TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística Empresarial

Por:   •  21/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  1.951 Visualizações

Página 1 de 3

1º Questão (1,0 ponto)

Normalmente, o transporte é o elemento que mais impacta nos custos logísticos de uma empresa, chegando a absorver, em média, dois terços desses custos. A administração da atividade de transporte envolve a escolha do modal de transporte mais adequado em função de suas vantagens e desvantagens para cada situação. A respeito de modais de transporte, avalie as informações a segui:

  1. O modal aéreo é veloz e caro, apresentando uma relação desempenho versus custo viável, quando se trata do envio de cargas de alto valor agregado.
  2. O modal rodoviário caracteriza-se pela baixa flexibilidade, sendo utilizado para complementar o transporte entre os pontos de embarque e desembarque.
  3. O modal ferroviário apresenta leadtimes lentos, baixo custo de frete, e flexibilidade e capilaridade baixas com os destinos fixos.
  4. O modal hidroviário é o transporte que utiliza o meio aquático para a movimentação de cargas e passageiros.

É correto apenas o que se afirma em:

a) I e II.

b) I e IV.

c) II e III.

d) I, III e IV. 

e) II, III e IV

2º Questão (1,0 ponto)

As decisões relativas à rede de distribuição podem ser resumidas na localização de instalações, nas decisões de processamento de pedidos, de estoque e de transportes. A gestão de cada uma dessas variáveis deve levar em conta os seguintes aspectos:

a) Nível de serviço ao cliente e tempo de resposta.

b) Nível de serviço ao cliente e custo total da operação. 

c) Custo do transporte e segurança.

d) Estratégia de mercado e concorrentes.

e) Recuperação de falhas e velocidade.

3º Questão (1,0 ponto)

A gestão dos processos de distribuição e transportes pode ser aferida por intermédio do uso de indicadores de desempenho calculados para essa finalidade. Considerando esse contexto, avalie as afirmações abaixo acerca de conceitos de indicadores usados para mensurar a qualidade do processo de transporte.

  1. Pedido perfeito – mensura o percentual de pedidos entregues no prazo negociado com o cliente, completo, sem avarias e sem problemas na documentação fiscal.
  2. Percentual de entregas (ou coletas) realizadas no prazo – mensura o percentual de entregas (ou coletas) realizadas dentro do prazo combinado com o cliente.
  3. Custo com não-conformidades em transportes – mensura a participação de custos decorrentes de não conformidades no processo de planejamento, gestão e operação de transportes, tais como: devoluções, re-entregas, multas por atraso em entregas, indenizações de avarias, gastos com frete aéreo não previsto.
  4. Índice de atendimento do pedido – mensura o percentual de pedidos atendidos em sua totalidade, na quantidade e na diversidade de itens, na primeira remessa ao cliente.

São corretos os conceitos apresentados nas proposições:

a) I e III, apenas.

b) I e IV, apenas.

c) II e III, apenas.

d) II e IV, apenas.

e) I, II, III e IV.

4º Questão (1,0 ponto)

As mudanças da forma física das mercadorias e o aparecimento de métodos de manipulação, condições de armazenagem e processo de transformação deram um impulso para o desenvolvimento operacional da forma de embarque nos modais. Com isso, destacam-se alguns equipamentos de unitização como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (135.1 Kb)   docx (418.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com