TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica na região Sul

Por:   •  13/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  3.108 Palavras (13 Páginas)  •  626 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ[pic 1]

          CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA

          CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

         CAMPUS AVANÇADO DE QUIXERAMOBIM

LOGÍSTICA II

CÍNTIA DE OLIVEIRA

JAYLANE MONTEIRO

KAROLINE BARBOSA

NÁBLYA AZEVEDO

VANESSA LEMOS

QUIXERAMOBIM – CEARÁ

MAIO – 2016

INTRODUÇÃO

O Sul é a região territorialmente menos extensa desse país. Divide-se em três unidades federativas: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Começou a ser colonizada durante os séculos XVII e XVIII, sofreu grandes influencias dos europeus principalmente de origem italiana e germânica e em 1648, os portugueses foram os fundadores da vila de Paranaguá, a mais antiga cidade da Região Sul do Brasil e do Paraná.

A região Sul apresenta índices sociais acima da média brasileira, é também a mais alfabetizada, e a com menor incidência de pobreza. Tem sua história marcada pela grande imigração europeia, pela Guerra dos Farrapos, e, mais recentemente, pela Revolução Federalista

PARANÁ

A economia do Paraná baseia-se na agricultura, na indústria e no extrativismo vegetal. Os principais produtos agrícolas são a cana-de-açúcar, o milho, a soja, a mandioca, o trigo, o algodão e a laranja. O seu rebanho bovino soma 9,5 milhões de cabeças; o suíno, 4,2 milhões; e o ovino, 570 mil. Além disso, avicultura conta 125 milhões de galináceos.

Existem também importantes jazidas de calcário no estado, alem de outras atividades econômicas relevantes que são a extração de gás natural e água mineral e a pequena produção de petróleo. Os principais setores industriais paranaenses são a agroindústria, o de papel e celulose, o de fertilizantes e, mais recentemente, o automobilístico e o de eletroeletrônicos.

O Paraná tem um grande potencial hidrelétrico muito bem aproveitado, especialmente no rio Iguaçu, onde foram construídas várias hidrelétricas. É um dos estados que mais contribuiu para as exportações brasileiras.  Suas exportações para o mercado externo são feitas pelo porto de Paranaguá, por Foz do Iguaçu, pelo Aeroporto Internacional Afonso Pena e uma pequena parte pelo município de Barracão no sudoeste do estado. E seu escoamento interno é feito através de rodovias e ferrovias em ótimo estado de conservação, sendo assim, o estado é exemplo de infraestrutura multimodal para escoamento da produção.

Os principais produtos exportados pelo Paraná são: soja em grão, farelo de soja, milho, algodão, café, erva-mate, produtos refinados de petróleo, caminhões e outros. Os principais produtos importados pelo Paraná são: trigo, petróleo e derivados, fertilizantes, veículos, máquinas, carvão mineral, vidros, eletrodomésticos e outros.

O comércio exterior é feito com os seguintes países: Estados Unidos, Alemanha, Itália, Países Baixos, Japão, Bélgica, Noruega,Inglaterra, Canadá, Argentina e outros. O comércio interno se faz com os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e outros. No âmbito turístico, o Paraná é um dos estados que tem um grande número de parques nacionais, destacando-se o Parque Nacional do Iguaçu e o Parque Nacional do Superagui.

Os principais pontos de visitação da cidade são seus parques, e Curitiba conta com uma bem distribuída rede deles. Destacam-se o Jardim Botânico, com sua estufa iluminada, o Parque Tanguá e a Ópera de Arame. Além dos parques, são procurados o museu Oscar Niemeyer, a Rua 24 Horas, a panorâmica Torre da Telepar , a praça Santos Andrade onde ficam o Teatro Guaíra e o edifício histórico da Universidade Federal do Paraná, e, em dezembro, o Palácio Avenida, sede do grupo HSBC, onde ocorre o tradicional espetáculo do coral natalino infantil, que reúne milhares de pessoas no calçadão da rua XV de novembro.

SANTA CATARINA

Santa Catarina é uma das 27 unidades federativas do Brasil, localizada no centro da região Sul do país. É o vigésimo estado brasileiro com maior extensão territorial e o décimo primeiro mais populoso, além de ser o nono mais povoado com 295 municípios. Seu clima é subtropical úmido, e sua cobertura vegetal original do estado compreende dois tipos de formação: florestas e campos. As florestas, que ocupavam 65% do território catarinense, os campos ocorrem como manchas dispersas no interior da floresta mista.

Tem sede em Santa Catarina diversas instituições culturais, entre elas o Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, a Academia Catarinense de Letras e o Círculo de Arte Moderna. As mais importantes bibliotecas são a Biblioteca Pública do Estado, a Biblioteca Pública Municipal do Estreito e as das várias escolas da Universidade Federal, em Florianópolis; a Biblioteca Pública Municipal Dr. Fritz Müller, em Blumenau; a Biblioteca Pública Municipal, em Joinville, e a Biblioteca da Fundação Camargo Branco, em Lages.

Os mais importantes museus de Santa Catarina são em Florianópolis, o Museu Histórico (instalado na Casa de Santa Catarina, com armas, uniformes e objetos pertencentes à Companhia Barriga Verde), a casa de Vítor Meireles, o Museu Etnográfico, Etnológico e Botânico, o Museu de Arte Moderna, o Museu do Índio, o Museu do Instituto Geográfico e Histórico e o Museu do Homem do Sambaqui. Em Blumenau, funciona o Museu de História Natural Dr. Fritz Müller; em Brusque, o Museu Arquidiocesano D. Joaquim; em São Francisco do Sul o Museu Nacional do Mar (embarcações brasileiras e estrangeiras); em Joinville, o Museu Municipal (de imigração, colonização e arqueologia) e na antiga estação ferroviária o Museu Estação da Memória; e, em Lages, o Museu Histórico Pedagógico.

Cinco portos especializados formam o sistema portuário catarinense: São Francisco do Sul, Itajaí, Itapoá, Imbituba e Navegantes. O primeiro, essencialmente exportador, é o maior porto graneleiro do estado. O de Itajaí, maior do estado, destina-se fundamentalmente à exportação de açúcar e congelados e ao transporte de combustíveis, enquanto Imbituba é um terminal carbonífero e Laguna, porto pesqueiro.

 Existem 32 aeroportos públicos e privados em Santa Catarina, sendo que somente cinco operam rotas comerciais: Aeroporto Internacional Hercílio Luz em Florianópolis, Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder em Navegantes, Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola em Joinville, Aeroporto Serafim Enoss Bertaso de Chapecó, Aeroporto Diomício Freitas, vizinho a Criciúma, no sul do Estado e o recém inaugurado no ano de 2015, o Aeroporto Regional de Jaguaruna ou Aeroporto Humberto Ghizzo Bortoluzzi.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (190.6 Kb)   docx (365.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com