TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATERIAL PIM II E RECURSOS PATRIMONIAIS

Projeto de pesquisa: MATERIAL PIM II E RECURSOS PATRIMONIAIS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.132 Palavras (9 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 9

CURSO TECNOLÓGICO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

PIM II RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

Campo Grande / MS

DEZEMBRO / 2013

PIM II RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

PIM II RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

Projeto Científico apresentado como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, apresentado à Comissão Avaliadora da FACSUL – Faculdade Mato Grosso do Sul, MS, sob a orientação da Professora.

Campo Grande / MS

DEZEMBRO / 2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.........................................................................................................3

1 OBJETIVOS..........................................................................................................5

1.1 Objetivo Geral....................................................................................................5

1.2 Objetivos Específicos.........................................................................................5

2 JUSTIFICATIVA....................................................................................................6

3 REFERENCIAL TEÓRICO....................................................................................7

3.1 SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA...................................................................7

4 ANÁLISE DA EMPRESA....................................................................................36

5 CONCLUSÃO.....................................................................................................38

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................39

INTRODUÇÃO

Como parte dos requisitos para obtenção do título de graduado em tecnólogo de recursos humanos, conhecer a realidade das empresas atuantes na cidade de Campo Grande é uma tarefa de vital importância, para tal, é necessária a elaboração de um Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) que compõe o programa pedagógico do referido curso. Para tal o objetivo desse trabalho é o desenvolvimento do aluno, tanto no campo teórico-científico ao realizar uma pesquisa acadêmica, quanto prático-gerencial com elaboração de relatório técnico nas normas da ABNT.

O presente trabalho é composto por uma reflexão teórica sobre o assunto principal: Gestão de recursos materiais e patrimoniais. A disciplina norteadora de tal trabalho é “recursos materiais e patrimoniais”, acompanhada das disciplinas auxiliares “comunicação empresarial”, “economia de mercado” e “técnicas de informática”. Conjuntamente essa base teórica servirá de alicerce para uma segunda parte do trabalho (prática) que será composta da visita de uma empresa real de Campo Grande na qual serão aplicados os conceitos e teorias expostos descritivamente nessa primeira parte do trabalho escrito. Portanto, um tema recorrente no presente trabalho é a explicitação de aspectos teóricos sobre a gestão de recursos materiais e sua interpretação pelos membros do grupo.

Vendo a empresa como um sistema aberto, todas as entradas do processo produtivo, como capital, recursos humanos, materiais primas, equipamentos e instalações são consideradas inputs. O processamento que ocorre pela ação organizada da empresa, empregando seus recursos produtivos em um processo de manufatura ou de fabricação de serviços reponde pelas atividades que ocorrem internamente ao sistema. Os produtos finais gerados pela atividade da empresa, como manufaturas acabadas, serviços realizados e demais itens informacionais são chamados outputs. Em poucas palavras essa é a visão da empresa como um sistema aberto. A administração dos inputs materiais e dos elementos que iniciam o processo produtivo da empresa é chamada de administração de recursos materiais e patrimoniais. Essa disciplina é de vital importância para todas as atividades subsequentes na organização, portanto, o bom entendimento dessa disciplina é primordial.

Adicionalmente, vemos que a comunicação é um dos elementos que geram maiores problemas na administração de empresas atualmente. Falhas nesse processo administrativo geram enormes prejuízos à operação como um todo, portanto, o entendimento total dessa disciplina também deve fazer parte do escopo desse trabalho. Para tal serão abordados nesse trabalho desde elementos generalistas do estudo da comunicação como os conceitos de coesão, coerência e signo linguístico, até termos bem específicos à realidade empresarial como são as atas e memorandos. Dessa forma o presente trabalho pretende cobrir uma vasta extensão de temas relacionados à comunicação empresarial.

Uma terceira disciplina tratada no seguinte trabalho é a de técnicas de informática. Temas como o uso correto de softwares, hardwares, redes e outros itens importantes dessa disciplina serão discutidos, trazendo à tona suas inter-relações tratando-se das disciplinas de sistemas de informação, administração de recursos materiais e patrimoniais e comunicação empresarial.

Nada mais atual nas organizações modernas do que o tema informática, e a automatização de processos. Para que tal processo ocorra, no entanto, é necessário um entendimento básico desse assunto, condensado sob a revisão teórica da disciplina de sistemas de informação.

Uma quarta e última disciplina abordada é a de economia de mercado, na qual é trabalhado os panorama econômico e financeiro do Brasil levando em consideração a dinâmica dos mercados e seus impactos sobre as organizações. Nessa disciplina são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com