TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar

Por:   •  30/10/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  48 Visualizações

Página 1 de 2

João Victor Vieira de Oliveira

R.A.: 7441440

APS – Direito Tributário

"Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar" é uma obra fundamental no campo do Direito Tributário, que aborda de forma detalhada as restrições e limitações impostas pela Constituição Federal ao poder de tributar. O livro oferece uma análise profunda e abrangente das questões relacionadas à tributação no Brasil.

A obra se destaca por sua abordagem crítica e minuciosa das disposições constitucionais que regulam o sistema tributário brasileiro. Os autores discutem as limitações impostas pela Constituição Federal de 1988, destacando o princípio da legalidade, que exige que os tributos sejam criados por meio de lei, e outros princípios como a irretroatividade e a anterioridade.

Além disso, o livro examina os direitos e garantias fundamentais dos contribuintes, tais como a igualdade tributária, a capacidade contributiva e a vedação à tributação confiscaria. Também são analisados os tributos em espécie, como o Imposto de Renda, o ICMS, o IPTU, entre outros, à luz das limitações constitucionais.

Os autores apresentam casos e jurisprudência relevantes que ilustram a aplicação prática das limitações constitucionais ao poder de tributar. Isso torna a obra útil tanto para estudantes de Direito como para profissionais da área, como advogados, auditores fiscais e magistrados.

Em resumo, "Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar" é uma obra de referência que contribui significativamente para a compreensão do complexo sistema tributário brasileiro e das garantias e direitos dos contribuintes estabelecidos na Constituição. Aprofunda-se nas questões teóricas e práticas do Direito Tributário e oferece uma base sólida para aqueles que desejam compreender e atuar nessa área do Direito.

Quanto a isso, somente a Constituição Federal pode prever ou criar tais imunidades. Conforme o quadro comparativo:

Quadro Comparativo de Imunidades Tributárias

Imunidade Recíproca

Art. 150, VI, a, CF

Impede        que        a        União, Estados e Municípios cobrem impostos uns dos

outros.

Imunidade Religiosa

Art. 150, VI, b, CF

Visa proteger a liberdade religiosa

Imunidade de Partidos Políticos, Entidades Sindicais e sem Fins Lucrativos de Educação e Assistência Social

Art 150, VI, c, CF

Partidos políticos: Visa proteger as ideias de grupos e pluripartidarismo; Entidades sindicais: os trabalhadores nas relações de emprego e trabalho, por serem mais vulneráveis;

Entidades sem fins lucrativos: quando possuem a missão precípua de atender as necessidades de educação e de assistência social de forma subsidiária, principalmente de de populações em situações de vulnerabilidade social. Defendendo direitos sociais previstos na

Constituição Federa.

Imunidade de Livros, Jornais e Periódicos de Papel

Art 150, VI, d, CF

Visa fomentar a cultura, as artes e a difusão de informações. Defender o exercício da liberdade de expressão intelectual, artística, científica e de

comunicação da população.

Imunidade Musical

Art 150, VI, e, CF

Visa        proteger        e        valorizar        obras

musicais produzidas no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (54.6 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com