TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica Reversa

Por:   •  19/11/2015  •  Artigo  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho de logística reversa

Objetivo Geral

Criar um projeto sustentável que venha a reaproveitar a serragem em um processo de fabricação de chapas de compensados.

Descrição

        Madeireira Presidente: empresa do ramo da construção civil a vinte e nove anos, hoje situada município de Imbé/RS . Hoje a organização trabalha com marcenaria, tal setor acarreta a empresa uma quantidade de cerca de 30m³  de serragem por trimestre. Estes resíduos são sugados por um maquinário, que por lei é exigido, e enviados a um ambiente de armazenagem.

        Passado o trimestre uma empresa do estado de Santa Catarina (Cerâmica Magesa) que fabrica tijolos recolhe estes resíduos para a sua queima em fornos que são utilizados na fabricação de tijolos. Este procedimento é acompanhado e documentado conforme exigido por lei[1]. Esta olaria que faz a retirada da serragem na organização tem de ser registrada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis [2], órgão que visa a preservação, melhoria e preservação da qualidade ambiental, e a finalidade do resíduo deve ser destinado de acordo com o que a Madeireira Presidente declara a este órgão.  

        Tendo a atual finalidade da serragem como a sua queima em fornos para a fabricação de tijolos, o grupo desenvolveu um projeto onde este resíduo venha a ser destinados para a fabricação de compensados na empresa Industria e Comercio de Compensados Bolsoni do estado de Santa Catarina. Acreditando que este processo possa contribuir não só para a organização mas também com o meio ambiente.

Justificativa

Nos dias de hoje a população mundial vêm a cada dia se preocupando mais com o meio ambiente, e as consequências que ação do homem traz para ele. Grande parte dos resíduos sólidos que são gerados , não possuem um destino correto, afetando assim o meio ambiente.

        É neste contexto que os resíduos sólidos se tornam um dos maiores problemas a ser discutido nos últimos anos. Em um cenário aonde o ritmo de produção dos resíduos vem crescendo em uma aceleração constante,  o  destino deste deve ser realizado conforme as leis pertinentes, caso contrario o meio ambiente sofrerá grandes consequências.

        Através do presente projeto, será possível destinar os resíduos produzidos pela Madeireira Presidente de forma correta, fazendo com que a empresa e a sociedade em si tenham benefícios a frente da situação.

        

        


...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (43.4 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com