TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Por:   •  30/8/2018  •  Exam  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB

Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD Coordenações dos Cursos de Especialização / PNAP Rua Olavo Bilac, 1148 – Centro/Sul

CEP 64001-280 – Teresina PI Site: www.cead.ufpi.br

Exercícios de "Indicadores Socioeconômicos na Gestão Pública" - Alunos        

  1. Não obstante sua relevância para o planejamento de políticas públicas, os indicadores não conseguem contemplar a totalidade da realidade social. Indique três limitações dos indicadores.

                     

Indicadores podem estar sujeitos a erros sistemáticos advindos do processo de coleta dos dados usados na sua construção, além de, eventualmente, de erros amostrais se construídos a partir de dados provenientes de pesquisas de campo.

Cabe ao analista avaliar os trade-offs do uso das diferentes medidas passíveis de serem construídas, devido os indicadores não dispor plenamente de todas propriedades. Esta operação de seleção de indicadores é uma tarefa delicada, pois não existe uma teoria formal que permita orientá-la com estrita objetividade.

  1. Quais são os principais critérios que devem ser observados para a construção de um bom diagnóstico socioeconômico? Explique por que são necessários tantos indicadores para se fazer um bom diagnóstico.

É comum observarmos em bons diagnósticos socioeconômicos o emprego, com maior ou menor abrangência,  de indicadores de saúde, de indicadores educacionais, de indicadores de mercado de trabalho, de indicadores habitacionais, de indicadores de segurança pública e justiça, de indicadores de infraestrutura urbana e de indicadores de renda e desigualdade . Além dos indicadores multitemáticos, também devem fazer parte do diagnóstico os indicadores demográficos, em especial, todos aqueles que permitem apresentar as tendências de crescimento populacional passado e as projeções demográficas futuras.

Todos esses indicadores, uma vez que trabalhados de maneira correta, permitem aos analistas identificar os pontos de conflitos e as potencialidades na área em estudo. Essas informações servirão de base para a formulação de ações correspondentes e adequadas a cada local e situação.

  1. O Censo, do IBGE, é o maior produtor de indicadores do Brasil. Como ele funciona? Quais os dados coletados? Aponte, também, os problemas dos dados coletados por esta pesquisa e como ela pode auxiliar os gestores públicos municipais.

        Os censos demográficos são planejados para serem executados nos anos de final zero, ou seja, a cada dez anos. Desta forma o último censo realizado no Brasil foi no ano de 2010. Suas operações consistem em recolher, agrupar e publicar dados demográficos, econômicos e sociais relativos a um momento determinado ou em certos períodos, a todos os habitantes de um país ou território.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (191.8 Kb)   docx (41.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com