TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MACROTONDENCIAS ATUAIS E SEU IMPACTO NA ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Por:   •  28/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.131 Palavras (5 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS - EAD

Mayara de Souza

Produção Textual Individual: ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

São Paulo

2017

MACROTENDÊNCIAS ATUAIS E SUAS INFLUÊNCIAS NA ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

O comércio de maneira geral, sempre foi uma fusão de culturas, países e pessoas. As tendências e os momentos globais são o que causam a evolução comercial, alavancando a demanda e atingindo a expectativa cada vez maior dos consumidores. A comercialização de bens e serviços envolve a movimentação monetária, porém a forma original do comércio se deu através do escambo, que com o passar do tempo evoluiu. Tornando-se necessária a criação de uma forma de troca universal, assim, criou-se o dinheiro.

Atualmente vivemos a macrotendência da globalização, onde todo o comércio é interligado. Não há fronteiras para a estratégias das empresas em atingir todos os povos e culturas de qualquer região do mundo. Podemos observar isso com as empresas e-commerce, que sobrevivem via internet. Qualquer pessoa pode ter acesso há uma empresa virtual e comprar seu produto/serviço sem se importar com a distância em que se encontra. Segundo Wirth (2002), a internet teve seu início pela empresa ARPA, mas foi em meados dos anos 90 que estendeu a nível mundial, passando da utilização acadêmica para se transformar na internet comercial dos dias de hoje.

Ligado a globalização, existe a macrotendência do comércio eletrônico. Albertin (2000) diz que o comércio eletrônico é “a realização de toda cadeia de valor dos processos de negócio num ambiente eletrônico, por meio da aplicação intensa de tecnologias de comunicação e informação, atendendo aos objetivos do negócio”. Sendo assim, promove e acelera a produção de novas tecnologias, inteligências artificiais, sistemas compostos de software e hardware, entre outros produtos. Como exemplo da alta tecnologia, hoje temos os smartfones, que passaram de telefone móvel para um computador de mão. A alta tecnologia dos smartfones nos permitem navegar na internet em alta velocidade, ter acesso a e-mails, redes sociais, tirar fotos e vídeos, entre outras coisas. Além disso, esses pequenos aparelhos são configurados com software de última geração.

Nesse universo voltado a tecnologia encontramos também outra macrotendência, a de fronteiras sutis. Isso acontece quando setores se fundem, gerando uma sincronia entre eles. Como por exemplo nas Smarts TV’s, que virou algo hibrido entre TV e computador.  Nesse mesmo cenário, o Google lançou um dispositivo chamado Chromecast, que transforma qualquer Tv comum, em Smart. O gadget foi lançado em 2013 e funciona quando conectado a uma entrada HDMI.

Se tratando de inovação mercantil, não há dúvidas que muitas coisas mudaram. Atualmente os clientes buscam cada vez mais qualidade de serviço e, as empresas procuram criar novos comportamentos e desafios para se adequar aos seus usuários. Com essas mudanças, outra macrotendência foi estabelecida, a de desregulamentação. Essa, visa tornar a economia mais competitiva, assim, permite que as organizações mantenham uma liberdade maior em relação a concorrência. É importante lembrar que a desregulamentação não significa remover as regras, e sim, criar facilidade. Podemos citar como exemplo, a iniciativa de desregulamentação ao crédito rural, defendida pelo Banco Santander. A ideia é que os bancos privados possam ter maior poder competitivo perante a outras instituições financiadoras. O presidente do Santander, Sérgio Rial, acredita que dessa maneira a taxa juros dos bancos privados poderiam ser mais baixas se tratando de financiamento.

Outra mudança que vem crescendo, levando em conta as macrotendências é a de responsabilidade social, e consciência ecológica. As empresas atualmente, buscam se adequar ao fato que o planeta precisa do apoio de todos para se auto sustentar.  Para Santos (2009) a responsabilidade social é uma maneira de suavizar os danos sociais e ambientais provocados pelo abuso da natureza. Assim, as organizações procuram investir em programas de educação, esporte, lazer, saúde, meio ambiente, etc.

Lourenço e Schröder (2003) afirma que uma boa impressão da empresa perante a sociedade aumenta a sua capacidade competitiva no mercado. Para gerar uma boa imagem é interessante a organização ser transparente em seus projetos. O comprometimento dos empresários em auxiliar um bom desenvolvimento econômico e sustentável, é sempre aliado a qualidade de vida de seus funcionários e familiares.

Podemos citar como exemplo de responsabilidade social o banco Bradesco. De acordo com dados fornecidos pela empresa, a organização possui programas sociais como: Escola Virtual, Inclusão Digital, Programa Bradesco Esportes e Educação, Ciclo Faixa, Projeto Integração Empresa Escola. Além disso, tem parceria com o GRAACC - Grupo de Apoio ao Adolescente e à criança com Câncer.

Por fim, podemos constatar que a administração estratégica se trabalhada de maneira correta traz inúmeros benefícios às organizações. O início para um bom planejamento é a análise do ambiente em que a empresa está inserido, com isso é possível observar quais os riscos e as oportunidades atuais e que está por vir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (103 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com