TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Limites e características de elementos de gerenciamento organizacional

Artigo: Limites e características de elementos de gerenciamento organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Artigo  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 4

Definição de três elementos que acabam se confundindo no nosso dia-a-dia organizacional, na sala de aula e até mesmo nas literaturas. Estes elementos são: cultura organizacional, comportamento organizacional e clima organizacional. Ainda que possa parecer apenas um preciosismo acadêmico, a perfeita compreensão do que é cada um desses elementos é fundamental para a gestão organizacional, principalmente a gestão de pessoas. Sabendo-se o que é, quais os limites e quais as particularidades de cada um deles.

Para um melhor entendimento desses elementos, as definições sob cinco dimensões: a dimensão temporal, a dimensão reativa, a dimensão funcional, a dimensão científica e a dimensão relacional.

A dimensão temporal se refere à abrangência de cada elemento em relação ao tempo. A cultura organizacional é a que tem a maior abrangência, pois ela se configura a partir da fundação da empresa. Determinantes como os valores dos fundadores, os estilos de liderança, o ramo de negócio, seus símbolos e rituais vão moldando as pessoas que nela trabalham. É algo fácil de entender quando fazemos uma comparação entre o “grupo empresa” e o “grupo familiar”. Cada família possui sua própria “cultura familiar”, a sua forma de ser, seus valores e seus princípios a partir das definições e conselhos do patriarca e das atitudes de seus principais componentes. Similar a isso temos a cultura organizacional. De menor abrangência temporal temos o comportamento organizacional que é uma espécie de “média” dos comportamentos individuais. É o resultado de ações do ambiente interno e externo à organização, ou seja, é a reação final do grupo de pessoas que trabalham na organização acarretada pelas ações internas (liderança, ambiente físico, comunicação interpessoal...) e externas (concorrência, política, economia...). Sob a dimensão temporal, o comportamento organizacional possui menos abrangência, pois as suas reações surgem a partir de ações mais recentes dos ambientes interno e externo.

A dimensão reativa se refere à velocidade com a qual o elemento se modifica, é a velocidade da mudança. A cultura organizacional é a que mais lentamente se modifica. Por estar ligada a fatores mais longínquos que se “acomodam” ao longo da história da organização, modificações nesse elemento são mais lentas e mais difíceis, a resistência à mudança das pessoas é maior. Utilizando a mesma analogia, mudar a forma de ser de uma família que foi se formando através dos anos dentro de moldes muito bem definidos não é impossível, mas requer muito tempo e muita administração das resistências. O comportamento organizacional possui uma reatividade maior. Os fatores ambientais internos e externos geram reações mais ou menos imediatas.

A dimensão funcional se refere à abrangência do elemento dentro do contexto organizacional. A cultura organizacional abrange todos os fatores históricos, os rituais, os costumes, os estilos de liderança, os valores e os princípios definidos ao longo da existência da organização. Esses fatores são originados a partir dos fundadores, líderes, clientes e dos próprios funcionários que também têm, cada um, a sua própria cultural. O comportamento organizacional abrange todos os fatores relacionados ao comportamento humano tais como atitudes da liderança, relacionamento interpessoal, resistência à mudança, condições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com