TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MBA Cirque Soleil

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.156 Palavras (5 Páginas)  •  879 Visualizações

Página 1 de 5

Matriz de tarefa individual*

Módulo:  3

Fórum  Adoção de estratégias para promover a inovação dentro do contexto empresarial, tendo como referência o Cirque du Soleil

Título: Estratégias de inovação do Cirque du Soleil

Aluno:  

Disciplina: Estratégia de Empresas / MBA

Turma:

Introdução

Criado em 1984 na cidade de Montreal, Canadá, por um grupo de artistas de rua, O Cirque du Soleil é atualmente uma das maiores empresas de entretenimento do mundo. Hoje conta com mais de 2.700 colaboradores, de 40 nacionalidades que falam 25 idiomas, com ganhos estimados em US$ 1 bilhão, com vendas anuais de ingressos que ultrapassam US$ 450 milhões, onde mais de 40 milhões de espectadores ao redor do mundo já assistiram pelo menos um dos espetáculos apresentados pela companhia. Uma sinergia de competência, dedicação, criatividade e inovação de seus criadores.

Reconhecido internacionalmente, o circo é um espetáculo inovador, reunindo pessoas talentosas, com muita originalidade, habilidade e competência.

O objetivo desse trabalho é analisar as estratégias para promover a inovação dentro do contexto empresarial, tendo como referencia o Cirque du Soleil, embasado no modelo criado por Michael E. Porter, conhecido como as cinco forças competitivas

A inovação cada vez mais se faz necessária na elaboração da estratégia empresarial, visando a obtenção de sucesso em um mercado cada vez mais competitivo e criativo.

Cinco forças competitivas

Por Michael Porter, foi concebido em 1979 o modelo das Cinco Forças Competitivas que analisa o grau de competitividade entre empresas, são elas;        

 

* Poder de Negociação dos Clientes – Buyer Power

Conforme o conceito, é essencial que os clientes conheçam a barreira de mudanças, ou seja, aumentar a dificuldade dos clientes migrarem para outro fornecedor.

Ao analisarmos esse conceito, tendo como base o Cirque du Soleil, não podemos deixar de salientar o enorme sucesso alcançado em quase 30 anos de sua existência. Diversificando espetáculos, apresentando profissionais altamente capacitados, em um ambiente diferenciado, proporcionando empolgação e emoção aos expectadores, criando a tal barreira que impossibilita que esses clientes migrem para outros “fornecedores”. Diminuindo consideravelmente o poder de barganha.

 

* Poder de concorrência – The Degree of Rivalry

Se caracteriza por enfrentar empresas competidoras dentro da mesma industria.

O Cirque du Soleil nunca abandonou suas raízes de espetaculos de rua, não apresentam numeros utilizando animais, com apresentações de altissima qualidade, profissionais altamente treinados, tornou-se soberano em relaçao aos seus concorrentes, que ficam muito distantes em relaçao a qualidade apresentada.

* Ameaça de Novos Entrantes – The Threat of New Entrants

Com tanta inovação, qualidade e beleza em seus espetáculos, o Cirque du Soleil tornou-se um modelo de muito sucesso e com isso é natural que outras empresas queiram seguir o mesmo modelo, no entanto a estratégia adotada pelos seus diretores sempre buscam inovação, qualidade, desafios e originalidade objetivando sempre gerar comoção, alegria e fidelidade de seus clientes, colocando o circo em uma posição de liderança em seu segmento com relativa tranqüilidade.

 

* Ameaça de Produtos e Serviços Substitutos – The Threat of Substitutes

O Cirque du Soleil, como já mencionado em tópicos anteriores, está em constante diversificação de elenco e espetáculos, com diferentes temas e canções, cenários e temas, coreografias e figurino que praticamente elimina qualquer ameaça de produtos substitutos.

 

* Poder de Negociação dos Fornecedores – Supplier Power

Trata-se de deter o conhecimento do cliente e poder prever a demanda com mais precisão sabendo o que e quanto comprar.

