TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM IV - Gestão Pública Unip

Por:   •  5/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.949 Palavras (20 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE PAULISTA

ROSIVAL CABRAL DA SILVA – RA 0589563

CÂMARA MUNICIPAL DE MANAUS

PIM IV

MANAUS

2020

UNIVERSIDADE PAULISTA

ROSIVAL CABRAL DA SILVA – RA 0589563

CÂMARA MUNICIPAL DE MANAUS

PIM IV

Projeto Integrado Multidisciplinar obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública apresentado à Universidade Paulista - UNIP

MANAUS

2020

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo analisar os conceitos das disciplinas de administração pública e políticas públicas brasileiras. Introdução à Teoria do Estado e Dinâmica das Relações Interpessoais no âmbito da Câmara Municipal de Manaus, Amazonas. O trabalho é realizado examinando como essas disciplinas se aplicam à autoridade responsável por legislar e fiscalizar a gestão de bens e recursos públicos no município. O trabalho resulta da análise dos conceitos destas disciplinas utilizados na prática da Câmara Municipal, sendo um órgão governamental responsável pelo controle dos recursos e das atividades públicas, neste contexto também é importante compreender a dinâmica das relações interpessoais entre os diferentes atores que se encontram vinculados aos três poderes e entre eles e a sociedade, e também no ambiente interno do Legislativo. Na pesquisa, aplica-se para a secretaria analisada neste artigo, o conteúdo da disciplina deste semestre e como e como aplicar tais conhecimentos à gestão de forma prática, e propor uma melhor abordagem no final deste artigo Métodos para corrigir as falhas da pesquisa e os conhecimentos adquiridos no curso.

Palavras- chaves:  Gestão Pública. Legislativo. Câmara. Política Pública.

SUMÁRIO

2.        INTRODUÇÃO        5

3.        GESTÃO PÚBLICA E POLÍTICA DO BRASIL        6

4.        INTRODUÇÃO À TEORIO DO ESTADO        13

5.        DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS        15

6.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        19

7.        REFERÊNCIAS        20

  1. INTRODUÇÃO

Esta pesquisa tem como objetivo analisar os conceitos e teorias apreendidas das disciplinas Gestão Pública e Políticas no   Brasil, Introdução à Teoria do Estado e Teoria do Estado e Dinâmica das Relações Interpessoais no   âmbito da Câmara Municipal de Manaus - Amazonas.

Por meio da análise da prática, fundamenta-se nos saberes absorvidos na prática do autor atuante na prefeitura, bem como nos saberes relacionados à regulamentação, principalmente de acordo com o que determina a lei municipal. O método utilizado é a revisão dos principais conceitos absorvidos pelas disciplinas acima com base nas informações extraídas do cotidiano de trabalho e do senso comum do órgão na prática pela Câmara Municipal; além disso, a Controladoria Geral da União e a “Lei de Organização do Município de Manaus” determinaram a posição dos conceitos das disciplinas estudadas neste semestre no âmbito da administração.

A justificativa para a análise da presença dos conceitos das disciplinas em estudo na Câmara Municipal é justamente o fato de ser um órgão da Gestão Pública Municipal, ao qual os conceitos em estudo se aplicam plenamente, pois faz parte da estrutura e organização da administração pública com o poder legislativo municipal atuando dentro dos parâmetros como um só, de importantes instrumentos Estado no campo dos municípios.

Os conceitos estudados nas disciplinas do semestre, como gestão pública e políticas públicas no Brasil, e introdução à teoria do estado, são geralmente necessários para compreender o curso da fiscalização e controle de recursos materiais, para compreender o funcionamento do controle material, patrimonial e financeiro e o controle da Administração Pública Municipal, que são desempenhados por vereadores da Câmara Municipal, que conta com uma estrutura de quadros e cooperativa para o desempenho de funções burocráticas, bem como para o estabelecimento de relações com outros órgãos estaduais, executivos e judiciais, sendo assim, os conceitos da disciplina Dinâmica das relações interpessoais são plenamente aplicáveis ​​no dia a dia do órgão.

  1. GESTÃO PÚBLICA E POLÍTICA DO BRASIL

O objetivo deste estudo é levar em consideração os interesses do Câmara municipal de Manaus, portanto, presume-se que se trata de um órgão especial da administração pública, e é um órgão representativo de um dos três maiores países. Conforme estudado pela matéria de Gestão Pública e Política do Brasil, o cerne da estratégia do país são os representantes das cúpulas dos três órgãos de poder (executivo, legislativo e judiciário).

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) é a sede do poder legislativo da capital amazônica, onde estão os vereadores. São representantes políticos eleitos diretamente pela população a cada quatro anos, conforme a Constituição Federal de 1988.

Ao todo, 41 vereadores compõem a 16ª legislatura da Câmara Municipal de Manaus. Eles se reúnem em reuniões públicas ordinárias, realizadas de segunda a quarta-feira a partir de 9h na sede do Poder Legislativo, conhecido como Paço Legislativo dos Manaós (inaugurado em 26/12/2006). A atual sede do parlamento municipal está localizada na Rua Padre Agostinho Caballero Martin, nº 850, distrito de São Raimundo, zona oeste da cidade.

Às quintas e sextas-feiras, os vereadores se reúnem nas Comissões Técnicas da Câmara, que são grupos de trabalho específicos voltados para áreas de interesse social, como: educação, saúde, finanças, defesa do consumidor, meio ambiente, turismo, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.2 Kb)   pdf (173.1 Kb)   docx (263.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com