TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS E OS FATORES MERCADOLÓGICOS

Por:   •  9/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  14.335 Palavras (58 Páginas)  •  626 Visualizações

Página 1 de 58

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

DO RIO GRANDE DO SUL

FACULDADE Senac PORTO ALEGRE

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

BRUNO DUARTE BREDA

OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS E OS FATORES MERCADOLÓGICOS QUE INFLUENCIAM NA SELEÇÃO DO JORNAL PARA A VEICULAÇÃO DO BALANÇO PATRIMONIAL DAS EMPRESAS S.A. DO RIO GRANDE DO SUL

PORTO ALEGRE

2013

BRUNO DUARTE BREDA

OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS E OS FATORES MERCADOLÓGICOS QUE INFLUENCIAM NA SELEÇÃO DO JORNAL PARA A VEICULAÇÃO DO BALANÇO PATRIMONIAL DAS EMPRESAS S.A. DO RIO GRANDE DO SUL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial à obtenção de grau Tecnólogo em Marketing, pela Faculdade SENAC Porto Alegre.

 Orientadora: Prof. Me. Lélia Ferrari

PORTO ALEGRE

2013

BRUNO DUARTE BREDA[pic 1]

OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS E OS FATORES MERCADOLÓGICOS QUE INFLUENCIAM NA SELEÇÃO DO JORNAL PARA A VEICULAÇÃO DO BALANÇO PATRIMONIAL DAS EMPRESAS S.A. DO RIO GRANDE DO SUL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial à obtenção de grau Tecnólogo em Marketing, pela Faculdade SENAC Porto Alegre.

                   

 Orientadora: Prof. Me. Lélia Ferrari

Aprovado pela banca examinadora em 25 de novembro de 2013.

BANCA EXAMINADORA:

________________________________________________

Prof. Me. Lélia Ferrari – Senac – Porto Alegre

Orientador

________________________________________________

Prof. Me. Elimar Kröner Teixeira – Senac – Porto Alegre

Avaliador

________________________________________________

Prof. Me. Marcelo Oliveira da Silva – Senac – Porto Alegre

Avaliador

[pic 2]

Dedico esse trabalho às oportunidades e aos desafios que a vida nos traz.

Sem isso, a vida não teria graça.

AGRADECIMENTOS[pic 3]

Agradeço primeiramente a Deus, que nos dá a oportunidade de viver e alcançar objetivos na vida, como este.

Ao meu Pai, que sempre que precisei me trouxe de volta para os trilhos.

Às minhas duas Mães, a que me espera, um dia, no céu e a que me ajuda por aqui, inclusive com este trabalho.

À minha esposa, porque aguentar e viver com quem está fazendo TCC não são tarefas fáceis.

À minha orientadora, que comprou a ideia e me deu todos os subsídios necessários para a construção deste trabalho e principalmente de um profissional melhor para o mercado. Ganhei de brinde com este trabalho uma grande amiga.

Ao meu irmão que mesmo morando longe e com dois filhos pequenos, achou um tempinho na madrugada para traduzir o que eu precisava.

E aos meus familiares não citados individualmente, mas que com certeza contribuíram para a formação da pessoa que sou hoje. Sou um pouquinho de cada um.

Mais uma vez, obrigado a todos.


[pic 4]

Notícia é aquilo que alguém, em algum lugar,

 quer que seja abafado. Todo o resto é publicidade.

Lord Northciffle

Todo jornal que não aumenta sua massa de assinantes,

seja ela qual for, está em decrescimento...

Um jornal, para ter uma longa existência, deve ser

uma reunião de homens de talento, ele deve fazer escola.

Infelizes os jornais que se apoiam em apenas um talento.

Honoré de Balzac

RESUMO[pic 5]

Este trabalho de conclusão de curso visa conhecer os objetivos organizacionais e os fatores mercadológicos que influenciam os decisores das empresas S.A. do Rio Grande do Sul na seleção de um jornal para a veiculação do seu Balanço Patrimonial. O referencial teórico contempla conteúdos relacionados a veiculação dos Balanços Patrimoniais, tais como: marketing, composto de marketing, comportamento do consumidor, comunicação integrada de marketing, organizações e a lei que regulamenta as empresas de Sociedade Anônima. A pesquisa de mercado busca orientar o processo decisório das organizações acerca do conhecimento mais detalhado dos fatores que influenciam os profissionais que decidem o jornal para a veiculação do Balanço Patrimonial. Foi realizada uma pesquisa exploratória qualitativa com entrevistas em profundidade, utilizando-se como amostragem o modelo de bola de neve, onde os próprios entrevistados indicavam o próximo a ser entrevistado. Os quatro respondentes eram profissionais da área de publicidade legal e possuíam mais de vinte anos de experiência no mercado. Através desta pesquisa foi possível conhecer os principais objetivos organizacionais e os principais fatores mercadológicos que influenciam as empresas do Rio Grande do Sul a selecionarem o jornal para a veiculação do seu Balanço Patrimonial. Entre os objetivos organizacionais, o mais citado foi o cumprimento da obrigatoriedade legal. Em relação aos fatores mercadológicos os dois mais citados na pesquisa foram o preço e as características de cada jornal. Destacando-se como principal, uma característica intangível, que é a tradição do Jornal do Comércio.

Palavras-chave: Marketing. Comportamento do Consumidor. Organizações. Balanço Patrimonial. Publicação legal.


ABSTRACT

[pic 6]

This coursework aims know organizational goals and market factors that influence decision makers of open capital companies in Rio Grande do Sul in the selection of a newspaper for the publication of its balance sheet . The theoretical reference includes content related to publishment of the balance sheets, such as: marketing, composite marketing, consumer behavior, integrated marketing communications, organizations and the regulation law for open capital companies. Market research aims to guide the organization decision making process oriented to more detailed knowledge of factors that influence the professionals who decide the newspaper for the placement of the balance sheet. We performed an exploratory qualitative research using in-depth interviews, using as sampling the "snowball" model, where the interviewees indicated the next interviewee. The four interviewed persons were professionals in legal notices. Through this research it was possible to know the key organizational objectives and key market factors that influence businesses in Rio Grande do Sul selecting the newspaper for the placement of its balance sheet. Among organizational goals, the most cited was the fulfillment of the legal requirement. Regarding market factors the two most cited in the research were the price and the features of each newspaper. Highlighting as the main characteristic, an intangible one, that is the tradition of the “Jornal do Comércio”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (100.7 Kb)   pdf (747.6 Kb)   docx (536.1 Kb)  
Continuar por mais 57 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com