. Pretende-se trabalhar os principais assuntos relativos aos conceitos de liderança e da motivação humana: como se dá o processo motivacional e o comportamento de liderança, no sentido de apresentar os principais aspectos e sua análise interpretativa de forma que se possibilite compreender os meandros dessa instigante temática, considerando suas particularidades e desdobramentos em toda a vida social e organizacional, nomeadamente se tornando fundamental na tomada de decisão e interpretação da realidade que nos cerca.

[pic 3]

Conteúdo Programático:

  • WebAula 1 - Comunicação
  • WebAula 2 - Liderança

[pic 4]

Metodologia:

Nas webaulas utilizaremos todos os recursos necessários e disponíveis para o desenvolvimento da discussão do conteúdo, sendo assim, faremos uso de:

  • Textos da própria web-aula e de outros sites que possam contribuir para a discussão;
  • Vídeos que podem esclarecer ou aprofundar determinados conteúdos;
  • Avaliações virtuais quando será realizada a verificação do aprendizado;
  • Entre outros recursos que poderão ser utilizados visando maior entendimento da matéria.

[pic 5]

 

Avaliação Prevista:

Cada webaula conterá uma avaliação virtual composta de 5 questões (sendo assim, temos 2 webaulas com 5 questões cada).

WEBAULA 1

MOTIVAÇÃO

INTRODUÇÃO

Caros alunos, iniciamos aqui o nosso curso de Liderança e Motivação, conteúdos relevantes para quaisquer áreas interessadas no comportamento humano, tais como, psicologia, administração, entre outros, e, de forma particular, às mais próximas da gestão. Pretende-se trabalhar os principais assuntos relativos à liderança e à motivação humana, no sentido de apresentar os principais conceitos, análises interpretativas e teorias que possibilitem compreender os meandros que envolvem essas instigantes temáticas, considerando suas particularidades e desdobramentos em toda a vida social e organizacional, na tomada de decisão e interpretação da realidade que nos cerca.

O presente material pretende abordar a temática motivação e liderança de forma a facilitar a compreensão de conteúdos que, por tradição, são apresentados de forma hermética e pouco acessível aos não iniciados. Busca-se explanar em linguagem simples o funcionamento dos principais conceitos, seus impactos e consequências potenciais, sem esquecer que se trata de uma ciência social que jamais poderá cair no determinismo ou numa visão meramente funcionalista da realidade, negligenciando a complexidade humana ou fazendo deste apenas instrumento de dominação.

Outra preocupação presente neste texto é buscar apresentar esta interessante área de investigação do comportamento humano como uma área comprometida com o bem comum e com um desenvolvimento equilibrado, ético e responsável socialmente.

Aproveitem a leitura,

Prof. Dr. Luís Miguel Luzio dos Santos

 

 

1.1   O que é Motivação

Motivação é um termo de difícil definição, que tem sua origem semântica ligada às expressões latinas motivus, movere, que significam mover. Pode-se dizer, primeiramente, que, em tudo que se faz, há um motivo para tal. Desta forma, motivo pode ser entendido como algo que induz e impulsiona a pessoa a agir de determinada forma. Para DeCenzo e Robbins (2001) motivação estaria relacionada a ter a disposição de fazer alguma coisa, quando esta coisa é condicionada por sua capacidade de satisfazer alguma necessidade para o indivíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (60.3 Kb)   pdf (566 Kb)   docx (282.7 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com