TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MISSÃO DA QUINTA ESSÊNCIA E OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS

Por:   •  20/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.222 Palavras (9 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 0

2 DESENVOLVIMENTO 1

2.1 Desafio 1 - Planejamento Estratégico 1

2.1.1 A) MISSÃO, VISÃO E VALORES 1

2.1.2 B) OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS 1

2.1.3 D) MISSÃO DA QUINTA ESSÊNCIA E OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS 2

2.2 Desafio 2 – Matemática Financeira 2

2.2.1 A) DEFINIÇÃO DO MONTANTE 2

2.2.2 B) DEFINIÇÃO DO JUROS 3

2.2.3 C) DECISÃO DE FINANCIAMENTO 4

3 Desafio 3 – Responsabilidade Social e Ambiental 5

3.1.1 a) FUNÇÃO SOCIAL EMPRESARIAL 5

3.1.2 B) IMAGEM EMPRESARIAL 5

3.1.3 C) ÍNDICE DE RESPONSABIIDADE EMPRESARIAL 5

3.1.4 D) RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL 6

3.2 Desafio 4 – Gestão de Pessoas 6

3.2.1 A) GESTÃO DE PESSOAS 6

3.2.2 B) RECRUTAMENTO E SELEÇÃO 7

3.2.3 C) PROCESSO D EINTEGRAÇÃO 8

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

As empresas têm evoluído e tal evolução espelha temabém seu modo de gerir, voltando suas estratégias para uma estratégia baseada na eficiência e na busca pleos menlhores resultado.

Para que tal estudo fosse realizado, foi apresentado o caso da Farmácia de Manipulação Quintaessência. O objetivo era analisar as práticas de gestão adotadas pela empresa. A empresa em questão atua no ramo de manipulação de medicamentos homeopáticos, possui mais de 22 anos de atuação no estado do Rio de janeiro. A empresa conta com uma equipe de 100 funcionários, dividisos entre seus dois laboratórios e cinco lojas.

Para realizar a análise dos métodos de gestão adotados pela empresa, antes se fez necessário compreender acerca de alguns conceitos relacionados a getsão das organizações. Portanto, forma pesquisados temas como missão, visão e valores, função social da empresa, imagem empresarial e responsabilidade social, investigando a respeito das teorias existentes acerca dos temas.

A pesquisa é composta por três capítulos, que caracterizarão o universo ao qual está inserido o nosso tema central. Os principais autores pesquisados para o embasamento teórico foram: Nacagawa (2019), Chiavenato (2000), Maximiano (2011), Pereira (2013), entre outros, que possibilitaram um aprofundamento nos conhecimentos dos temas pretendidos.

No presente capítulo, que dá início ao estudo, é apresentada a introdução, qual permite que o leito se situe sobre os temas que serão tratados no decorrer da pesquisa. O segundo capítulo apresenta o embasamento teórico da pesquisa, abordando temas como, missão, visão e valores, função social da empresa, imagem empresarial e responsabilidade social, confrontando esses conceitos com exemplos práticos ocorridos na empresa estudada. O terceiro capítulo apresenta as considerações finais que confrontarão os objetivos estabelecidos e os resultados obtidos na pesquisa.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 DESAFIO 1 - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

2.1.1 A) MISSÃO, VISÃO E VALORES

O que simbolizam a missão, a visão e os valores de uma empresa? Descreva o que são cada um destes conceitos.

Para iniciar o planejamento em qualquer empresa, deve-se iniciar pela criação da missão, visão e valores. Sendo a missão a razão da existência da empresa, a visão, onde se pretende chegar e os valores que são seus padrões éticos (FISCHMANN E ALMEIDA, 2007).

Missão representa o propósito da empresa existir, sua razão de ser. Uma missão bem definida esclarece quais os benefícios gerados pela empresa para seu público (NAKAGAWA, 2019).

Quanto a visão representa onde a empresa deseja chegar. Geralmente em um período de tempo (NAKAGAWA, 2019).

Quanto aos valores, esses são os ideais, seu comportamento. Os valores devem estar presentes também nos colaboradores e nas relações da empresa com seus stakeholders (NAKAGAWA, 2019).

2.1.2 B) OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS

A missão, a visão e os valores impactam nos objetivos organizacionais? Por quê?

O estabelecimento da missão, visão e valores impactam sobre os objetivos organizacionais.

Conforme Nakagawa (2019), uma empresa que não sabe porque ela existe, não conseguirá traçar uma estratégia de crescimento, pois isso significa que seus objetivos não são claros. O autor ainda acrescenta que o estabelecimento dessas diretrizes é um recurso poderoso para atrair colaboradores engajados.

C) MISSÃO, VISÃO E VALORES DA QUINTAESSÊNCIA

A missão, a visão e os valores da QUINTAESSÊNCIA atendem aos conceitos destes termos? Demonstre o porquê?

Sim, todas as diretrizes da Quintaessência representam os conceitos estudados. Sua missão representa seu propósito e sua razão de existir. Sua visão seus planos para o futuro e seus valores representam seus princípios.

2.1.3 D) MISSÃO DA QUINTA ESSÊNCIA E OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS

Sabemos que é fundamental que o objetivo de uma organização esteja diretamente relacionado à sua missão, isto é, a razão pela qual a organização existe. Dentro da missão da QUINTAESSÊNCIA, quais objetivos você pode identificar? Descreva-os.

Como estudado, o estabelecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (61.1 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com