TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MANUAL DE OSLO

Por:   •  8/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.303 Palavras (6 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

FACULDADE DE TECNOLOGIA

BACHARELADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

MANUAL DE OSLO

MANAUS – AM

2016


NOME 1 – MATRICULA

NOME 2 – MATRICULA

NOME 3 – MATRICULA

NOME 4 – MATRICULA

NOME 5 – MATRICULA

NOME 6 – MATRICULA

NOME 7 – MATRICULA

NOME 8 – MATRICULA

NOME 9 – MATRICULA

NOME 10 – MATRICULA

NOME 11 – MATRICULA

NOME 12 – MATRICULA

NOME 13 – MATRICULA

Trabalho apresentado à Universidade Federal do Amazonas, disciplina Gestão da Inovação Tecnológica, para obtenção de nota parcial, orientado pelo professor Roberto Bacellar Alves Lavor.

MANAUS – AM

2016

SUMÁRIO

DEFINIÇÃO        

OBJETIVO        

DESTAQUES        

Inovação de produto        

Inovação em Processos        

Inovação de Marketing        

APLICABILIDADE        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


DEFINIÇÃO

O Manual de Oslo é a principal fonte internacional de diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação tecnológica. Este documento faz parte de uma série de publicações da instituição intergovernamental Organização para a Cooperação Econômica e Desenvolvimento-OCDE. Este manual identifica parâmetros para avaliar a escala das atividades de inovação, as características das empresas inovadoras e os fatores internos e sistêmicos que podem influenciar a inovação. A primeira edição do Manual de Oslo é de 1990. A primeira tradução para o português foi produzida e divulgada pela FINEP, em 2004, eletronicamente. Esta nova edição do Manual de Oslo agrega as atualizações apresentadas na terceira edição, de 2005. “Em que pese o fato de se ter como fonte padrões de países desenvolvidos, o Manual de Oslo é bastante abrangente e flexível quanto a suas definições e metodologias de inovação tecnológica e, por isso mesmo, tem sido uma das principais referências para as atividades de inovação na indústria brasileira, que se quer cada vez mais competitiva” diz Odilon Marcuzzo do Canto, presidente da FINEP.


OBJETIVO

WWWWWWWWW


DESTAQUES

O manual da inovação- OSLO trata da inovação a nível de empresa privada que engloba inovação tecnológica em processos e produtos. As empresas englobadas são empresas manufatureiras, de construção, de utilidades e de serviços comercializados.

O processo de inovação em uma empresa envolve a interação de alguns setores da empresa e agentes externos, tais como a figura abaixo exemplifica.

[pic 1]

Este processo de inovação tecnológica se apoia por atividades realizadas na empresa, publica ou privadas, e que se baseiam em esforços de P&D, contratação de mão-de-obra, investimento produtivo e ações de marketing

Neste processo, a inovação tecnológica é fundamentalmente alicerçada por atividades realizadas na empresa, pública ou privada, e que se baseiam em esforços de P&D, contratação de mão-de-obra qualificada, aquisição/licenciamento de tecnologias, investimento produtivo e ações de marketing. Esses esforços são essencialmente trabalhados nas áreas funcionais de P&D, produção e marketing da empresa. Paralelamente, a empresa interage com outras empresas, combinando seus conhecimentos externos com fontes externas, ou seja, fazendo um benchmarking com outras empresas, para avaliar as melhores práticas do mercado. Esta cooperação externa pode envolver cooperação tecnológica como clientes, fornecedores, universidades, concorrentes e Institutos Públicos e Privados de Pesquisa. Ademais, este processo é também permeado por leis e políticas científicas e tecnológicas regidas pelo Governo e conta também com o aparato de instituições para financiar o processo inovador (VILHA, 2010).

Inovação de produto

Uma inovação tecnológica de produto é a implantação/comercialização de um produto com características de desempenho aprimoradas de modo a fornecer objetivamente ao consumidor serviços novos ou aprimorados. Uma inovação de processo tecnológico é a implantação/adoção de métodos de produção ou comercialização novos ou significativamente aprimorados.  Ela pode envolver mudanças de equipamento, recursos humanos, métodos de trabalho ou uma combinação destes. Uma inovação TPP envolve uma série de atividades científicas, tecnológicas, organizacionais, financeiras e comerciais. Uma empresa inovadora em TPP é uma empresa que tenha implantado produtos ou processos tecnologicamente novos ou com substancial melhoria tecnológica durante o período em análise.

As inovações tecnológicas de produto e processo podem ser discriminadas em produtos e processos, e por grau de novidade da mudança introduzida em cada caso. Há uma distinção clara entre novidade “tecnológica” e outras melhorias, esta diferença consiste em grande parte, nas características desempenho dos produtos e processos envolvidos. Na pratica, isto dependerá do grau em que tais características e seu grau de novidade forem fatores importantes nas vendas da empresa/indústria em questão.

Em relação a inovação tecnológica de produto, o Manual, exclui mudanças em produtos que deem apenas maior satisfação ao cliente, em grande parte subjetiva e baseada em gosto pessoal e julgamento estético e/ou derivada do desejo de estar na moda, e/ou que sejam compradas principalmente por influência do marketing. Contudo, para certos produtos, a opinião do cliente influencia sim na inovação de um produto, em certas industrias é importante levar em consideração a opinião do cliente em certas características da inovação TPP (desenho, marketing, etc.), ou seja, elas foram separadas sob o título de “outras melhorias criativas de produtos”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (178.3 Kb)   docx (213 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com