TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO BUROCRÁTICO DE ORGANIZAÇÃO

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.140 Palavras (17 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E GERENCIA

MANAUS-AM

2014

 Alunos: Antônio

Marcos Silva de Souza

Maximino Araújo

Nathaly Rodrigues

Sabrina Nogueira da Costa

                Thaís Romano

                   

MODELO BUROCRÁTICO DE ORGANIZAÇÃO

Trabalho realizado para obtenção de nota parcial, na Disciplina de Fundamentos em Administração e Gerencia do Curso de Administração, Turma ADM/021 Turno noturno, da Universidade Nilton Lins, ministrada pelo Professor: Alexandre Kim.

2ºparte Tipos de autoridade

A cada tipo de sociedade corresponde a um tipo de autoridade. "Autoridade significa um comando ou ordem específica seja obedecidos A autoridade representa o poder institucionalizado e oficializado. Poder significa, a probabilidade de impor a própria vontade dentro de uma relação social, mesmo contra qualquer forma de resistência . O poder, portanto, é a possibilidade de imposição de arbítrio por parte de uma pessoa sobre a conduta das outras. A autoridade proporciona o poder: ter autoridade é ter poder recíproca nem sempre é verdadeira, pois ter poder nem sempre significa ter autoridade. A autoridade  e o poder dela decorrente - depende da legitimidade .

A legitimidade é o motivo que explica por que um determinado número de pessoas obedece às ordens de alguém, essa justificação do poder é chamada legitimação. A autoridade é legítima quando é aceita. Se a autoridade proporciona poder, o poder conduz à dominação. Dominação significa que a vontade manifesta (ordem) do dominador influencia a conduta dos outros (dominados) de tal forma que o conteúdo da ordem, por si mesma, se transforma em norma de conduta (obediência), para os subordinados. A dominação é uma relação de poder na qual o governante impõe seu arbítrio sobre as demais.

  1. Autoridade tradicional

Autoridade tradicional Quando os subordinados aceitam as ordens dos superiores como justificadas, porque essa sempre foi a maneira pela qual as coisas foram feitas. O domínio patriarcal do pai de família, o despotismo real representa apenas o tipo mais puro de autoridade tradicional. O poder tradicional não é racional, pode ser transmitido por herança e é extremamente conservador. Toda mudança social implica rompimento mais ou menos violento das tradições.

  1. Autoridade carismática

Quando os subordinados aceitam as ordens do superior como justificadas, por causa da influência da personalidade e da liderança do superior com o qual se identificam. Carisma é um termo usado anteriormente com sentido religioso, significando o dom gratuito de Deus, estado de graça etc.

O poder carismático é um poder sem base racional, é instável e facilmente adquire características revolucionárias.

A legitimação da autoridade carismática provém das características pessoais carismáticas do líder e da devoção e arrebatamento que impõe aos seguidores.

  1. Autoridade legal, racional ou burocrática

Quando os subordinados aceitam as ordens dos superiores como justificadas, porque concordam com normas que consideram legítimos e dos quais deriva o comando. É o tipo de autoridade técnica, mérito prática e administrada. A idéia básica fundamenta-se no fato de que as leis podem ser promulgadas e regulamentadas através de procedimentos formais e corretos.Na dominação legal, a crença na justiça da lei é o sustentáculo da legitimação. O povo obedece às leis porque acredita que elas são decretadas por um procedimento escolhido pelos governados e pelos governantes.

O aparato administrativo na dominação  legal é a imburocracia.Tem seu fundamento nas leis e na ordem legal. A posição dos funcionarios (burocratas) e suas relações com o governante,  governados e os colegas burocratas são definidas por regras impessoais e escritas, que delineiam de forma racional a hierarquia do aparato administrativo.

Weber identifica três fatores para o desenvolvimento da burocracia:

1. Desenvolvimento da economia monetária: A moeda não apenas facilita, mas racionaliza as transações econômicas. Na burocracia, a moeda assume o lugar da remuneração em espécie para os funcionários, permitindo a centralização da autoridade e o fortalecimento da administração burocrática.

2. Crescimento quantitativo e qualitativo das tarefas administrativas do Estado Moderno: Apenas um tipo burocrático de organização poderia arcar com a enorme complexidade e tamanho de tais tarefas.

3. A superioridade técnica do modelo  em termos de eficiência. Serviu como a força autônoma interna para impor sua prevalência. “A razão decisiva da superioridade da organização burocrática foi sua superioridade técnica sobre qualquer outra forma de organização”.

Características da Burocracia Segundo Weber

Segundo o conceito popular, a burocracia é entendida como uma organização onde o papelório se Multiplica. Impedindo soluções rápidas ou eficientes. O termo também é empregado com o sentido de apego dos funcionários aos regulamentos e rotinas, causando ineficiência à organização. O conceito de burocracia para Max Weber é exatamente o contrário. Para ele, a burocracia é a organização eficiente por excelência. Para conseguir eficiência, a burocracia explica nos mínimos detalhes como as coisas deverão ser feitas. Segundo Max Weber, a burocracia tem as seguintes características:

  • 1. Caráter legal das normas e regulamentos.
  • 2. Caráter formal das comunicações.
  • 3. Caráter racional e divisão do trabalho.
  • 4. Impessoalidade nas relações.
  • 5. Hierarquia de autoridade.
  • 6. Rotinas e procedimentos padronizados.
  • 7. Competência técnica e meritocracia.
  • 8. Especialização da administração.
  • 9. Profissionalização dos participantes.
  • 10. Completa previsibilidade do funcionamento.

1. Caráter legal das normas e regulamentos. A burocracia é uma organização ligada por normas e regulamentos estabelecidos previamente por ESCRITO, é uma organização baseada em uma legislação própria (como a Constituição para o Estado ou os estatutos para a empresa privada) que define antecipadamente como a organização burocrática deverá funcionar.

2. Caráter formal das comunicações. A burocracia é uma organização ligada por comunicações escritas. As regras, decisões e ações administrativas são formuladas e registradas por escrito. Daí o caráter formal da burocracia: todas as ações e procedimentos são feitos para proporcionar comprovação e documentação adequadas, bem como assegurar a interpretação unívoca das comunicações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)   pdf (290.3 Kb)   docx (49.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com