TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATEMÁTICA FINANCEIRA

Por:   •  7/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.720 Palavras (11 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA DE BRASÍLIA

Curso: Administração

        Disciplina: Mtemática Financeira        

Prof. Machado

Estudo de Caso

MATEMÁTICA FINANCEIRA

RA 8825254638

Edivânio Santos

4º A

RA 8404991909

Luciana Silva

4º A

RA

Rodrigo Pereira

4º A

RA 1299102878

Susyane Sousa

4º A

TAGUATINGA, DF

Outubro de 2015

INDICE

INTRODUÇÃO

MATEMÁTICA FINANCEIRA

ETAPA 1:

Passo 1

         A matemática financeira é uma ferramenta útil na análise de alternativas de investimentos ou financiamentos de bens de consumo. Consiste em empregar procedimentos matemáticos para simplificar a operação financeira.

          Um dos principais conceitos dentro dessa disciplina é o conceito de juros e surgiu quando o homem por sua vez percebeu que a  matemática financeira está diretamente ligada ao valor do dinheiro no tempo, que, por sua vez, está interligado à existência da taxa de juros.

JUROS(J) = Juros, Remuneração obtida pelo uso de um capital por um intervalo de tempo. É qualquer remuneração do capital emprestado, podendo ser entendido, de forma mais simplificada, como sendo o aluguel pago pelo uso do dinheiro.

     

           E agora mais algumas definições pertinentes ao assunto:

Capital(C): Entende-se por capital, sob o ponto de vista da matemática financeira, qualquer valor expresso em moeda e disponível em determinada época. Valor presente, valor a vista, valor atual, valor de aquisição, valor inicial, valor data zero, capital inicial.

Taxa de Juros (i): É a razão entre os juros recebidos ou pagos no fim de um período de tempo e o capital inicialmente empregado. A taxa está sempre relacionada com a unidade de tempo (dia, mês, trimestre, semestre, ano, entre outros). = Taxa de juros expressa em %. Deverá sempre estar expresso para o período de capitalização definido no “n” número de períodos

Tempo(n) = Número de períodos referentes à taxa de juros.

Montante(M): Também chamado de valor futuro (FV) valor a prazo, montante de aplicação, valor final é igual à soma do capital mais o juros referentes ao período de aplicação.

 PMT = Valor do pagamento, valor da prestação, parcela igual, série uniforme.

Continuando o raciocínio:

REGIMES DE CAPITALIZAÇÃO

      Regime de capitalização é a forma em que se verifica o crescimento do capital, este pode ser pelo regime de capitalização simples ou composta. No regime de capitalização simples os juros são calculados utilizando como base o capital inicial (VP), já no regime de capitalização composta as taxas de juros são aplicadas sobre o capital acumulado dos juros.

Vejamos mais detalhes a seguir:

Capitalização Simples (juros simples): É aquela em que a taxa de juros incide somente sobre o capital; não incide, pois sobre o juro acumulado. Os juros são calculados sempre sobre o valor inicial, não ocorrendo qualquer alteração da base de cálculo durante o período de cálculo dos juros. Na modalidade de juros simples, a base de cálculo é sempre o Valor Atual ou Valor Presente (PV),

     O regime de capitalização simples é muito utilizado em países com baixo índice de inflação e custo real do dinheiro baixo; no entanto, em países com alto índice de inflação ou custo financeiro real elevado, a exemplo do Brasil, a utilização de capitalização simples só é recomendada para aplicações de curto prazo.

     No regime de juros simples, os juros de cada período são sempre calculados em função do capital inicial (principal) aplicado, sendo assim, apenas o principal é que rende juros.

Capitalização Composta (Juros Compostos): É aquela em que a taxa de juros incide sempre sobre o capital inicial, acrescido de juros acumulados até o período anterior, nesse sistema os juros produzidos num período serão acrescidos ao valor aplicado e no próximo período também produzirão juros, formando o chamado “juros sobre juros”. A capitalização composta caracteriza-se por uma função exponencial, em que o capital cresce de forma geométrica. O intervalo após o qual os juros serão acrescidos ao capital é denominado “período de capitalização”; logo, se a capitalização for mensal, significa que a cada mês os juros são incorporados ao capital para formar nova base de cálculo do período seguinte. É fundamental, portanto, que em regime de capitalização composta se utilize a chamada “taxa equivalente”, devendo sempre a taxa estar expressa para o período de capitalização, sendo que o “n” (número de períodos) represente sempre o número de períodos de capitalização.

    Em economia inflacionária ou em economia de juros elevados, é recomendada a aplicação de capitalização composta, pois a aplicação de capitalização simples poderá produzir distorções significativas principalmente em aplicações de médio e longo prazo, e em economia com altos índices de inflação produz distorções mesmo em aplicações de curto prazo.

     O regime de juros compostos é o mais comum no sistema financeiro e, portanto, o mais útil para cálculos de problemas do dia-a-dia. Os juros gerados a cada período são incorporados ao principal para o cálculo dos juros do período seguinte

      Segundo (PUCCINI, 2011) o regime de juros compostos é na realidade o único regime universalmente aceito como correto, e é nele que estão embasados todos os conceitos de matemática financeira que são utilizados nas análises de fluxo de caixa.

HP12C

        O uso das técnicas da matemática financeira nos permite conhecer o custo e o retorno das operações, o que nos permite tomar conhecimento concreto para programarmos a vida financeira das organizações ou de pessoas físicas.
     A Calculadora cientifica HP 12C, foi desenvolvida em 1981 pela empresa Hewlett-Packard, com o intuito de facilitar os cálculos de juros simples, compostos, amortizações, valores presente e futuro, taxas de retorno, fluxos de caixa e porcentagem.
    Sabemos que seu poder de precisão está diretamente vinculado ao usuário da máquina, pois para manuseá-la é necessário o conhecimento sobre as fórmulas e seu passo a passo.
          Quando obtido o conhecimento, sem dúvidas a resolução dos cálculos financeiros na área de administração será assertiva. Por mais que já esteja no mercado há anos e exista hoje em dia calculadoras mais potentes, a HP12C ainda está no gosto popular, devido a grande qualidade e funções que a mesma possui, ela consegue satisfazer as necessidades tanto dos estudantes como até de um administrador financeiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (220.1 Kb)   docx (410.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com