TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODAIS DE TRANSPORTE

Por:   •  27/10/2015  •  Artigo  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 3

EMBALAGEM PARA TRANSPORTE DE

PRODUTOS PERIGOSOS

                                                   

                                                                                       

RESUMO

        Este artigo apresenta os modais de transporte, dando ênfase no transporte de produtos perigosos. Discute-se primeiramente o conceito da logística. Apresentam-se, em seguida, os conceitos de seus subsistemas, sendo que é dada uma maior ênfase no tema modais de transporte, demonstrando o conceito geral de modais, o conceito de cada modal juntamente com suas vantagens e desvantagens. Acrescenta-se então sobre o transporte de produtos perigosos, abordando o conceito geral do mesmo.

Palavras-Chave: Modais de transporte. Transporte de produtos perigosos. Logística.


  1. INTRODUÇÃO

A Gestão Logística vem crescendo significativamente no mercado comercial. Trata-se da organização, controle e planejamento de todos os processos relacionados à produção, armazenagem, distribuição e transporte de produtos e serviços de uma empresa.

A Logística consolidada com Modais de Transporte resulta em transporte de produtos com eficiência e eficácia, visando um transporte seguro, com baixo custo e mantendo a integridade física do mesmo. Envolvido com transporte de produtos perigosos então, trata-se de atenção e cuidados redobrados, para evitar ao máximo o risco de acidentes, vazamentos e permitir a proteção dos profissionais da área.

Apesar da legislação vigente e normas regulamentadoras presentes nas organizações que atuam na área de produtos perigosos, tanto como a produção ou transporte e embalagem, sem a Logística presente organizando e controlando toda a operação, nada disso seria possível. É importante ter profissionais capacitados com cursos e especializações, e treinados para realizar as devidas atividades e permitir o fluxo eficiente das mesmas, resultando em dados satisfatórios e benefícios para a empresa.

  1. Conceitos de Logística

        O que é a logística? Onde surgiu? Como surgiu este conceito, onde são aplicadas as técnicas de logística? Para que servem?

        Essas perguntas fazem parte do cotidiano da administração moderna e muitos têm conceituado a logística de forma abrangente, porém entender e aplicar as técnicas de logística pode ser o diferencial competitivo em um cenário dinâmico, globalizado e que visa à redução e custos globalmente.

        Segundo Fleury (2009, p. 27) “A Logística é um verdadeiro paradoxo. É ao mesmo tempo, uma das atividades economias mais antigas e um dos conceitos gerenciais mais modernos”.

        Já no conceito de Faria (2008, p. 14): “Diversos autores vêm contribuindo para conceituar a Logística, que se acredita ter origem em atividades militares (como forma de defesa ou objetivando a conquista de novos territórios), relacionando-a as atividades de acomodar, suprir e acantomar tropas”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (107.9 Kb)   docx (176.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com