TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistic

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.160 Palavras (9 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

DESAFIO PROFISSIONAL

Disciplinas:

Logística Empresarial

e

Planejamento, Programação e Controle de Produção

TAGUATINGA- DF

2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. DADOS DA EMPRESA 4

2.1 Situação Atual da Cadeia de Suprimentos 4

2.1.1 Matéria primas utilizadas 4

2.1.2 Principais fornecedores 4

2.1.3 Locais de armazenamento 4

2.1.4 Processo produtivo 4

2.2 Mapeamento dos Principais Problemas da Empresa 5

2.3 Plano de Melhorias 6

2.4 Indicadores de Desempenho 7

2.4.1 Laboratório de testes de qualidade 7

2.4.2 Satisfação e conquista de cliente 8

2.5 Descarte do Produto 8

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 8

4. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10

1. INTRODUÇÃO

Em um cenário macroeconômico instável como o que vivemos, as organizações são forçadas a buscarem mais qualidade e menor custo de seus processos e produtos. Assim, cotidianamente, as empresas perseguem medidas, que possam ser eficazes e, que lhes assegurem vantagens competitivas.

Bititci (2001) defende que, algumas empresas para que se mantenham competitivas, adotem estratégias de tecnologias para o gerenciamento dos seus negócios, que gerem um maior conhecimento, tanto do ambiente externo como do interno. Tornaram-se objetivos de desempenho importantes para o crescimento organizacional a qualidade, flexibilidade, rapidez e custo.

Nesta medida, o PCP torna-se peça importante para a sobrevivência e o crescimento das empresas.

Este trabalho analisa o Planejamento e o Controle da Produção (PCP) de uma indústria, que atua no seguimento da construção civil, na produção de concreto, com sede no Distrito Federal, local em que iniciou como empresa. Hoje, expandiu seus negócios para o Estado de Goiás e para as capitais dos Estados do Rio Grande do Norte e Paraíba e com estudos, já bem adiantados, para atuar em outros estados da Federação.

Nosso estudo foi desenvolvido através de visitas a sede administrativa da empresa e nas usinas de produção de concreto no Distrito Federal, com o objetivo de realizar entrevistas, acompanhamento da produção, verificação de medidas de controle, com os colaboradores nos níveis estratégico, tático e operacional e através de estudos bibliográficos.

Assim, todos os dados e análises que integram este trabalho, tem como referência a indústria instalada no Distrito Federal.

Em razão das análises desenvolvidas, foram identificados alguns aspectos em desacordo com os estudos do PPCP, principalmente relacionados ao controle e indicadores de desempenho, que no corpo deste trabalho serão apresentados, com propostas, segundo nossa visão, para corrigi-los.

Com foco nas dimensões da indústria analisada, podemos classifica-la como: empresa privada, terciária, de grande porte, ou seja: empresa com mais de 500 funcionários, com grande volume de recursos, tanto financeiro, de equipamentos tecnológicos e de material humano, que transforma matérias primas em um produto largamente utilizado na construção civil.

2. DADOS DA EMPRESA

Nome da empresa: CONCRETOS S.A. (nome fictício).

Região em que atua: Todo o Distrito Federal, Algumas cidades do Estado de Goiás, Natal e João Pessoa e com estudos para atuar em outros estados da federação.

Produto que comercializa: Concreto

Público Alvo: Grande, médias e pequenas construtoras, atendendo, ainda, pedidos de pessoas físicas.

Principais concorrentes: BRAMIX, ENGEMIX, REALMIX, CONCRETO CIPLAN, CONCREMAR, SUPERMIX CONCRETO e REDEMIX.

2.1 Situação Atual da Cadeia de Suprimentos

2.1.1 Matéria primas utilizadas

Para a produção de concreto a empresa utiliza diversas matéria primas a saber: Brita número 1 (um) e número 0 (zero), Areia eólica, areia artesanal, areia natural, cimento, aditivos e água.

2.1.2 Principais fornecedores

A areia, concreto e brita a empresa diversificou o número de fornecedores e dispõe de transporte próprio para colocar os insumos nas diversas usinas. A água utilizada é proveniente da CAESB e os aditivos são adquiridos da GRACE, indústria com sede no Rio de Janeiro e que faz a entrega nas diversas usinas e a MATCHEM, também com sede no Rio de Janeiro e que utiliza o mesmo procedimento.

2.1.3 Locais de armazenamento

A empresa não faz grandes estoques de insumos e não faz estoque do produto, uma vez que, após receber a primeira gota d’água, em duas horas e meia o concreto tem que ser utilizado. Como a produção é diária e obedece a uma agenda consolidada no dia anterior, as matérias primas utilizadas, são armazenadas em quantidades um pouco acima das quantidades necessárias para atender a produção do dia. Os aditivos são armazenas em recipientes próprios, existentes em cada usina de produção, em quantidades, que atenda a demanda de uma semana, e, a água, é fornecida pela empresa pública prestadora desse serviço da forma como nós conhecemos, existindo em cada usina de produção cisternas com capacidade diversas.

2.1.4 Processo produtivo

Nas três usinas fixas o processo de produção é automatizado e gerenciado por um computador,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (58.7 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com