TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MANUAL PIM IV GESTÃO PUBLICA

Por:   •  21/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  4.329 Palavras (18 Páginas)  •  1.512 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

Manual do PIM IV

Curso Superior em Tecnologia em Gestão  Pública


         Sumário        

  1. INTRODUÇÃO        3
  2. OBJETIVOS GERAIS        3
  3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PIM IV        4
  4. OPERACIONALIZAÇÃO DO TRABALHO        4
  5. A  ENTIDADE EM ANÁLISE        5
  6. ESTRUTURA DO PROJETO        6
  7. APRESENTAÇÃO/FORMATAÇÃO DO TRABALHO        6
  8. PRAZOS E VALIDAÇÃO DO RECEBIMENTO DO RELATÓRIO        9
  9. DISCIPLINAS QUE  COMPÕEM O  PIM IV        9
  10. CRITÉRIOS PARA A AVALIAÇÃO DO PIM IV        10
  11. DÚVIDAS SOBRE O PROJETO        11


Serviço Social

  1. INTRODUÇÃO

O    Projeto   Integrado   Multidisciplinar   (PIM)   tem    como   principal   característica  o desenvolvimento de trabalho analítico, com base nos conceitos estudados nas disciplinas do período, aplicados à prática organizacional.

Seu propósito consiste em propiciar condições para que  o  aluno possa desenvolver,  de maneira prática, seus conhecimentos teóricos baseados na integração multidisciplinar (relacionamento entre as disciplinas) e na organização (entidade) escolhida como foco de estudo, aplicando suas percepções e conclusões, sempre através da metodologia científica para produção acadêmica.

Este manual contempla as  regras de  formatação que  devem obedecer às  normas    da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e que precisam ser rigorosamente seguidas na preparação do trabalho. Aborda também o conteúdo a ser incluído no trabalho, conforme as disciplinas do bimestre em curso.

Cópias de sites da Internet, trabalhos de outras pessoas, trechos transferidos de toda e qualquer fonte de pesquisa sem as devidas normas de citação da ABNT são proibidos e reprovam o aluno, mesmo que outros itens de avaliação tenham sido atendidos.

O título do trabalho deve ser formado pelo nome da entidade, impreterivelmente, inclusive na sua postagem.

O PIM deve conter o mínimo de 15 páginas de desenvolvimento, contadas a partir da Introdução.

  1. OBJETIVOS GERAIS

O Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) é integrante do Programa Pedagógico dos Cursos Superiores de Tecnologia da UNIP Interativa.

Os alunos deverão realizar o levantamento das características e processos executados numa organização ou entidade do setor público, da administração direta ou indireta, dos governos federal, estadual, distrital e municipal ou, ainda,  nas  sociedades  de  economia  mista e outras entidades não governamentais que atuem no setor público da sociedade.

Esse trabalho pode ser realizado com base em quaisquer tipos de entidades dos poderes

3


Manual de Estágio

Executivo,  Legislativo  e Judiciário.

O projeto PIM busca inserir o aluno nas práticas gerenciais fundamentadas nos conhecimentos  teóricos  adquiridos   no   curso,   com   caráter   prático   complementar  do processo de ensino-aprendizagem.

O profissional moderno deve atuar como um agente facilitador de estratégias organizacionais e com conhecimentos demandados pelas entidades. Para os futuros profissionais, entretanto, essa habilidade somente será viável se houver uma conscientização do real papel do gestor, por meio de uma visão bem delineada da estrutura e dos processos organizacionais.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PIM IV

Proporcionar ao aluno a possibilidade de desenvolver um levantamento das características e práticas organizacionais de uma entidade do setor público com preocupação centralizada na gestão de recursos humanos.

Proporcionar condições para que o aluno relacione e desenvolva, de maneira prática, os conhecimentos teóricos adquiridos, colaborando com o processo de ensino-aprendizagem. Proporcionar a experiência das dificuldades e das vantagens existentes na implantação,

execução e avaliação dos modelos administrativos e    gerenciais.

Observar a integração multidisciplinar, fortalecendo a visão sistêmica das disciplinas estudadas no período.

  1. OPERACIONALIZAÇÃO DO TRABALHO

As atividades do PIM IV devem ser desenvolvidas em entidades reais, previamente selecionadas pelos alunos.

Nessas organizações, deverão ser realizadas pesquisas de avaliação de itens específicos apontados para cada disciplina.

O  aluno pode usar vários tipos de  abordagem, como entrevistas, visitas técnicas, uso       de   materiais   fornecidos   pela   entidade   e   questionários   respondidos   por    funcionários

4


Serviço Social

e colaboradores. Os métodos escolhidos no particular trabalho devem ser informados no relatório do projeto.

O trabalho pode ser realizado de forma individual ou em grupos de até seis alunos matriculados no mesmo curso, no mesmo polo ou não.

  1. A ENTIDADE EM ANÁLISE

O aluno ou grupo deverá selecionar uma entidade real para a realização do trabalho. Deverão ser privilegiadas as organizações que estejam “abertas” à atitude empreendedora.

Recomenda-se a escolha de entidades que disponibilizem as informações necessárias para o trabalho proposto, não  havendo  restrição  quanto  ao  tipo  de  atividades  de  atendimento ou serviços prestados em qualquer nível da administração pública (federal, estadual, distrital municipal) e de quaisquer poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário).

De  forma  a   atender   a   necessidade   de   obter   maior   eficiência   e   accountability, as organizações públicas estão cada vez mais sendo obrigadas a disponibilizar, de maneira ampla, suas informações, inclusive na Internet, o que facilita a escolha de entidades possíveis de serem estudadas pelos alunos.

Accountability é um componente importante do conjunto de boas práticas de governança corporativa, como recomendado pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), disponível no endereço de Internet http://www.ibgc.org.br/inter.php?id=18163:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30 Kb)   pdf (334.1 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com