TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATRIZ DE ATIVIDADE INDIVIDUAL GESTÃO DE PESSOAS

Por:   •  25/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.090 Palavras (5 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 5

        MATRIZ DE ATIVIDADE INDIVIDUAL

Disciplina: Gestão de Pessoas 0520-0_9

Módulo: 4

Aluno: Emerson Diniz Dutra

Turma: Gestão Empresarial Online 2020

Introdução

O tema liderança tem se tornado um dos assuntos mais comentados no meio acadêmico e empresarial nos últimos anos, no cenário atual de constante evolução onde diariamente surgem novas tecnologias e novos desafios, as corporações precisam estar preparadas para se manterem lucrativas e acompanharem esta evolução tecnológica, o líder é peça fundamental nesta engrenagem, cabe a ele a grande responsabilidade de guiar as pessoas ao sucesso.

É seu papel influenciar, motivar, desenvolver habilidades, capacitar pessoas, ajudar e orientar o time para o cumprimento de prazos e objetivos traçados pela companhia, observando sempre as individualidades de cada um, atualmente temos diferentes gerações trabalhando em conjunto nas empresas, em uma equipe heterogênea teremos perfis variados, alguns com mais senioridade e outros ainda juniores e com pouca maturidade, o líder deverá estar preparado para lidar com os conflitos do dia a dia, procurar entender o momento de cada colaborador e exercer o a liderança sob demanda.

O objetivo deste trabalho é apresentar os diversos perfis de liderança existentes, destacando as principais competências e características de cada perfil, além das vantagens e desvantagens que cada estilo de liderança vem a oferecer.

Desenvolvimento – análise de diferentes perfis de liderança

A seguir apresentaremos os principais perfis de liderança e suas características mais marcantes, pontos fortes e pontos fracos.

- Líder Coercitivo: são duros e severos, comandam amedrontando as pessoas, são autoritários e dominadores, tudo deve ser como ele quer, tendem a se relacionar com pessoas submissas.

Pontos fortes: focados no resultado.

Pontos fracos: são frios para dar feedbacks positivos e gostam de fazer o subordinado se sentir incapaz, não abre espaço para que seus liderados se sintam confiantes para tomada de decisões.

- Líder Democrático: é capaz de ouvir, compreender e ser compreendido pelos seus subordinados, tem o apoio e é querido pela equipe, é participativo, deixa à equipe a vontade e é aberto a novas a ideias.

Pontos fortes: bom relacionamento interpessoal.

Pontos fracos: às vezes indeciso.

- Líder Autoritário: frio, foca apenas nos resultados e finalização das tarefas, gosta de comandar e dirigir a equipe agindo sempre pelas próprias ideias, não é muito aberto ao diálogo com a equipe, não consegue motivar ninguém.

Pontos fortes: consegue a fazer a equipe focar na entrega do resultado exigido.

Pontos fracos: não gosta de ser contrariado.

- Líder Marcador de Ritmo: é diretivo, gosta de padronizar e criar sempre uma rotina para cada colaborador seguir, objetivando agilidade e excelência nos resultados das tarefas delegadas, seus liderados devem seguir seu ritmo.

Pontos fortes: dificilmente deixará seu time em apuros.

Pontos fracos: é controlador e o método de trabalho é sob pressão, individualista, impaciente.

- Líder Paternal: cria um laço de afeto com seus subordinados, uma relação de harmonia e empatia com todos, prioriza o colaborador e suas emoções, depois as tarefas e cobranças de trabalho, é incentivador e amigo.  

Pontos fortes: tem sempre uma equipe motivada e parceira.

Pontos fracos: tem dificuldades em dar feedback corretivos para não magoar o subordinado.

- Líder Treinador: é observador, gosta de treinar sua equipe, gosta de técnicas e está sempre analisando o perfil de cada um.  

Pontos fortes:  consegue analisar bem o perfil dos seus subordinados e extrair o melhor de cada um.

Pontos fracos: por ser observador e técnico, às vezes acredita mais em treinamentos e técnicas do que numa boa e demorada conversa cara a cara.

