TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matriz de atividade individual - Gestão de pessoas

Por:   •  7/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.041 Palavras (9 Páginas)  •  1.047 Visualizações

Página 1 de 9

Matriz de atividade individual

Disciplina: Gestão de Pessoas Módulo: 4

Aluno: Turma:

Introdução

O sucesso de um líder está na forma com que ele se relaciona com seus liderados, podendo este obter maior ou menor nível de sucesso a depender da equipe que lidera. Santos et al. (2011) citam que, atualmente, a liderança é um tema que tem merecido extrema atenção por parte dos profissionais em vários setores, considerando um tópico fundamental nas relações de trabalho. Schley et al. (2015) completam afirmando que nos dias atuais, a liderança precisa representar influência significativa para obtenção de bons resultados nas organizações. Diante desse cenário, objetivou-se, com este trabalho, analisar os diferentes estilos de liderança estudados ao longo da disciplina de Gestão de Pessoas, identificando as principais características dos perfis, as suas vantagens e desvantagens e, a identificação dos estilos mais frequentes no ambiente organizacional.

Desenvolvimento – análise de diferentes perfis de liderança

Mello (2010) cita 10 tipos de liderança, os quais são: 1) coercitivo; 2) democrático; 3) autoritário; 4) marcador de ritmo; 5) paternal; 6) treinador; 7) centralizador; 8) liberal; 9) inspirador e, 10) visionário. A seguir ambos serão analisados, de acordo com importantes aspectos considerados na gestão de pessoas.

1) Coercitivo: De acordo Santos (2011) este estido estabelece uma relação entre líderes e liderados em que os liderados recebem as ordens e devem cumpri-las, sem ter direito a sugerir alteração. Neste estilo não existe respeito pelas pessoas e suas necessidas, as reduzindo a coisas, sem qualquer iniciativa. Este tipo de liderança é impessoal e distante, podendo produzir divergências entre as partes envolvidas. Como vantagens deste estilo de liderança, especialistas do grupo Advis (ADVIS, 2016) afirmam que esse estilo tende a funcionar bem em situações de emergência, citando que “mandar fazer é mais fácil que discutir soluções com empregados”. Como desvantagens deste estilo, os autores afirmam que os liderados não se sentem confiantes e livres para agir, para pensar e criar soluções, acabando desistindo de tentar colaborar com opiniões e, por vezes, acabam desistindo da empresa que atuam. Atualmente nas empresas, ainda vemos esse tipo de liderança, principalmente em empresas familiares que integrantes dos donos fazem parte da gestão da empresa, dificilmente, em empresas grandes que possuem código de conduta, esse estilo de liderança atua, visto que suas ações podem ser enquadradas como assédio moral.

2) Democrático: Bernardi et al. (2016) cita que o líder democrático é o líder que age como mediador com a aquipe, proporcionando a ela as condições necessárias para a tomada de decisão. Dessa forma, para esses autores, a decisão é tomada em conjunto com os colaboradores que formam a equipe dele. Marques (2016) cita como principais vantagens desse tipo de liderança: desenvolvimento do espírito de grupo; definição coletiva das metas e objetivos; execução mais justa dos planos de ação; desenvolvimento da visão sistêmica e conscientização do papel de cada integrante da equipe; maior participação dos envolvidos na tomada de decisão; poder de opinião para todos os colaboradores; inspiração a equipe. Como principais desvantagens, o autor cita: demora na tomada de decisões, que por ser coletiva, leva mais tempo para ser deliberada; Conflitos entre as minorias e maiorias dentro da tomada de decisão, prevalecendo sempre a vontade de maioria pelo que foi decidido. Percebe-se que esse tipo de liderança possui mais vantagens do que desvantagens, sendo um bom modelo de liderança a ser praticado. Atualmente, esse tipo de líder é bem visto nas empresas, principalmente naquelas que possuem como valor o respeito e desenvolvimento das pessoas.

3) Autoritário: Este líder comanda com firmeza, provoca mudanças na equipe, é do tipo que motiva as pessoas a fazerem algo juntamente com ele (MELLO, 2010). No entanto, a este estilo de liderança é atribuído um ônus de ser um dos principais responsáveis pelo alto turnover nas empresas, em função do líder possuir características como: arrogancia, inflexibilidade, intolerancia a erros, ser crítico nos feedback (MARQUES, 2016). As principais vantagens desse tipo de liderança é a rápida tomada de decisão, quando necessário, além disso, por concentrar boa parte das decisões, esse líder tende a simplificar os processos, tornando-os imediatamente mais produtivos. Como principais desvantagens dessa liderança, pode-se citar o comportamento crítico do líder aos colaboradores, principalmente aqueles que não convertem o trabalho em resultados imediatos, além disso, esse estilo de liderança pode gerar muitos conflitos internos na equipe, o que pode deixar colaboradores desmotivados (PROFIT, 2018). Atualmente nas empresas existe esse tipo de liderança, quando os gestor entende que precisa ser autoritário, trazendo conceito de liderança situacional, esse comportamento dependendá muito da maturidade da equipe.

4) Marcador de ritmo: Esse líder é de alto desempenho, sempre buscando resultados rápidos, possui falas do tipo "faça como eu faço" e "já terminou o que combinamos?", sendo um líder orientado a tarefas e tem a tendência do micro-gerenciamento. Apesar disso, é um bom estilo para ser aplicado momentaneamente em equipes competentes e extremamente motivadas. Como vantagens dessa liderança, pode-se citar resultado rápido. A principal desvantagem está relacionada a visão da equipe com este tipo de líder, geralmente não apreciando esse tipo de liderança, o que pode trazer conflitos internos (GAUDENCIO, 2010). Esse tipo de liderança nas organizações existe principalmente em projetos que precisam ser desenvolvidos com agilidade para obtenção imediata de resultados, mas como foi comentado nas vantagens e desvantagens, é um tipo de liderança que não deve ser usado a todo momento, e sim em momentos específicos, sendo necessário intercala-lo com outros estilos.

5) Paternal: A liderança paternal tem como principal característica a similaridade da relação “pai e filho”, sendo que dificilmente haverá um conflito entre ambos, por esse motivo, é um tipo de liderança confortável aos liderados (SANTOS et al., 2011). Como principal vantagem desse estilo, a resolução de problemas internos acaba sendo o ponto forte. Com relação as desvantagens, a boa relação com o gestor faz com que ele tenha dificuldade em dar feedback negativo, além de criar pessoas dependentes emocionamente (MELLO, 2010). Em algumas empresas, existem gestores com esse tipo de comportamento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (60.6 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com