TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO DE SPIN OFF ACADÊMICOS – EBTS

Por:   •  1/10/2018  •  Resenha  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 2

MODELO DE SPIN OFF ACADÊMICOS – EBTS

Aluno: Franklin Piauhy Neto

Ndonzuau et al. (2002), propõem um modelo, composto por quatro estágios, para o processo de criação de spin-offs acadêmicos.

O primeiro consiste na geração e identificação de idéias com potencial comercial; o segundo consiste na transformação das idéias mais promissoras em projetos empreendedores estruturados, o terceiro estágio trata da criação de novas firmas spin-offs para explorar uma oportunidade; e o quarto estágio consiste na consolidação e fortalecimento do valor criado por estas firmas. A seguir são apresentadas breves explanações dos quatro estágios.

Estágio 1: Geração de idéias com potencial comercial O propósito do primeiro estágio é produzir idéias de negócio, sugestão e propostas dentro da comunidade científica para a exploração comercial. A identificação de uma idéia passível de exploração comercial depende fortemente do pesquisador, do seu posicionamento quanto à exploração dos resultados da pesquisa e da sua habilidade em identificar oportunidades de negócios. A idéia que levará à criação de uma nova empresa surgirá como resultado de uma pesquisa com potencial de gerar um produto ou processo inovador.

Estágio 2: Finalização de projetos de novas empresas Nesta etapa a idéia mal estruturada que foi escolhida na etapa anterior é transformada em um projeto coerente e estruturado. Passos importante desta etapa é proteção à propriedade intelectual, desenvolvimento da idéia e avaliação de sua viabilidade tecnológica, comercial e financeira.

Estágio 3: Criação de firmas spin-offs O terceiro estágio trata da criação de uma nova firma para explorar uma oportunidade, gerida por uma equipe profissional e apoiada por recursos tangíveis (material e financeiro) e intangíveis (capital humano e social). Nesta fase devem merecer especial atenção a qualidade da administração e o relacionamento com a universidade tanto a nível institucional (entre universidade e spin-off) como a nível pessoal (entre universidade e pesquisador).

Estágio 4: Fortalecer a criação de valor econômico Nesta etapa o processo de criação de nova firma spin-off é consolidado, gerando para a economia local tanto vantagens tangíveis na forma de empregos, investimentos, impostos, etc., como vantagens intangíveis na forma renovação da economia, dinamismo empreendedor, constituição de centros de excelência, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (31.6 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com