Desde sua criação o Cirque Du Soliel se transformou em uma empresa de fama internacional, onde conta com espetáculos itinerantes e fixos, podendo-se dizer que o poder de barganha da companhia é muito grande com seus fornecedores.  Direcionado a um publico de poder aquisitivo alto, pode cobrar mais caro pelo ingresso e mesmo assim sempre estará com lotação máxima, devido a uma experiência única de seus espectadores. Ou seja, seus fornecedores podem ser considerados parceiros podendo inclusive auxiliar na criação para fidelizar mais ainda seus clientes.

Estratégias competitivas

Segundo Porter, estratégias competitivas nada mais é do que as empresas saberem onde e como competir para a elaboração da estratégia e com isso, desenvolver dois tipos básicos de vantagem competitiva: a liderança em custo ou a diferenciação.

Quanto a Cirque du Soleil percebemos nitidamente que sua estratégia competitiva é a diferenciação. O Cirque ao contrário de muitos outros, é fascínio para pessoas do mundo todo, uma mistura de inovação, competência, dedicação e criatividade sempre apresentando profissionais que desafiam as leis da física, emocionam o publico com espetáculos sensacionais
Para elaboração de um novo tema, a equipe utiliza diversos talentos vindos de varias partes do mundo e os transforma em um grupo harmonioso. Ao criar um espetaculo, a trilha sonora é cantada ao vivo, tornando mais emocionante ainda, sem contar com magnitude da coreografia e figurino apresentado.

Sendo assim para o Cirque du Soleil, criar espetáculos exclusivos, lhe trouxeram reconhecimento mundial, com alta lucratividade, sem precisar mexer em custos, preços de ingressos e mesmo assim garantindo sucesso absoluto.

 Cadeia de Valor


Segundo Porter, a cadeia de valor detalha todas as atividades desempenhadas por uma organização, podendo ser primarias ou atividades de suporte, considerando essa ultima como a de apoio a todas as atividades de uma empresa. Infraestrutura, gerencia de recursos humanos, desenvolvimento de tecnoilogia e suprimentos.

O Gerenciamento de pessoas no Cirque du Soliel e de fundamental importância, já que a base do sucesso dos espetáculos dependem da performance dos colaboradores.

A tecnologia também é presença fundamental a tudo que se refere a elaboração dos temas, das apresentações, quando são criados os cenários, sempre primando pela originalidade. Já a infraestrutura e suprimentos são essenciais para amparar o descolamento,  sempre projetado para se instalar em locais com área de grande extensão, contando com uma logística muito bem planejada.
Já nas atividades primarias podemos citar a logística de entrada, operações, logística de saída, marketing, vendas e pós vendas.

Sendo essas atividades administradas por pessoas de extrema qualificação e eficiência, onde cada produção é tratada como uma Unidade de Negocio, cada uma com seu “staff” de gestão. Modelo esse, que ao longo dos anos vem conquistando espectadores do mundo todos em suas apresentações.

Devido a essa gestão estratégica, vem obtendo incríveis resultados financeiros.

Conclusão


Nesse trabalho, pudemos perceber que a utilização de uma estretegia inovadora, focada na expectativa dos clientes se traduzem em sucesso. Nesse caso a empresa sempre busca traçar estratégias a longo prazo, visando sempre a liderança e afastando possíveis ameaças.

Estrategicamente, o Cirque du Soleil é um exemplo a ser seguido, seu sucesso é conhecido internacionalmente.
A criatividade, o desprendimento, a tecnologia, a descentralização, o treinamento e a valorização do profissional, sendo devidamente utilizados segundo a orientação de Michael Porter, são estratégias importantíssimas para o crescimento de uma empresa.

Referências bibliográficas

Como funciona o Cirque du Soleil. Como tudo funciona. Disponível em: Acesso em: 7 ago. 2014.

FERRARI, Renato. O CRM e as cinco forças competitivas. Disponível em: . Acesso em: 7 ago. 2014.

Cirque du Soleil. Wikipedia. Disponível em:

<http://pt.wikipedia.org/wiki/Cirque_du_Soleil>. Acesso em: 7 ago. 2014.

FGV Online, Estratégia de Empresas, Módulo 3

*Esta matriz serve para a apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocínio: lógico-argumentativa ou lógico-matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (90.6 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com