TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MBA GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA

Por:   •  16/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.079 Palavras (17 Páginas)  •  2.857 Visualizações

Página 1 de 17

FGV – FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS

MBA GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA

GFCA XI

TRABALHO DE CONTROLADORIA

Empresa Zappin e Creditudo

POR

Bruno Mouta

Daniele Brumatti

Giovanne Fortunato

Pamela Anaya Bombi Cordeiro

Priscila Silva

Rafael Mouta

Rodrigo Bernardes

Rodrigo Toniolo

ORIENTAÇÃO

Prof. Fábio Lopes Soares

Guarulhos, 09 Maio de 2016

LISTA DE FIGURAS

Figura 01 Ciclo Operacional da Creditudo.................................................................11

Figura 02 Ciclo Operacional proposta para a Creditudo............................................12

Figura 03 Ciclo Financeiro da Creditudo....................................................................13

Figura 04 Ciclo Financeiro proposto para a  Creditudo..............................................14

Figura 05 Potencial de Risco.....................................................................................16

Figura 06 Intensidade de Probabilidade de Risco.....................................................17

Figura 07 Organograma.............................................................................................21

Figura 08 Balanced Score Card ................................................................................22

Figura 09 Mapa Estratégico.......................................................................................23

SUMÁRIO

  1. Introdução04
  2. Diagnóstico05
  3. Contas a Pagar e a Receber07
  4. Ciclo Financeiro e Operacional10
  5. Gestão de Riscos Integrados15
  6. Governança Corporativa18

7. Balanced Score Card20

8. Conclusão24

1 – INTRODUÇÃO

Com o grande aumento das sociedades, as empresas aumentaram juntamente as informações, e com isso a responsabilidade de controle dessas informações. Os negócios se expandiram e a elevada diversificação das atividades empresariais tem mudado radicalmente a visão de controle empresarial. Com isso as empresas estão incluindo a Controladoria para dentro delas.

A tendência de gestores e dos grupos empresariais é aumentar a visão de seus negócios para obterem um entendimento que satisfaça o gerenciamento próprio e o complexo mundo que estão ligadas. A Controladoria possui uma importante função, pois ela ajuda na sobrevivência, no crescimento, na consolidação, e também atua na reestruturação de empresas em crise financeira. Possui um planejamento estratégico, ou seja, a elaboração de um processo para as futuras tomadas de decisões.

A Controladoria abre uma nova porta no mundo coorporativo, pois necessita de profissionais altamente qualificados, e preocupando-se com os fatos que provocam influência ao patrimônio, especialmente no que tange aos mundos sociais e ecológicos, caracterizados pelo planejamento, execução e controle.

Essas funções são observadas em todos os seus aspectos e devem estar na rotina das ações da controladoria para levar a empresa à eficácia. Com isso, fica evidente que qualquer empresa ou organização necessita de soluções, para pensar estrategicamente, introduzir modificações, atuar tanto gerando ou transmitindo conhecimentos e informações, ou tendo uma visão ampla de toda a cadeia de processos. Sendo assim, esse controle se tornou uma forte ferramenta de estratégia nesse novo mercado cada vez mais exigente, competitivo e de grandes tecnologias.

Com base em todas essas informações, estaremos fazendo um  Estudo de Caso das empresas Zappin e Creditudo, explicando como a Controladoria pode trazer melhorias e onde irão ser demonstrados os principais impactos positivos com a implantação de sistemas de controle e gestão de riscos.

2. DIAGNOSTICO        

2.1. Diagnostico da empresa Creditudo e Zappin

Após análise detalhada do estudo de caso da Creditudo e Zappin pudemos diagnosticar vários pontos que foram determinantes para a decrescente situação em que a empresa se encontrava. Podemos dizer que o principal ponto foi a falta de controles internos, onde logo de início foi constatado que não eram contabilizadas todas as operações de compras, o que levaria a um total descontrole de seus estoques e finanças. Toda sua contabilidade era feita em uma planilha de xcel, o que não trazia nenhuma segurança para as informações ali inseridas, isso fazia com que o Sr. Soprano não tivesse informações concretas para tomadas de decisões corretas e deixava todo o seu negócio vulnerável a possíveis fraudes.

Seguinte a isso, o Sr. Soprano tomou duas decisões que ao nosso ver foram totalmente errôneas. A primeira foi de constituir um novo braço comercial, liberando venda a prazo de bens duráveis. Com a falta de controle interno, uma operação de venda a prazo seria muito arriscada, porém sem informações concretas o Sr. Soprano não conseguia enxergar isso. A segunda foi a de se associar com outros investidores, entrando com parte do faturamento da empresa Zappin para abrir uma empresa de empréstimos de forma consignada, a Creditudo, além disso se utilizava de terceiros para prospectar clientes. Ao nosso ver, sem os controles internos necessários para gerir uma empresa de uma forma segura, as chances de você ter problemas na sua própria empresa já são altíssimas, quem dirá em uma empresa com mais de 1 dono que é o caso da Creditudo.

Como o prazo de retorno do dinheiro investido era muito longo, as chances da empresa ter problemas de fluxo de caixa eram altas, isso sem dizer na possibilidade de inadimplentes. Além disso novamente a falta de controles internos gerou um novo problema, alguns consumidores que não contrataram empréstimos e nunca receberam este dinheiro estavam reclamando que estavam sendo cobrados por isso e inclusive alguns já estavam negativados junto ao mercado. A Creditudo não conseguia enxergar o motivo disso pela falta de controles internos e isso acarretou em vários processos judiciais, a maioria desses com causa perdida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29 Kb)   pdf (648.7 Kb)   docx (119.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com