TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pim II Recursos Patrimoniais e Economia e Mercado

Por:   •  12/6/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.865 Palavras (8 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE PAULISTA

Talita Cristina Ferreira Silva – 1728304

PREFEITURA DE ARAXÁ – MINAS GERAIS

PIM II

Araxá

2017

UNIVERSIDADE PAULISTA

Talita Cristina Ferreira Silva – 1728304

PREFEITURA DE ARAXÁ – MINAS GERAIS

PIM II

Projeto Integrado Multidisciplinar II para obtenção do titulo de Técnologo em Gestão Pública apresentado à Universaidade Paulista – UNIP

Orientador:

Araxá

2017

Sumário

1. RESUMO 5

2. INTRODUÇÃO 6

3. DESENVOLVIMENTO 7

1. RESUMO

O presente estudo visa demonstrar as ligações existentes nos conteúdo das disciplinas estudadas no 2°bimestre do 1° período do Curso de Gestão Pública com a entidade pesquisada. A referida pesquisa foi realizada na Prefeitura de Araxá, cidade do estado de Minas Gerais, tomando-se de base os Departamentos de Contabilidade, Tesouraria e Tributos, aplicando-se o conhecimento adquirido nos assuntos relativos as Disciplinas de Economia e Mercado, Matemática Aplicada e Recursos de Materiais e Patrimoniais, demonstrando a importância da interligação do conhecimento teórico-prático.

Palavras-chave: Mercado, Economia, Matemática, Patrimoniais, Materiais.

INTRODUÇÃO

A principal função da Gestão do Município é garantir o atendimento das necessidades coletivas da população, baseadas em processo s e informações, moralidade, publicidade, legalidade e respeito aos preceitos da administração pública.

A entidade analisada trata-se da Prefeitura da cidade de Araxá, cidade do estado de Minas Gerais. A gestão municipal atende a cidade de 100 mil habitantes. A ênfase da pesquisa foram os Departamentos de Contabilidade, Tesouraria, Patrimônio e Tributos da Secretaria Municipal de Fazenda, Planejamento e Gestão, e Estoque de Materiais da Secretaria de Educação.

A metodologia adotada foi a coleta de dados in loco , pela visita presencial aos diversos setores, entrevistas com os responsáveis de cada Departamento e acesso a dados da Gestão Municipal.

O presente trabalho Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM I) visa interligar as disciplinas estudadas e objetivando identificar de forma crítica suas práticas de gestão sob o prisma das disciplinas Recursos Materiais e Patrimoniais, Economia e Mercado e Matemática Aplicada

Durante o desenvolvimento da pesquisa, a Disciplina de Economia e Mercado foi identificada através das interdependências e impactos das variáveis macroeconômicas na organização, afetando assim sua arrecadação e quitação de dívidas, refletindo nos investimentos de serviços à população.

Também fora observada as técnicas adotadas referentes à Recursos de Materiais e Patrimoniais que é definida como sendo um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa ou instituição, de forma centralizada ou não, destinadas a suprir as diversas unidades, com os materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições.

Os preceitos de Matemática Aplicada são vivenciados através das aplicações de juros nas dividas ativas referentes ao mais diversos tributos de direito ao Município como: IPTU, ISS, Multas, etc., e também na amortização de juros, investimentos em fundos e negociação de dívidas com a União.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Economia e Mercado

2.1.1 Entidade Pesquisada

A Prefeitura De Araxá, Minas Gerais, com sede na Rua Presidente Olegário Maciel, 306, Centro, conta com mais de 4.000 funcionários para atender a cidade de Araxá com população de 101.136 habitantes (estimativa IBGE / 2014) no âmbito de atendimento à população em Serviços de Infraestrutura, Saúde, Educação, Segurança, etc.

A prefeitura de Araxá, CNPJ: 18.140.756/0001-00, instituição pública, conta em seu organismo com 11 Secretarias sendo: Secretarias de Governo; Fazenda, Planejamento e Gestão; Educação; Saúde; Ação e Promoção Social; Segurança Pública; Desenvolvimento Rural; Esportes; Desenvolvimento Econômico; Obras Públicas e Mobilidade Urbana; Serviços Urbanos.

Foi dada ênfase nos Departamentos de Contabilidade, Tesouraria, Patrimônio e Tributos da Secretaria Municipal de Fazenda, Planejamento e Gestão, e Estoque de Materiais da Secretaria de Educação.

2.1.2 Panorama econômico atual do Setor Público

Considerando que, para manter a continuidade da prestação de serviços públicos básicos, tais como serviços de saúde, de educação e de saneamento básico, e também para manter a própria atividade da administração municipal, os municípios precisam de dinheiro para poder custear as despesas necessárias para tais fins, é imprescindível que os municípios tenham meios para obter esses recursos. Porém, os municípios não podem atuar como empresas privadas, que têm a liberdade de obter o quanto de recurso financeiro que conseguirem conforme o investimento que fizerem nas atividades econômicas que exercem. Ao contrário, os municípios, assim como os demais entes federados, dependem fortemente da possibilidade que têm de exigirem que essas empresas e também os cidadãos repassem para os cofres públicos parte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (140 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com