TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MC DONALD’S: INOVANDO PARA MANTER-SE COMPETITIVO

Por:   •  21/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  806 Palavras (4 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE UNIGRANRIO

CHRISTAINE ALVES MONTEIRO REIS

MATRÍCULA: 5803148

MC DONALD’S: INOVANDO PARA MANTER-SE COMPETITIVO

 AP1 – Gestão Contemporânea

DUQUE DE CAXIAS, 2019.

As inovações tecnológicas e de atendimento da rede Mc Donald’s como evolução administrativa.

A rede dos irmãos Mc Donald’s teve início como uma churrascaria em 1937 e ao longo dos anos sofreu várias mudanças tanto no tipo de serviço quanto nas suas operações. Todas essas mudanças vieram para adaptar a grande rede às necessidades e aspirações do mercado.

Sempre com metas ousadas de crescimento e expansão o modelo de negócios (franquia) adotado pela rede é desafiador quando pensado a atingir um público diverso presente em mais de 119 países.

Ao longo dos anos o Mc Donald’s buscou estar na vanguarda dos acontecimentos, se adequando as críticas com foco na manutenção da liderança entre as redes de fastfoods concorrentes. Para atingir este status, a rede buscou ajustes no seu cardápio, que é diferente em cada país que possui loja, mas ainda mantendo algumas ofertas de cardápio iguais em todas. Também buscou adequação as demandas da sociedade frente as questões ambientais e de consumo.

Mesmo com todo investimento e esforço envolvido, manter-se a frente no concorrido mercado de alimentos não é tarefa fácil. Nos últimos anos, o Mc Donald’s começou o investimento e drásticas mudanças nos seus processos, desde o treinamento dos funcionários e a implantação de Big Data, IA (inteligência artificial) e robótica.

Para alcançar esses novos desafios o Mc Donald’s inseriu, em seu treinamento, o uso de tablets. Segundo Simone, gerente da Loja Barra Shopping, localizada na Barra da Tijuca – RJ, essa mudança trouxe melhorias no tempo de treinamento além de ludicidade que tornou mais prático, interessante e reduziu os índices de acidentes, pois somente depois de todo treinamento virtual e aprovação nos testes, onde são utilizados, vídeos, jogos interativos e simuladores, os funcionários vão para o exercício prático. Ainda, segundo a funcionária, o tempo de treinamento pôde ser otimizado, reduzindo esse período em até 50% (treinamento que dura entre 8 a 19 semanas).

Outra mudança significativa, veio através da utilização do aplicativo para smartphones e tablets, que trouxe velocidade no atendimento. Esse atendimento acarretou numa experiencia personalizada aos quais os dados fornecidos pelo ciente são armazenados e oferecidas ofertas e repetições de pedidos favoritos, que possibilitou o aumento nas vendas.

Dados como as condições climáticas, temperatura ambiente e horário também são utilizados para oferecimento de ofertas compostas pela I.A. nos Totens de vendas. Este Totem disposto nas lojas é utilizado pelos clientes como uma tela digital, onde o cliente realiza e paga o pedido recebendo uma senha que será posteriormente chamada para atendimento. Este processo, segundo a funcionária, possibilitou a redução de filas de espera e minimizou os erros de pedido e, o aumento nas vendas, já que utilizando as informações adequadas as ofertas são ajustadas tais como: Cafés para manhãs, bebidas refrescantes em dias quentes, lanches robustos nos horários de pico, entre outros.

O processo de automação da produção já é bem utilizado, ainda assim algumas mudanças foram acrescidas. O destaque ficou no processo de fritas que anteriormente dependia de um funcionário entrar na câmara fria para repor batatas no cesto e posteriormente fritar, agora com o novo processo, há um dispenser onde é acoplado o cesto e a quantidade ideal de batatas é colocado para utilização, sem a necessidade de exposição do funcionário ao frio e ajustando a medida exata de produto para fritura, já que esta etapa também é padronizada e existe um tempo exato de fritura para cada produto e quantidade. Esta mudança, também possibilitou a redução no tempo de preparo e redução de perdas (produtos que caiam ao serem colocados nos cestos na ruptura dos pacotes).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (109.7 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com