TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MERCADO DE CAPITAIS A EMPRESA BLUE JEANS

Por:   •  9/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.181 Palavras (17 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRACAO

ALLAN CASSIO SOUZA ROCHA

ANA ANDREA FERREIRA ALVES BRAGA

ANA PAULA PRATTI DOS SANTOS NASCIMENTO

GUSTAVO DE LIRA SANTOS

A EMPRESA BLUE JEANS

[pic 4]

Garanhuns

2018

ALLAN CASSIO SOUZA ROCHA

ANA ANDREA FERREIRA ALVES BRAGA

ANA PAULA PRATTI DOS SANTOS NASCIMENTO

GUSTAVO DE LIRA SANTOS

A EMPRESA BLUE JEANS

Trabalho de produção textual apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Análise de Custos, Mercado de Capitais e Administração Financeira e Orçamentária e Seminário 1 e 2, referentes ao 5º período de Administração.

Orientador:

Garanhuns

2018

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        3
  2. DESENVOLVIMENTO        4
  3. CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

REFERÊNCIAS        15

                CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Em um mundo competitivo é imperioso que a empresa deva ter como uma das principais metas a busca incessante e a manutenção de uma posição financeira equilibrada e satisfatória. Dentro do contexto, o conceito de equilíbrio financeiro é abordado sob o âmbito da liquidez, significa ter a capacidade de honrar seus compromissos financeiros no vencimento, sem prejudicar a continuidade das atividades operacionais da empresa.

É importante que a empresa seja lucrativa, para que ela esteja equilibrada financeiramente é essencial que disponha de caixa para efetuar os pagamentos necessários, no volume e no momento adequado.

Este trabalho acadêmico analisa a Empresa, fictícia, Blue Jeans sobre a visão financeira e orçamentária, fazendo um planejamento financeiro e um projeto para abertura do seu capital. A Empresa Blue Jeans está localizada no interior do Rio de Janeiro, e vem atuando no mercado desde sua fundação em 1988 em todo território nacional e possui uma gestão administrativa centralizada no Senhor Rui Barbosa o fundador e presidente da empresa.

Por tanto, essa pesquisa tem como objetivo, estudar as ações de administração financeira dessa organização, auxiliando os diretores com o conhecimento do grupo em análise de custos, mercado de capitais e administração financeira e orçamentária.

        Para isso vamos  falar um pouco, sobre o conteúdo de cada disciplina vivenciadas nesse período e depois faremos os cálculos e projeções para o orçamento trimestral da empresa e depois apresentar um plano  para abertura de capital da empresa.

DESENVOLVIMENTO

O senhor Rui Barbosa é o fundador e presidente de uma grande empresa industrial do setor de confecções, a Empresa Blue Jeans sediada no interior do estado do Rio de Janeiro. A empresa vem atuando no mercado desde de sua fundação em 1988 em todo território nacional.

Para o senhor Rui Barbosa, é fundamental que a empresa melhore seu planejamento financeiro e busque novas alternativas de captação de recursos para investimentos. Neste contexto, a diretoria financeira da empresa decidiu realizar duas ações de cunho financeiro:

1º Elaborar o planejamento orçamentário para os meses de Outubro, Novembro e Dezembro, são os meses de alta nas vendas.

2º Elaborar um plano de abertura de capital da empresa, com o objetivo de ampliar a captação de recursos de novos investimentos.

  1. ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTARIA

A administração financeira satisfaz os empenhos gastados com o objetivo de formular um plano que se adéque na elevação dos retornos dos proprietários das ações corriqueiras de uma empresa, onde o desempenho financeiro dentro dela está inteiramente pautado com a decisão de se perpetrar uma aquisição e na determinação de se improvisar um financiamento, sem que isso prejudique as funções básicas da empresa. De acordo com Fulgêncio, a gestão financeira:

É um conjunto de ações e procedimentos administrativos envolvendo o planejamento, análise e controle das atividades financeiras, visando maximizar os resultados econômico-financeiros decorrentes das atividades operacionais. É a gestão de recursos financeiros no seu sentido mais amplo; constitui, cada vez mais, um elemento crítico e imprescindível do gerenciamento dos gastos, tanto públicos quanto privados. Tem papel importante no processo de tomada de decisões, contribuindo significativamente para muitas das decisões que determinam a viabilidade econômico-financeira das instituições ou programas. (FULGÊNCIO, 2007, p.309)

Portanto, a importância da gestão financeira fica evidenciada e deve ser aplicada a qualquer organização para que se alcancem os objetivos desejados. Em períodos de ascensão econômica, deve-se continuar empregando todos os conceitos de gestão financeira, pois cedo ou tarde qualquer economia passará por declínios e até mesmo recessões. Segundo Seleme (2010, p.16), “Em momentos de crise, renovar hábitos e costumes é de extrema importância. Com isso, a correta gestão financeira torna-se mais importante do que nunca”

A Blue Jeans é uma empresa que se encontra em uma boa colocação no mercado, por causa das boas condições no que se refere à administração geral da empresa, isso indica uma boa administração financeira.

        1.2 ANALISE DE CUSTOS

Custos são gastos que a empresa tem com seu produto até torna-lo pronto para ser comercializado (seja fabricando-o ou apenas revendendo-o) ou até mesmo realizando um serviço contratado.

As empresas precisam pensar em um planejamento estratégico para se manterem vivas, e esse planejamento deve ser feito com vistas a identificar possíveis variáveis, especialmente analisando seus de custos, e assim traçar metas e objetivos claros e alcançáveis, para que não se perca o foco. Bertaglia (2001, p.39) afirma que “a visão trata de estabelecer na teoria o salto para o futuro, enquanto a estratégia define os meios para dar esse salto”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)   pdf (261 Kb)   docx (117.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com