- Líder Centralizador: o próprio nome já diz; CENTRALIZADOR, todas as decisões e ações são tomadas a partir dele, não permite que o time faça nada sem o seu aval.

Pontos fortes: não confia em ninguém, inseguro.

Pontos fracos: geralmente tem uma equipe desmotivada.

- Líder Liberal: é uma pessoa madura e que confia nele e na equipe, delega funções e deixa a equipe trabalhar sem pressão, tem bom relacionamento interpessoal com todos.

Pontos fortes: inspira confiança, tem bons resultados e uma equipe motivada.

Pontos fracos: confia demais no time, acredita que todos irão se dedicar nas tarefas, ocorre que as vezes, alguns colaboradores não se dedicam por saberem que não serão reprimidos pela não entrega do resultado, isto frustra e sobrecarrega os demais que são comprometidos com o resultado.  

- Líder Inspirador: é uma referência e exemplo a ser seguido, todos sabem o que devem fazer e aonde ir, raramente precisa dar uma ordem.

Pontos fortes: inspira seus liderados, tem comunicação clara, não precisa ficar cobrando e acompanhando a execução de tarefas.

Pontos fracos: possuem necessidade de status, geralmente são jovens e sentem-se incomodados quando são questionados, tem dificuldades em ouvir opiniões de profissionais mais experientes que ele.

- Líder Visionário: tem visão de futuro, transformador, revolucionário, planeja lá na frente, tem boa capacidade de comunicação, expressa bem ao time onde a empresa quer chegar em um determinado tempo.

Pontos fortes: facilidade em romper padrões, inovador, movimenta todas as instancias da empresa em prol de um objetivo.

Ponto fracos: pode ter dificuldades em executar tarefas curtas, exige muito do time, quem não consegue acompanhar o ritmo não serve para estar na equipe, não dá muito tempo para que as pessoas se desenvolvam, imediatista, não agrada a todos.

Os perfis apresentados são os principais que encontramos nas literaturas e sites de discussões sobre o tema, mas precisamos destacar os 3 estilos de liderança mais presentes no ambiente organizacional, são eles: liderança autocrática, democrática e liberal, também sabemos que não existe um estilo correto, os três estão certos, porém, o grande desafio do líder é saber quando aplicar cada estilo.10. Visionário

Considerações finais

Todos os estilos apresentados possuem prós e contras e saber utilizá-los apropriadamente no dia a dia é o grande desafio dos profissionais, quanto mais completo o líder, maior será sua capacidade de reconhecer a forma mais produtiva de lidar com determinada situação, assumir o controle e fazer as coisas acontecerem.

Deve-se lembrar também que os liderados também possuem influencia sobre o líder, trata-se de uma via de mão dupla, é necessário que haja respeito, cooperação e que todos estejam na mesma página trabalhando juntos em prol de um único objetivo que é a entrega do resultado, sem isto, dificilmente os objetivos serão alcançados.

Referências bibliográficas

MELLO, F. B. Conheça os 10 perfis de liderança mais comuns. Administradores, 2010.

Disponível em: https://administradores.com.br/noticias/conheca-os-10-perfis-de-lideranca-mais-comuns. Acesso em 28/06/2020;

As 10 principais características de um bom líder. IBC – Instituto Brasileiro de Coaching, 2020.

Disponível em: https://www.ibccoaching.com.br/portal/lideranca-e-motivacao/principais-caracteristicas-bom-lider/. Acesso em 02/07/2020;

Souza, I. Perfil de liderança: conheça os 10 tipos mais comuns e descubra o seu. Blog de tecnologia da Rock Content, 2018.
Disponível em:
https://rockcontent.com/blog/perfil-de-lideranca/. Acesso em 02/07/2020;

Basso, C. Principais estilos de liderança e suas consequências na organização. CR Basso Educação Corporativa, 2016.
Disponível em:
https://crbasso.com.br/blog/principais-estilos-de-lideranca/. Acesso em 02/07/2020;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (346.5 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com