TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATERIAL DE ADMINISTRAÇÃO E LOGÍSTICA

Trabalho acadêmico: MATERIAL DE ADMINISTRAÇÃO E LOGÍSTICA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.920 Palavras (12 Páginas)  •  634 Visualizações

Página 1 de 12

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

DE

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA

Atividade Prática Supervisionada para fins de avaliação parcial da disciplina de Administração de Materiais e Logística do Curso de Administração da Universidade Anhanguera- UNIDERP, Polo de Promissão - SP, sob orientação do professor interativa Me. Luiz Manuel Palmeira.

PROMISSÃO – SP

14/09/2014

SUMÁRIO

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA

INTRODUÇÃO--------------------------------------------------------------------------- 03

A IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS ------------------------------------------------------------------------- 04

GESTÃO DE ESTOQUE E COMPRAS A SUA IMPORTÂNCIA NA EMPRESA--------------------------------------------------------------------------------- 05 ENTREVISTAS SOBRE ADMINISTRAÇÃO PATRIMONIAL---------------- 06

GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS ------------------------- 08

CONCLUSÃO ---------------------------------------------------------------------------- 10

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS------------------------------------------------- 11

Introdução

Nesta Atps o objetivo é analisar e identificar as principais estratégias utilizadas pelas empresas para um melhor planejamento logístico, conhecer o funcionamento da administração de recursos materiais e patrimoniais, controlar estoques e a melhor forma de se administrar o sistema de logística de uma organização, produtos e serviços que satisfaçam os clientes, isso através de visitas a empresas e entrevistas com os responsáveis pela logística de cada uma e o gerenciamento de seus suprimentos.

A Logística pode ser entendida como a área da Administração que cuida do transporte e armazenamento das mercadorias (MARTINS & ALT, 2006). Nos dias atuais a Logística vem sendo utilizada como ferramenta competitiva pelas organizações, uma gestão de estoque eficaz visa reduzir custos com a produção e armazenamento de produtos e matéria prima ,é o acompanhamento de toda movimentação e armazenagem do produto ,como operação e controle do fluxo de materiais, mercadorias, serviços e principalmente das informações da empresa, integrando de forma racional as funções sistêmicas, desde suprimentos, produção, armazenagem até a distribuição, assegurando desta forma as vantagens competitivas e nível de serviço na cadeia de distribuição e, consequentemente, a satisfação dos acionistas e dos clientes.

Atualmente as empresas contam com vários recursos para maximizar o sistema logístico, diminuir custos e proporcionar vantagem competitiva, e precisam ser bem geridas para evitar desperdícios e é uma das atividades de gestão mais importantes para as empresas, atuando de forma administrativa e estratégica.

A IMPORTANCIA DA ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

Os recursos são fatores do sistema de produção, podendo dizer que é um conjunto de importâncias na empresa e primordiais na produção do produto final e ou serviços.

Os recursos patrimoniais para a organização operar, produzir tanto produtos como serviços para atender a demanda são: os prédios/instalação, terrenos/locação, máquinas/equipamentos. Os recursos de materiais são itens e componentes que a empresa utiliza em suas operações, elaboração produto final ou no objetivo social. Exemplos de recursos materiais: estoque, materiais auxiliares e matéria-prima.

Administração material corresponde ao planejamento, a organização, a direção e ao controle todas as tarefas necessárias à definição de qualidade, aquisição, alocação, controle e aplicação de materiais destinados às atividades operacionais da organização, independente de qual seja sua natureza produção industrial, venda comercial ou simplesmente prestação de serviços, onde pode ser organização pública ou privada, definida também como conjunto de atividades desenvolvidas dentro empresa, de forma centralizada ou não tende suprir as unidades, com materiais necessários para o desempenho normal das atribuições. A Administração de materiais garante a existência contínua do estoque, organiza de forma a não faltar nenhum item necessário, sem exagerar no investimento total.

A organização precisa de definições, visão sistemática e estratégica para classificação dos materiais, para obter êxito e lucro. Com planejamento consegue se equilibrar objetivos conflitantes entre diversas áreas da organização e coordenar fluxo de todos os materiais, onde os serviços prestados ao consumidor continuem mantidos e recursos utilizados corretamente.

Na atualidade a competição entre as organizações são acirrada, ganha se dinheiro com margens de lucro altíssimas tornando-se inviável, devido a esta competição a importância da redução dos estoques e agilidade processos de aquisição material, compras de grandes quantidades hoje já não compensa mais. Nos dias atuais comprar, armazenar, processar matéria prima (industrializar) e vende-la não atende mais necessidades do mercado onde cada vez mais é exigente e desleal.

A manutenção depende da forma com que os materiais são alocados, nos quais possuem níveis compatíveis com a demanda e também compras tendem a ser mais ágeis, para atender às necessidades de aumento renovação de estoque. Fazer com que material gire cada vez mais rápido possível, reduzir níveis de armazenamento, sem ocorrer desabastecimento, este é maior desafio para gestão de materiais, vendo que esta manutenção é a lucratividade da organização.

As atividades ligadas à gestão estoques necessita cada vez mais rapidez e precisão para tornar a tecnologia como bem ativo mais precioso da organização. Com tecnologia somasse mais recursos e torna mais importante todos os dias, é com conhecimentos que a organização conta para produção produtos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com