TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A eficácia do gerenciamento de materiais, como isso afeta organizacional e economicamente na empresa

Pesquisas Acadêmicas: A eficácia do gerenciamento de materiais, como isso afeta organizacional e economicamente na empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.380 Palavras (10 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 10

⦁ introdução

O seguinte trabalho tem como objetivo, mostrar a eficácia da administração de materiais, como esta influencia de forma organizacional e econômica na empresa.

Serão apresentadas formas de armazenamento e controle de mercadorias e de como funciona a logística. Bem como os problemas enfrentados pelas empresas que não utilizam desta prática, pois tem suas despesas aumentadas e diminuição nos seus lucros.

E para a melhor compreensão, será apresentado um caso de insucesso de uma empresa que não utilizou da administração de materiais bem como o funcionamento da logística.

⦁ 2 JUSTIFICATIVA

A falta de controle no estoque poderá acarretar na falta de produtos necessários e muito vendáveis, e no excesso de produtos com menor saída, além do extravio de mercadorias trazendo maior custo e prejuízo para a empresa.

Quando uma empresa tem a atuação da administração de materiais, ela consegue assegurar o contínuo abastecimento de artigos necessários para comercialização direta ou capaz de atender aos serviços executados pela empresa. As empresas objetivam diminuir os custos operacionais para que elas e seus produtos possam ser competitivos no mercado.

Então para que problemas como esses citados acima não ocorram, faz-se necessário dar ênfase a administração de materiais, pois é nesse setor que toda mercaria terá seus devidos cuidados.

3 TEMA

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

CONTROLANDO OS ESTOQUES

⦁ OBJETIVOS

⦁ 4.1 - OBJETIVO GERAL

Enfatizar a importância da Administração de Materiais para a indústria.

⦁ OBJETIVOS ESPECÍFICOS

⦁ Conceituar Administração de materiais;

⦁ Definir sua finalidade;

⦁ Apresentar métodos de armazenamento de materiais;

⦁ Apresentar métodos de controle de armazenamento de materiais;

⦁ Mostrar como funciona a logística;

⦁ CRONOGRAMA

Atividade Data

Processo seletivo e resultado Junho/2013

Período das aulas 25/06/2013 a 07/02/2014

Período de pesquisa e elaboração do TCC 30/01/2014 a 06/02/2014

Apresentação do TCC 07/02/2014

⦁ DESENVOLVIMENTO

A Administração de Materiais é um subsistema do Sistema-Empresa. Seu enfoque fundamental é determinar o quê, quanto e como adquirir ao menor custo - desde o momento de sua concepção até seu consumo final - para repor o estoque.

A Administração de Materiais tem por finalidade principal assegurar o contínuo abastecimento de artigos necessários para comercialização direta ou capaz de atender aos serviços executados pela empresa.

Existem varias formas de armazenamento de materiais, e para isso deve ser considerado alguns itens:

⦁ Volume das mercadorias / espaço disponível;

⦁ Resistência/ tipo das mercadorias (itens de fino acabamento);

⦁ Numero de itens;

⦁ Temperatura, umidade, incidência de sol, chuva, etc.;

⦁ Manutenção das embalagens originais/ tipos de embalagens;

⦁ O sistema de estocagem escolhido deve seguir algumas técnicas imprescindíveis.

Na administração de materiais, as principais técnicas de estocagem são:

Carga unitária: Dá-se o nome de carga unitária a carga constituída de embalagens de transporte que arranjam ou acondicionam uma certa quantidade de material para possibilitar o seu manuseio, transporte e armazenamento como se fosse uma unidade. A formação de carga unitária através de pallets. Pallet é um estrato de madeira padronizado, de diversas dimensões. Suas medidas convencionais básicas são 1.100mm x 1.100mm, como padrão internacional para se adequar aos diversos meios de transportes e armazenagem;

Caixas ou gavetas: É a técnica de estocagem ideal para materiais de pequenas dimensões, como parafusos, arruelas, e alguns materiais de escritório; materiais em processamento, semi acabados ou acabados. Os tamanhos e materiais utilizados na sua construção serão os mais variados em função das necessidades especificas de cada atividade.

Prateleiras: É uma técnica de estocagem destinada a materiais de tamanhos diversos e para o apoio de gavetas ou caixas padronizadas. Também como as caixas poderão ser construídas de diversos materiais conforme a convivência da atividade. As prateleiras constituem o meio de estocagem mais simples e econômico.

Raques: Os raques são construídos para acomodar peças longas e estreitas como tubos , barras, tiras, etc.

Empilhamento: trata-se de uma variante da estocagem de caixas para aproveitamento do espaço vertical. As caixas ou pallets são empilhadas uns sobre os outros, obedecendo a uma distribuição equitativa de cargas. Container

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com