TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A experiência do Grupo Pão de Massa e as mudanças implementadas para manter-se no mercado

Trabalho acadêmico: A experiência do Grupo Pão de Massa e as mudanças implementadas para manter-se no mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.867 Palavras (8 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

O debate acerca das marcas próprias ainda é pouco explorado academicamente no Brasil. Para o varejo, O crescente consumo de marcas próprias confirma a importância do assunto atualmente 69% das consumidoras brasileiras compram produtos marca própria para experimentar ou para consumo regular. Segundo a mesma pesquisa, as marcas próprias já apresentam 5,6% de participação em valor no mercado brasileiro. A adoção de marcas próprias teve início nas décadas de 70 e 80 na Europa, Canadá e Estados Unidos.

Entre nós, as marcas próprias não se desenvolveram na mesma proporção, devido aos longos anos de in¬flação galopante, que tornava difícil a manutenção de um diferencial de preço em relação às marcas líderes de mercado. Agora, com a estabilidade da moeda, e a crescente concentração do varejo nas mãos de poucas redes, o crescimento das marcas próprias é inevitável. As Marcas Próprias têm tido crescente importância no conjunto de estratégias de marketing dos supermercados, pois elas aumentam a posição competitiva da organização varejista em relação aos atacadistas, indústrias fornecedoras de produtos, de matérias-primas, etc. Ou seja, uma das manifestações do crescimento do poder do varejo na cadeia produtiva pode ser visualizada no crescimento das vendas de produtos de Marcas Próprias.

QUESTÕES DA DISCIPLINA: GESTÃO DE PESSOAS.

• O artigo traz a experiência do Grupo Pão de Açúcar e as mudanças implementadas para manter-se no mercado. Quais foram as mudanças implementadas pelo Grupo Pão de Açúcar?

A reestruturação ocorrida em 1992 apresentou uma mudança radical na política de produtos de marca própria. Houve a criação do cargo de diretor de marcas próprias e importados com a missão de mudar a forma como esses produtos eram gerenciados. Para melhorar a qualidade dos itens de marcas próprias, o Grupo Pão de Açúcar passou a fazer testes e pesquisas junto aos consumidores e a planejar a longo prazo os lançamentos.

As mudanças implementadas foram tornar clara a estratégia da empresa; Novos mercados; Tecnologia intensificada; Serviço melhorado ao consumidor; A administração tem o controle direto.

• O que ocorreu após as mudanças implementadas?

O Grupo Pão de Açúcar tornou-se uma das maiores redes pioneiras no lançamento de marcas próprias. Passou a atuar com novos nomes fantasia para cada tipo de produto, todos identificados pelo selo Qualitá (toda linha de produto com o selo Qualitá, tende aos mais altos padrões de qualidade), competindo de igual com os líderes de mercado com preços de 10% a 20% mais baratos.

• O Livro texto da Disciplina, traz que a organização é influenciada pelo ambiente externo e ao mesmo tempo também o influencia, transformando-se mutuamente. A inserção de novas tecnologias nas organizações, incluindo a informatização, requer um novo tipo de trabalhador. De acordo com a Unidade 4 do Livro Texto da disciplina, quais são as competências requeridas para esse “novo trabalhador”?

Requer um trabalhador que esteja mais envolvido e participante no conjunto da organização para que o potencial da tecnologia instalada na empresa seja pleno. Para isso, competências como bom relacionamento interpessoal, destreza na comunicação, conhecimento, práticas de liderança assertivas, habilidades no estabelecimento de metas, visão sistêmica e capacidade de correr riscos formam as habilidades comportamentais requeridas para o profissional que atua nas organizações.

• O modelo de gestão de pessoas mudou frente às mudanças externas da organização. São os agentes de mudança da organização e assim tem um papel ativo. O que é necessário para ser um agente de mudança?

O papel do agente de mudança é desempenhar um alto impacto na companhia, pois é visto como “motor” da cultura de alto desempenho e influencia visivelmente as habilidades gerais dos profissionais que atuam na organização, se integra à equipe de liderança, concentrando-se nas prioridades da companhia, em vez de se restringir apenas às questões que envolvem pessoas. Ser um agente de mudança é principalmente uma questão de consciência, convicção e coragem..

QUESTÕES DA DISCIPLINA: OPERAÇÕES E LOGÍSTICA.

• Apesar deste estudo de caso ter o foco principal no desenvolvimento da marca, subentende-se que as estratégias de logística acabam sendo também influenciadas. Explique como isso pode ocorrer.

Ela agrega valor ao produto final e atribui noções de qualidade às empresas que o fazem de forma eficiente. A logística preocupa-se com todo o processo da cadeia de suprimentos, desde a compra da matéria-prima até a chegada do produto ao consumidor final.

De acordo com o diretor de Logística do Grupo Pão de Açúcar, Marcelo Lopes, o Grupo Pão de Açúcar trabalha com níveis baixíssimos de ruptura de produtos. Para manter o serviço e a qualidade de atendimento na época de maior movimento de nossas lojas, foi desenvolvida uma inteligência logística que vem sendo aplicada nos últimos anos e que prima pela racionalização das entregas e estoques, mantendo a qualidade do atendimento e disponibilidade dos produtos aos clientes. Com 43% de aumento na frota de veículos nesta época do ano, em todo o Brasil, o Grupo Pão de Açúcar também utilizará na operação o reforço de seus 18 Centros de Distribuição (CD’s), onde a empresa faz o recebimento, armazenagem, separação e expedição dos itens às lojas.

• Em uma empresa de varejo como exposto no caso, que possui marca própria, como você considera que deve ser realizado o processo, e a organização de estoques e armazenagens desses produtos.

O espaço físico deve atender às necessidades com as quais as fábricas se deparam, tais como: coordenação no suprimento e no controle da demanda; produção – é comum encontrarmos gargalos de produção, e estes devem ser gerenciados de forma que não prejudiquem os prazos; custos de transportes – o espaço físico permite uma redução nos custos de transporte quando compensados pelos custos de armazenagem e de produção; marketing – o produto deve chegar o mais rápido possível ao consumidor.

QUESTÕES DA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com