TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística Reversa em Industrias Automotivas

Por:   •  18/8/2023  •  Artigo  •  3.518 Palavras (15 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 15

LOGISTICA REVERSA NAS INDUSTRIAS AUTOMOTIVAS:

Ciclo reverso de residuos pós-consumo e pós-venda

Alberto Luiz da SIlva

Acadêmico em Administração pelo Centro Universitário do Rio São Francisco - UniRios

albertoluizds@hotmail.com

Marília Gabriela Cruz dos Santos

Doutoranda em Direito pela Universidade Federal da Bahia-UFBA

mgcscruz@gmail.com

RESUMO

Com o aumento da cobrança no âmbito ambiental e, também, com a grande cobrança da sociedade, a implatação da logística reversa se tornou indispensavél, atendendo de maneira correta, conciente e eficaz a preservação do meio ambiente por meio corretos, bem como recuperar o valor agregado ao produtos que nem sempre é tido a destinação correta. O presente artigo objetiva abordar as vantagens da implantação da logística reversa como aliado e instrumento de desenvolvimento socioeconômico, além de respeitar e fidelizar seus clientes contribui para maior zelo de nosso planeta, sustentabilidade do negócio, redução de desperdícios, bem como na redução de impactos socioambientais.

Palavras-chave: Logistica, Pós-consumo, Meioambiente, Reaproveitamento, Sustentabilidade.

ABSTRACT

With the increase in environmental charges and, also, with the great demand from society, the implementation of reverse logistics has become indispensable, correctly, consciously and effectively attending to the preservation of the environment through correct means, as well as recovering the value added to products that are not always properly disposed of. This article aims to address the advantages of implementing reverse logistics as an ally and instrument of socioeconomic development, in addition to respecting and retaining its customers, it contributes to greater zeal for our planet, business sustainability, waste reduction, as well as the reduction of socio-environmental impacts.

Keywords: Logistics, Post-consumption, Environment, Reuse, Sustainability.

REVERSE LOGISTICS IN THE AUTOMOTIVE INDUSTRY:

Reverse cycle of post-consumer and post-sale waste

INTRODUÇÃO

A Logística Reversa é conjunto de procedimentos e meios para dar encaminhamento pós-consumo e pós-venda ao setor empresarial, dando reaproveitamento, destinação correta aos resíduos  atingindo o potencial máximo de produção com a redução de custos. Desde a evolução industrial, foi o período de grande desenvolvimento tecnológico a partir da segunda metade do século XVIII. Tal acontecimento causou grandes transformações na economia, assim como a produção de produtos e a exploração abundante dos recursos da natureza.

A busca por excelência sempre existiu, sempre foi ignorada, mas que nos dias atuais tem causado uma cobrança da assidua da sociedade. Nesse contexto, uma empresa bem posicionada tem sempre a vantagem competitiva sobre as demais que não pensa de forma conciente. No Brasil, o setor automobilístico está como um dos principais elementos na indústria de transformação, tornando um dos maiores influenciadores no Produto Interno Bruto Nacional. A liberação de resíduos tóxicos e a contaminação do água, do solo e do ar são alguns dos diversos impactos negativos provocados por veículos de forma geral, ocasionando graves problemas ao meio ambiente. Essa situação abre o questionamento sobre como agregar processos que amenize os impactos e contribua para a sustentabilidade ambiental.

Um dos fatores que dificulta a implantação da Logística Reversa é a falta de conhecimento referente aos processos corretos e responsáveis por seus produtos pós-consumo, que maioria das vezes é descartado incorretamente. Deve-se criar uma sequência de processos essenciais para garantir que os produtos ou seus residuos tenham o caminho inverso, exigindo um nível de integração entre os agentes da cadeia de forma ágil e eficiente.

A abordagem desse trabalho está focada, particularmente, por identificar teoricamente a logística, no que tange ao setor reverso, como fator de preservação ambiental, redução de custos e geração de valor aos clientes por meio de ações que reduzam de forma positiva o gerenciamento de residuos automobilístico. Além disso, explora os elementos teóricos, que são identicados pela sociedade e de interesse a todos.

O presente artigo busca apresentar a necessidade e a importância da aplicação da logística reversa no setor automobilístico Brasileiro. Como a Logistica Reversa pode contribuir nos processos de logistico de forma eficiente nas Industrias Automotivas? São raros os trabalhos acadêmicos que aborde o tema com devida importância, talvez, pela falta de conhecimento dos processos adequados ou falta de iniciativa dos setores responsáveis. Este estudo se utiliza de pesquisa bibliográfica, baseando-se em artigos e livros, enfatizando a questão da Logística Reversa como elemento imprescindível para que as organizações possam agregar valor por meio de processos, tornando-os eficazes e ao mesmo tempo sustentaveis. Torna-se relevantes tanto por questões socioambientais, reduzir custos, viabilizar automação e para promoção do bem-estar, buscando entender de qual forma a Logística reversa auxilia nos processos de produção das indústrias automotivas, havendo a possibilidade de se transformar em ganhos de competitividade dos produtores nacionais, nos diversos setores envolvidos, uma vez que há uma tendência mundial na adoção desse tipo de sistema. Buscando qual política deve ser aplicada, de maneira a promover uma gestão mais adequada deste problema.

1.        LOGISTICA

O conceito de logística resumidamente pode ser entendido por um processo de planejamento, implantação, controle dos fluxos e manutenção, sendo eficaz e eficiente para produtos, serviços gerando informações desde a originalização até o ponto de consumo, tendo o proposito principal em atender as exigências dos consumidores de forma que gere impacto direto no gerenciamento, gerando a obtenção de vantagem competitiva.

De acordo com Bowersox (2010, p. 19), a logística existe desde os primórdios dos tempos e que sua evolução “tornou-se uma das áreas mais desafiadoras e interessantes da administração nos setores privado e público”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (349.2 Kb)   docx (214.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com