TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MBA GESTÃO INDUSTRIAL E MANUFATURA ENXUTA – SENAI TOLEDO

Por:   •  5/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 2

MBA GESTÃO INDUSTRIAL E MANUFATURA ENXUTA – SENAI TOLEDO

Tecnologia e Inovação

Resenha – Artigo PPCP

Aluno: Bruno Gazzoni Jardim

Professor: Rui Airton Cornelius

Toledo – PR

2018

        O artigo utilizado para responder as questões foi, “Fatores de Influência no Planejamento e Controle da Produção para a Competitividade Empresarial”.

O objetivo do estudo foi de elucidar os fatores de influência no planejamento e controle da produção para a competitividade empresarial, caracterizados pelos temas da qualidade, velocidade quanto ao atendimento, confiabilidade no cumprimento dos prazos de entrega, flexibilidade, custo e inovação.

Como base teórica o autor se baseia nas decisões de desempenho da manufatura de Nigel Slack acrescidas pela relevância dos custos e da inovação tecnológica, que forneceram suporte às análises aplicadas em estudo de caso e constituíram as bases teóricas para esse trabalho.

A metodologia empregada no estudo é a pesquisa exploratória e descritiva por meio de estudo de caso, procurando demonstrar os resultados gerados pelo PPCP, em uma indústria pertencente à cadeia automotiva e seus impactos na competitividade empresarial.

Após a aplicação da pesquisa constatou-se os seguintes resultados, que o maior gargalo encontrado na linha de montagem da empresa foi a movimentação dos subconjuntos devido ao peso, e dessa forma adotou-se a utilização de talhas elétricas com ganchos para diminuir tempo de movimentação. Outro gargalo analisado, foi o problema relativo ao tempo de setup devido à troca de modelo de chassis que, após treinamentos e criação de equipes especificas em melhorias de setup, a empresa reduziu este tempo ao longo do ano.

O autor ainda conclui dizendo que, durante todo o processo de fabricação em conjunto com o acompanhamento da produção, pode-se afirmar que o PPCP tem função de verificar os problemas e propor melhorias, buscando inovação continuada, bem como contribui para redução dos custos e elevam as habilidades e as capacidades da produção em termos da qualidade, velocidade e confiabilidade. Por fim, os resultados permitiram considerar a relevância das dimensões analisadas que quando vistas de maneira estratégica favorecem o alcance de metas, elevando o grau de competitividade da empresa. O objetivo inicial do artigo foi atingido, uma vez que houve a identificação dos fatores de influência para o PPCP e ainda constatou-se que os resultados alcançados pelo estudo favoreceram o atingimento da meta e elevou o grau de competitividade da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (58.6 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com