TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Implementação - Controladoria I - MBA Gestão Financeira e Controladoria

Por:   •  6/5/2015  •  Resenha  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  711 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo da

Implementação da Controladoria

EM PEQUENAS E MICRO EMPRESAS

Gabriel Fortunato

4-20-2015


INTRODUÇÃO

Antes de qualquer ação efetiva, o professional da área de controladoria, deve possuir um plano com informações detalhadas para que possa ser eficaz.
Obviamente, toda ação tem um objetivo e, esta é uma das informações cruciais desse plano/relatório, ou seja, o que se espera com um determinado movimento.

Ainda que com todos os procedimentos listados e definidos, não existe garantias de que o retorno será será 100%. Além das n variáveis previstas, existe sempre  fatores incontroláveis que podem surgir durante um determinado período (incertezas).

Isso nos mostra que o objetivo deve ser alcançado ainda que com percalços, utilizando-se de todas as ferramentas possíveis. Logo, o planejamento é indispensável em toda e qualquer empresa. Ressaltando que em empresas de micro e pequeno porte carecem ainda mais de um profissional e/ou setor que elabore, analise e execute o planejamento. Seja pela inexistência ou pelo “limitado” papel de contador, com obrigações operacionais pré-estabelecidas e operacionais.

A controladoria nas MPEs (Micro e Pequena Empresa), não necessariamente precisa ser um órgão/setor. Pelo porte, um profissional orientado para o gerenciamento estratégico (Controller)  que faça a ligação com todos os demais setores e equipes, atenderia perfeitamente a demanda.

CONTROLLER

O profissional de controladoria, em inglês, controller, é o responsável pelo planejamento, coordenação, direção e controle das atividades. Seja de curto, médio ou longo prazo. Consolidando dados e extraindo informações relevantes, gerando relatórios que auxiliam a tomada de decisão dos gestores de cada setor/área.
O acompanhamento através de análises de desempenho, ações realizadas, retorno etc, também é de sua responsabilidade.

Contudo, é importante o conhecimento como um todo, com uma visão holística do funcionamento da organização.

IMPLEMENTAÇÃO

As empresas, de uma forma geral, podem optar pela controladoria:

  • Própria: capacitando um profissional/equipe para o cargo de controller ou a contratação de um novo profissional no mercado;
  • Externa: contratação de empresas especializadas em planejamento, finanças e controladoria com uma equipe já experiente;
  • Mista: contratação de uma consultoria externa enquanto é estruturada a própria equipe/profissional.

CONTROLADORIA

A gestão da controladoria, fica melhor entendida se dividida em 3 ambientes: controle de gestão, controle de dados e informações e controle de procedimentos internos.

        Controle de Gestão representa as tomadas de decisões, a gestão geral da empresa.

        Controle de Dados e Informações: sistema de informações.

        Controle de Procedimentos Internos: garante a eficácia das ações extraídas das informações.

Gerando assim o sistema integrado de gestão (ERP) que gerencia todos os processos de uma empresa (contabilidade, financeiro, estoque, RH etc).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (94.6 Kb)   docx (747.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com